Uma das principais formas de minimizar a proliferação do novo Coronavírus é o isolamento. Mas isto associado às incertezas trazidas pelo vírus, que ainda é alvo de muita pesquisa por parte dos cientistas, podem desencadear ansiedade e complicando questões emocionais.
Estar atento a essas questões é fundamental para passar por este período. Por isso, reunimos algumas dicas que podem contribuir para a saúde mental. Confira:
Informe-se em fontes confiáveis
Por se tratar de um novo vírus, o COVID-19 ainda traz muitas dúvidas. Até por isso, muitas informações desencontradas estão circulando por aí, o que gera muita ansiedade.
Esteja atento às fontes de informação e não acredite em tudo o que lê no WhatsApp. Aliás, o aplicativo acaba de anunciar a criação de uma ferramenta para saber se uma mensagem é Fake News. De acordo com o site WA Beta Info, a função está sendo testada por alguns usuários para, em breve, ser lançada.
Dê um tempo
O Coronavírus é a principal pauta de discussão em jornais, programas de TV e da internet. É importante estar atento às atualizações relacionadas a doença, mas não é necessário acompanhar absolutamente tudo o que é transmitido.
Se sentir que isso que te faz mal dê um tempo dos jornais e bloqueie determinadas palavras nas redes sociais.
Streamings
Com a recomendação de isolamento social alguns serviços de streamings e canais de TV por assinatura liberaram seus sinais para não assinantes. Essa é uma alternativa de entretenimento para encarar estes dias. Veja:
O GloboPlay liberou acesso para quem não é assinante por 30 dias. Amazon Prime Vídeo e Telecine Play estão oferecendo o período de testes por 30 dias. Os seis canais Telecine (Premium, Action, Fun, Touch, Pipoca e Cult) estão disponíveis em todas as operadoras de TV por assinatura por tempo indeterminado.
Self care
O autocuidado deve ser exercido diariamente e quando se trata de isolamento social não é diferente. Reserve uma parte do seu dia para fazer coisas que te fazem bem.
Que tal colocar aquela série que você gosta em dia? Ler um livro, fazer exercícios e ter uma alimentação saudável também vão ajudar a encarar estes dias.
Mantenha contato com quem ama
Uma das maiores dificuldades do isolamento social é sem dúvidas ficar distante dos familiares, amigos e colegas de trabalho. A recomendação dos especialistas é bem clara, mas não é por isso que você vai ficar sem se comunicar com quem ama. As vídeochamadas são uma opção para amenizar a ansiedade e nestes dias em que é necessário ficar em casa.
O lema é: isolados, mas não sozinhos.




ProUni e Fies: qual é a diferença entre os programas?
Para quem deseja ingressar em instituições particulares de ensino superior, o ProUni e o Fies