Entre os dias 02 a 04 de agosto, acontecerá o IX Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem na Formação em Saúde, na Faculdades Pequeno Príncipe em Curitiba/PR.
Todos os trabalhos inscritos irão concorrer ao Prêmio Destaque Científico Professora Dra. Ivete Palmira Sanson Zagonel.
Acesse o site do Fórum AQUI.
DATA:
02 a 04/08/2018
LOCAL:
Faculdades Pequeno Príncipe
Curitiba-PR
INSCRIÇÕES: Vagas esgotadas!
Não serão realizadas inscrições no dia do evento.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO:
– CONFERÊNCIA INTERNACIONAL:
Cenário Mundial da Formação da Área da Saúde
Profa Dra Madalena Patricio – Universidade de Lisboa
Professora de Educação Médica, Diretora do Departamento de Educação Médica , Membro do Instituto de Introdução à Medicina, Membro do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência, Presidente Ex officio da AMEE (Association for Medical Education in Europe), Presidente do BEME (Best Evidence Medical Education).
-OFICINAS E MESAS REDONDAS
Oficina: Construção de Situação Problema para PBL
Mesa-redonda: Metodologias ativas para grandes grupos
Profa Me. Evelin Massae Ogatta Muraguchi – Universidade Estadual de Londrina
Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina Mestre em Medicina Interna pela UEL (1996). Participou do Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores Médicos FAIMER em 2009 e 2010. Docente de Gastroenterologia, Habilidades de Comunicação do Centro de Ciências da Saúde da UEL. Atua na gestão do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação em Saúde, com ênfase em desenvolvimento docente, metodologias ativas de ensino aprendizagem e pesquisa na área de desempenho de métodos pedagógicos e diretrizes curriculares. Participa do CAMEM – Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas – MEC desde 2014.
Oficina: TBL: como se faz?
Desenvolvimento Docente: desafio do uso das metodologias ativas
Profa Dra Maria Helena Senger – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, campus Sorocaba. Doutora em Endocrinologia Clínica, pela Universidade Federal de São Paulo. Professora titular do Departamento de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Sorocaba – PUC/SP. Tem experiência e atuação educação médica e nas profissões da saúde. Docente da disciplina de Metodologia da Investigação Científica aplicada à Educação em Saúde no Programa de Pós-Graduação de Educação nas Profissões da Saúde da PUCSP. Especialista em Educação nas Profissões de Saúde (Universidade Federal do Ceará. Foi diretora da Faculdade de Ciências Médicas e coordenadora do curso de Medicina. Coordenou a implantação do projeto pedagógico do curso de Medicina de Sorocaba (PUC/SP) e atuou na coordenação e desenvolvimento das atividades de projetos selecionados pelos Ministérios da Saúde, da Educação e OPAS, como PROMED, PRÓ-SAÚDE I e PET-SAÚDE (2009, 2010 e 2011). Desde 2007, participa das atividades do Instituto Regional FAIMER-Brasil (Foundation for Advancement of International Medical Education and Research).
Oficina: OSCE: como planejar e executar.
Mesa-redonda: Segurança do Paciente e Biossegurança: trabalhando com metodologias ativas.
Mesa-redonda: Metodologias ativas de ensino na Pós-Graduação
Prof. Dr. Gerson Alves Pereira Junior – Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Doutor e Mestre em Medicina (Clínica Cirúrgica). Especialista em Cirurgia Geral, em Cirurgia Digestiva pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e em Medicina de Emergência (ABRAMEDE). É instrutor do Advanced Trauma Life Support (ATLS) pelo American College of Surgeons (ACS) e do Definitive Surgical Trauma Care Course (DSTC) da International Association for Trauma Surgery and Intensive Care (IATSIC). Atualmente é docente de Cirurgia de Urgência e do Trauma do Curso de Medicina da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Tem experiência profissional e acadêmica nas seguintes áreas: Cirurgia Geral, do Trauma e de Emergências, Terapia Intensiva e Educação Médica. Tem atuação, principalmente, nos seguintes temas: Cirurgia do Trauma e de Urgência, Trauma renal, Emergências Médicas, Índices de Trauma, Terapia Intensiva, Técnica Cirúrgica, Laboratório de Habilidades, Educação Médica, Gestão Acadêmica, Gestão Clínica, Internato Médico, Simulação clínica e interprofissional. É membro da Comissão do REVALIDA do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Membro da Diretoria Executiva Nacional da Rede Brasileira de Cooperação em Emergências (RBCE).
Oficina: Teste de Progresso: construção de questões de múltipla escolha
Mesa-redonda: Uso da Avaliação Longitudinal Seriada em Estudantes da Saúde
Prof. Dr. Olavo Franco Ferreira Filho – Universidade Estadual Londrina
Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Medicina Interna pela Universidade Estadual de Londrina e Doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, Epidemiologia e Educação Médica, com ênfase em Metodologias Ativas e nos processos de avaliação em especial o na elaboração de itens e na análise de teste de progresso. Foi chefe do departamento de Clínica Médica do Centro de Ciências da Saúde da UEL por duas gestões (2010-2013). Atualmente é o Editor Chefe da Revista Brasileira de Educação Médica.
-OFICINA E CONFERÊNCIA :
Oficina: Oficina de Estudantes da Área da Saúde
Conferência: Perfil Mundial da Avaliação do Estudante
Prof.ª Dra Eliana Amaral – Universidade de Campinas
Professora-Titular de Obstetrícia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), ocupa função de Pró-Reitora de Graduação. Doutora e Mestre em Tocoginecologia e Livre-Docência na UNICAMP. Pós-doutorado na London School of Hygiene and Tropical Medicine, em em Pesquisa Aplicada à Saúde Sexual e Reprodutiva. Fez o programa de especialização para pesquisa em ensino médico na Foundation for Advancement of Medical Education and Research (FAIMER), na Filadélfia. É consultora do Departamento de Saúde Reprodutiva da Organização Mundial da Saúde (OMS), membro do Comitê Assessor em DST do Ministério da Saúde e consultora do Programa da Mulher da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e membro da Comissão de Pré-Natal da Federação das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, é co-diretora do Programa de Desenvolvimento Docente Faimer Brasil, uma iniciativa da Universidade Federal do Ceará, em convênio com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, com apoio da Organização Panamericana da Saúde e da FAIMER- Philadelphia. É facilitadora internacional do programa Faimer-Philadelphia. Coordenou a Comissão de Avaliação Profissional de 2008 a 2012, foi membro da Comissão de Ensino e Avaliação da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e participou da Comissão de Normatização de Títulos de Especialista da Associação Médica Brasileira em 2010. É revisora para diversos periódicos.
Todos os trabalhos inscritos irão concorrer ao Prêmio Destaque Científico Professora Dra. Ivete Palmira Sanson Zagonel.
Acesse o site do Fórum AQUI.
DATA:
02 a 04/08/2018
LOCAL:
Faculdades Pequeno Príncipe
Curitiba-PR
INSCRIÇÕES: Vagas esgotadas!
Não serão realizadas inscrições no dia do evento.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO:
– CONFERÊNCIA INTERNACIONAL:
Cenário Mundial da Formação da Área da Saúde
Profa Dra Madalena Patricio – Universidade de Lisboa
Professora de Educação Médica, Diretora do Departamento de Educação Médica , Membro do Instituto de Introdução à Medicina, Membro do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência, Presidente Ex officio da AMEE (Association for Medical Education in Europe), Presidente do BEME (Best Evidence Medical Education).
-OFICINAS E MESAS REDONDAS
Oficina: Construção de Situação Problema para PBL
Mesa-redonda: Metodologias ativas para grandes grupos
Profa Me. Evelin Massae Ogatta Muraguchi – Universidade Estadual de Londrina
Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina Mestre em Medicina Interna pela UEL (1996). Participou do Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores Médicos FAIMER em 2009 e 2010. Docente de Gastroenterologia, Habilidades de Comunicação do Centro de Ciências da Saúde da UEL. Atua na gestão do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação em Saúde, com ênfase em desenvolvimento docente, metodologias ativas de ensino aprendizagem e pesquisa na área de desempenho de métodos pedagógicos e diretrizes curriculares. Participa do CAMEM – Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas – MEC desde 2014.
Oficina: TBL: como se faz?
Desenvolvimento Docente: desafio do uso das metodologias ativas
Profa Dra Maria Helena Senger – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, campus Sorocaba. Doutora em Endocrinologia Clínica, pela Universidade Federal de São Paulo. Professora titular do Departamento de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Sorocaba – PUC/SP. Tem experiência e atuação educação médica e nas profissões da saúde. Docente da disciplina de Metodologia da Investigação Científica aplicada à Educação em Saúde no Programa de Pós-Graduação de Educação nas Profissões da Saúde da PUCSP. Especialista em Educação nas Profissões de Saúde (Universidade Federal do Ceará. Foi diretora da Faculdade de Ciências Médicas e coordenadora do curso de Medicina. Coordenou a implantação do projeto pedagógico do curso de Medicina de Sorocaba (PUC/SP) e atuou na coordenação e desenvolvimento das atividades de projetos selecionados pelos Ministérios da Saúde, da Educação e OPAS, como PROMED, PRÓ-SAÚDE I e PET-SAÚDE (2009, 2010 e 2011). Desde 2007, participa das atividades do Instituto Regional FAIMER-Brasil (Foundation for Advancement of International Medical Education and Research).
Oficina: OSCE: como planejar e executar.
Mesa-redonda: Segurança do Paciente e Biossegurança: trabalhando com metodologias ativas.
Mesa-redonda: Metodologias ativas de ensino na Pós-Graduação
Prof. Dr. Gerson Alves Pereira Junior – Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Doutor e Mestre em Medicina (Clínica Cirúrgica). Especialista em Cirurgia Geral, em Cirurgia Digestiva pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e em Medicina de Emergência (ABRAMEDE). É instrutor do Advanced Trauma Life Support (ATLS) pelo American College of Surgeons (ACS) e do Definitive Surgical Trauma Care Course (DSTC) da International Association for Trauma Surgery and Intensive Care (IATSIC). Atualmente é docente de Cirurgia de Urgência e do Trauma do Curso de Medicina da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Tem experiência profissional e acadêmica nas seguintes áreas: Cirurgia Geral, do Trauma e de Emergências, Terapia Intensiva e Educação Médica. Tem atuação, principalmente, nos seguintes temas: Cirurgia do Trauma e de Urgência, Trauma renal, Emergências Médicas, Índices de Trauma, Terapia Intensiva, Técnica Cirúrgica, Laboratório de Habilidades, Educação Médica, Gestão Acadêmica, Gestão Clínica, Internato Médico, Simulação clínica e interprofissional. É membro da Comissão do REVALIDA do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Membro da Diretoria Executiva Nacional da Rede Brasileira de Cooperação em Emergências (RBCE).
Oficina: Teste de Progresso: construção de questões de múltipla escolha
Mesa-redonda: Uso da Avaliação Longitudinal Seriada em Estudantes da Saúde
Prof. Dr. Olavo Franco Ferreira Filho – Universidade Estadual Londrina
Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Medicina Interna pela Universidade Estadual de Londrina e Doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, Epidemiologia e Educação Médica, com ênfase em Metodologias Ativas e nos processos de avaliação em especial o na elaboração de itens e na análise de teste de progresso. Foi chefe do departamento de Clínica Médica do Centro de Ciências da Saúde da UEL por duas gestões (2010-2013). Atualmente é o Editor Chefe da Revista Brasileira de Educação Médica.
-OFICINA E CONFERÊNCIA :
Oficina: Oficina de Estudantes da Área da Saúde
Conferência: Perfil Mundial da Avaliação do Estudante
Prof.ª Dra Eliana Amaral – Universidade de Campinas
Professora-Titular de Obstetrícia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), ocupa função de Pró-Reitora de Graduação. Doutora e Mestre em Tocoginecologia e Livre-Docência na UNICAMP. Pós-doutorado na London School of Hygiene and Tropical Medicine, em em Pesquisa Aplicada à Saúde Sexual e Reprodutiva. Fez o programa de especialização para pesquisa em ensino médico na Foundation for Advancement of Medical Education and Research (FAIMER), na Filadélfia. É consultora do Departamento de Saúde Reprodutiva da Organização Mundial da Saúde (OMS), membro do Comitê Assessor em DST do Ministério da Saúde e consultora do Programa da Mulher da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e membro da Comissão de Pré-Natal da Federação das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, é co-diretora do Programa de Desenvolvimento Docente Faimer Brasil, uma iniciativa da Universidade Federal do Ceará, em convênio com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, com apoio da Organização Panamericana da Saúde e da FAIMER- Philadelphia. É facilitadora internacional do programa Faimer-Philadelphia. Coordenou a Comissão de Avaliação Profissional de 2008 a 2012, foi membro da Comissão de Ensino e Avaliação da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e participou da Comissão de Normatização de Títulos de Especialista da Associação Médica Brasileira em 2010. É revisora para diversos periódicos.