PENSA – Pesquisa em Ensino na Saúde – Faculdades Pequeno Príncipe

PENSA – Pesquisa em Ensino na Saúde

Introdução

BREVE HISTÓRICO:

 Este Grupo de Pesquisa teve início em 2010 e foi precursor do Programa de Pós-graduação PECS (Ensino nas Ciências da Saúde) da FPP. Durante os anos iniciais realizou encontros quinzenais, tendo sido espaço de trocas e de intercâmbio entre pesquisadores de várias instituições interessados no tema “Ensino na Saúde”. Cumpriu um importante papel de manter a união e os vínculos necessários para as fases de elaboração e de implantação do Projeto do PECS/FPP.

Nos anos mais recentes tem sido um espaço importante para o amadurecimento dos projetos de pesquisa dos mestrandos e também para a formação inicial de pesquisadores ainda não vinculados ao Programa. Continua sendo um espaço aberto a profissionais e estudantes, principalmente de pós-graduação de outras instituições.

Neste ano serão introduzidas algumas modificações visando reestabelecer a continuidade das atividades. Uma delas será a delimitação do número máximo de participantes (35), visando garantir a permanência e evolução dos conteúdos.

 

OBJETIVOS:

  1. Formação inicial de pesquisadores em saúde;
  2. Capacitação avançada de pesquisadores em saúde;
  3. Fortalecimento das 3 Linhas de Pesquisa do PECS: Currículo, processos de ensino- aprendizagem e avaliação na formação em saúde; Educação permanente e integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade; Gestão acadêmica e no sistema de saúde.

 

PARTICIPANTES:

 Professores, estudantes de pós-graduação e de graduação da FPP. Profissionais de saúde interessados nos assuntos de pesquisa em saúde. Número de vagas: 35 (trinta e cinco).

Prazo para inscrições para o 2º semestre: até 15h do dia 16/8/2019 (pessoalmente com a secretaria de PG da FPP por email (simone.rcapinski@gmail.com) ou pessoalmente até início das atividades do primeiro encontro do semestre, no dia 15/03.

 

LOCAL: BLOCO 4 NA SALA 10.

 

C R O N O G R A M A

SEGUNDO SEMESTRE 2019

A dinâmica dos Encontros mensais será diferente do que ocorreu no primeiro semestre. Serão momentos de discussão de Dissertações defendidas recentemente por mestrandos da Turma 2017 e de Projetos de Pesquisa/Dissertações aprovadas recentemente pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FPP de autoria de mestrandos da Turma 2018. Procuraremos ter em todos os Encontros entre 6 e 8 apresentações. Contemplando Dissertações concluídas e projetos em execução que utilizaram ou estão utilizando métodos quantitativos, procedimentos qualitativos e de métodos mistos. Também procuraremos contemplar as 3 Linhas de Pesquisa do PECS.

Contudo, continuaremos a dar importância às leituras prévias aos Encontros. Afinal, a combinação entre teoria & prática também é essencial nessa atividade. Indicaremos outros capítulos dos mesmos livros que estudamos no primeiro semestre, conforme abaixo:

16/08 – Severino, AJ – Capítulo VI A atividade científica na pós-graduação

13/09 – Minayo, MC – Capítulo 3 Fase do trabalho de campo da pesquisa

18/10 – Minayo, MC – Capítulo 4 Fase de análise e de tratamento do material coletado

22/11 – Creswell, J – Capítulos 9, 10 e 11 Método quantitativo/Procedimentos qualitativos e procedimentos de métodos mistos

 

REFERÊNCIAS

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Parte I. Ed Porto Alegre: Artmed e Bppkman, 2007.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. 9ª edição revista e aprimorada. São Paulo: Hucitec; 2006.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez Editora, 2007