Como forma de expandir a atuação e o protagonismo estudantil dos estudantes de enfermagem nos espaços extracurriculares da instituição, através da parceria da Faculdades Pequeno Príncipe e o Hospital Pequeno Príncipe, a Liga Acadêmica de Enfermagem Pediátrica LAENP – FPP, proporcionará aos estudantes uma imersão teórico-prática no estudo da pediatria, possibilitando atuação em estágios voluntários e aulas teóricas com diversos formatos de encontros.
Na última sexta-feira, 10, os membros da diretoria, representados pela presidente Karina Rodrigues, do 5º período, e o vice-presidente Davi da Silva, do 3º período, apresentaram aos demais estudantes do curso de Enfermagem a LAENP-FPP. Para este ano, serão ofertadas 40 vagas distribuídas em dois grupos: 30 vagas para integrantes, os quais participam dos encontros teóricos e atividade gerais da liga e 10 vagas para ligantes que além dos encontros também farão estágios voluntários em pediatria no Hospital Pequeno Príncipe. As inscrições acontecem até o dia 27 de março e pode ser acessada pelo instagram da Liga: @laenp.fpp
O momento contou com a participação da Diretora de Extensão, prof. Me. Tatiana Forte, que expressou seu orgulho e alegria pelo empenho dos estudantes na abertura da nova liga. E também contou com a presença da coordenadora do curso de enfermagem, prof. Me. Karin Persegona Ogradowski e a Diretora de Enfermagem do Hospital Pequeno Príncipe, Junia de Freitas.
Junia ao falar sobre a parceria do Hospital com a Liga, através da Faculdade, incentiva os estudantes a seguirem firme em suas buscas acadêmicas. “Uma Liga com pessoas engajadas, com esse propósito é uma coisa muito gratificante. A enfermagem cresceu, está onde está, não pelas paredes do hospital, pelos tipos de instituição onde passaram, mas está onde está pelos profissionais que trabalham e trabalharam nela”. A enfermeira ainda incentiva os estudantes a persistirem na pesquisa. “São profissionais que estudaram, tem suas práticas embasadas em literatura e se não existe literatura, vocês vão fazer a literatura, né?.”
Conforme a professora Me. Karin Persegona, a criação de uma Liga específica do curso de enfermagem é uma maneira especial de celebrar os 20 anos do curso. “O que faltava para o nosso curso era a criação de uma liga acadêmica. O protagonismo dos estudantes é que proporcionou este presente de 20 anos. Então por meio da presidência e da diretoria da Liga, a coordenação de curso e toda FPP agradecemos imensamente esse presente que foi dado e que eu tenho certeza que vai trazer muitos frutos de experiências, de desenvolvimento de competências, de produção científica, por meio de uma liga acadêmica.”
O Protagonismo Estudantil



A ideia de desenvolver uma Liga Acadêmica para o curso partiu de uma inquietação dos estudantes em se colocarem como protagonistas e aprender mais através das práticas extracurriculares, conquistando novos espaços que eram destinados a alguns cursos específicos, conforme conta a presidente da Liga, Karina Rodrigues. “A enfermagem tem um potencial muito grande de dar esse ensino extracurricular. A gente aprende muito nos estágios da própria faculdade, mas estágios extras dariam essa experiência que a gente não tem às vezes tempo para conseguir”.
Agora no 5º nível da graduação, Karina conta que essa vontade existia desde o segundo período e foi uma semente cultivada ao longo do tempo que, ao dar andamento com o colega Davi, foi uma ideia bem acolhida. “O Hospital Pequeno Príncipe e a Faculdade Pequeno Príncipe tem todo esse suporte, deu essa abertura para a gente, acesso super fácil para a gente iniciar e realmente começar a ter oportunidades a mais.”
Foram 9 meses de formulação da Liga até o início oficial das atividades e as expectativas são altas, conforme afirma o estudante, Davi da Silva. “Nosso objetivo é que a gente consiga entrar nos estágios no HPP, que consigamos muito apoio, a gente sabe que temos aulas super incríveis, esperamos conseguir vários profissionais qualificados para dar aulas, oficinas e palestras. A ideia é que a gente encontre vários estudantes que entendam o amor pela pediatria e possam acabar se encontrando nos estágios.”
Além de tudo isso, o norte principal é ampliar a visão dos estudantes também como profissionais de saúde. “E que, principalmente, a gente consiga evoluir a classe da enfermagem, a classe dos estudantes, que eles possam ver que a enfermagem tem uma vasta área tanto científica, na produção de artigos, na área da docência, mas que também possam se encontrar dentro da assistência da saúde da criança e do adolescente”. Afirma, Davi.