IMPLANTAÇÃO NASF – Faculdades Pequeno Príncipe

IMPLANTAÇÃO NASF

nucleo familiar fpp

Introdução

IMPLANTAÇÃO DE NÚCLEO DE APOIO À ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA

Núcleo de Apoio à Estratégia da Saúde da Família – NASF. Estratégias de implantação. Ferramentas NASF: clínica ampliada; projeto terapêutico singular; projeto de saúde no território; e matriciamento e pactuação.

Objetivo Geral:

Qualificar os profissionais de saúde para implantação ou aprimoramento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, subsidiando-os para uma prática focada na resolubilidade de ações na atenção básica, na estruturação e organização dos serviços com foco nos princípios das Estratégias de Saúde da Família, contribuindo com a efetivação dos princípios da regionalização, descentralização, integralidade e universalidade.

Objetivos Específicos:

Revisar aspectos legais e regimentares do SUS.

Conhecer princípios e objetivos do modelo de atenção básica Estratégias de Saúde da Família, articulando a necessidade da articulação do NASF.

Apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na atenção básica.

Estimular a participação e corresponsabilidade dos profissionais do NASF na situação de saúde da população.

Desenvolver reflexão interdisciplinar sobre o processo saúde/doença em suas múltiplas dimensões.

Instrumentalizar a equipe multiprofissional para identificar, planejar, avaliar e desenvolver ações de saúde nas diversas faixas etárias, com base na realidade.

Possibilitar a habilidade no exercício do planejamento, execução e avaliação das ações de saúde nas unidades de saúde, com foco no modelo de saúde da família.

Estimular ações de saúde individuais e coletivas focadas na atenção básica dentro das competências e habilidades da equipe multiprofissional do NASF

Carga horária: 40h

Solicite seu orçamento: tatiana.forte@fpp.edu.br