As exigências do mercado de trabalho estão levando muitos profissionais a buscarem uma pós-graduação. Porém, existem muitas possibilidades, inclusive na área da saúde. Com tantas opções, você pode achar difícil entender qual é a melhor para o seu perfil profissional.
Uma escolha assertiva te ajuda a investir seu tempo e dinheiro no lugar certo. Por isso, vamos apresentar a você a diferença entre a pós-graduação Lato sensu e Stricto sensu. Assim, vai ser mais fácil decidir o próximo passo da sua vida profissional. Vamos lá?
Lato sensu



Os cursos Lato sensu são divididos em duas modalidades, as especializações e MBA (Master Business in Administration), e as residências. Para cursar uma especialização é necessário ter o diploma de curso superior. O objetivo destes cursos é qualificar os profissionais em uma determinada área de atuação. Dessa forma, um psicólogo pode dar continuidade à sua formação em uma especialização de Psicologia da Saúde Hospitalar, por exemplo.
As especializações e MBAs têm carga horária mínima de 360h ou mais, duram até dois anos e precisam ser ofertadas por instituições de nível superior reconhecidas pelo MEC.
As residências tem como objetivo o treinamento em serviço, ou seja a aprendizagem no campo prático de atuação. Estes cursos, são destinados aos profissionais de saúde e têm a duração de 2 ou mais anos. A carga horária semanal destes cursos é de 60 horas semanais.
Alguns estudantes se questionam quanto à possibilidade de começar a pós antes do fim da graduação. Entretanto, a matrícula em uma especialização exige o diploma de nível superior.
Além disso, vale mencionar que, ao finalizar o curso de pós-graduação Lato sensu, o estudante vai receber um certificado e não uma titulação acadêmica.
Stricto sensu



Por outro lado, a pós-graduação Stricto sensu tem enfoque na área acadêmica e profissional. Os programas acadêmicos são para público que deseja se capacitar profissionais nas diversas áreas do conhecimento, de maneira prática, para atuarem no mercado de trabalho. Para finalizar um curso Stricto sensu Acadêmico ou Profissional, além de desenvolver as disciplinas, é necessário escrever uma dissertação ou uma tese em uma linha de pesquisa do Programa.
Os cursos de pós-graduação Stricto sensu são sujeitos às exigências de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento previstas na Resolução CNE/CES nº 1/2001, alterada pela Resolução CNE/CES nº 24/2002. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realiza a avaliação de todos os cursos de pós-graduação Stricto sensu autorizados a funcionar no Brasil. Ao terminar o curso, você recebe um diploma de mestre ou doutor. Confira as modalidades de pós-graduação Stricto sensu!
Mestrado
O mestrado é o primeiro passo para as pós-graduações Stricto sensu. Na maioria das instituições de ensino, você precisa passar por essa etapa antes de ingressar em um doutorado. Desse modo, após a graduação, você pode aprofundar seus conhecimentos sobre um tema específico na área acadêmica ou profissional. É voltado a quem quer ser professor ou pesquisador, e também para quem quer atuar no mercado.
Doutorado
Após o mestrado, você pode seguir para o doutorado e obter o título de doutor. Sendo assim, você vai aprofundar os seus conhecimentos em pesquisa e produzir uma tese. Várias instituições de nível superior exigem esse título em seus processos seletivos ou concursos públicos.
Qual é a diferença entre Lato sensu e Stricto sensu?
Conforme explicamos, o Lato sensu e o Stricto sensu são pós-graduações que atendem a propósitos distintos. Por isso, o Lato sensu se refere a modalidades como especializações, MBAs e residências, que preparam o profissional para atuarem em áreas específicas do mercado de trabalho e os MBAs habilitam para gestão.
Por outro lado, na pós-graduação Stricto sensu, você vai se aprofundar em um tema específico, desenvolvendo uma dissertação ou uma tese. Com um diploma de mestre ou doutor, você pode ministrar aulas, realizar pesquisas e desenvolver produtos em diversas instituições.
Além disso, é importante mencionar que os dois tipos de pós-graduação são regulamentadas por diretrizes da educação nacional, por meio da lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Independentemente da modalidade, você precisa concluir a graduação para dar continuidade aos seus estudos.
Como escolher uma pós-graduação Lato sensu ou Stricto sensu?
Para determinar a melhor modalidade de pós-graduação para você, é importante refletir sobre os seus objetivos profissionais. Afinal, uma especialização é bem diferente de um mestrado, certo?
Sendo assim, identifique o seu objetivo profissional, o que você deseja alcançar na sua carreira e os conhecimentos que precisa obter para chegar lá. Além disso, converse com quem já fez uma pós-graduação, para ouvir outras experiências e descobrir o que é melhor para você. Outra opção é pesquisar informações nos sites de instituições de ensino superior para entender quais são os cursos disponíveis.
A Faculdades Pequeno Príncipe possui vários cursos de pós-graduação para quem deseja se destacar na área da saúde. Há diversas oportunidades de especialização, mestrado e doutorado, além de residências para quem deseja aperfeiçoar a sua atuação no mercado ou ingressar na área acadêmica. Que tal conhecer os nossos cursos?