As metodologias ativas de ensino-aprendizagem fazem parte de um contexto em que as formas de ensinar e aprender estão mudando. Afinal, em um mundo tecnológico as pessoas transformaram o modo que se comunicam, trabalham e estudam.
Por isso, algumas práticas de ensino já não combinam com o século XXI. Professores transmissores de conhecimento e estudantes que decoram conteúdos são representações de um ensino do passado. Hoje, a interação, a solução de problemas e a colaboração são as premissas de uma sala de aula inovadora.
As metodologias ativas, portanto, estimulam o protagonismo dos estudantes. Mas o que isso significa na prática? Neste artigo, vamos apresentar o que elas são, como funcionam para professores e estudantes e como têm sido aplicadas em sala de aula.
O que são metodologias ativas de aprendizagem?
As metodologias ativas de ensino-aprendizagem constituem métodos pedagógicos que se baseiam em atividades para engajar os estudantes. Desse modo, o objetivo é torná-los protagonistas na construção do próprio conhecimento, ou seja, “aprender a aprender”.
Também podemos dizer que essa metodologia não se baseia na transmissão de informações, mas no desenvolvimento de habilidades e competências. Em vez de apenas escutar e anotar, o estudante vai ser o protagonista da sua formação.
Em contraste com as metodologias ativas, os modelos convencionais costumam colocar o professor no centro do ensino. O docente tem o papel de passar o conteúdo enquanto os alunos absorvem. Por outro lado, nas metodologias ativas, os estudantes tomam a frente e o professor adquire um papel de mediador. Dessa forma, orientando e conduzindo os discentes na solução de problemas, no trabalho em equipe e na elaboração de ideias. Portanto, é um tipo de ensino-aprendizagem que visa educar para a vida.
Vantagens das metodologias ativas de aprendizagem



Você já sabe o que são as metodologias ativas de ensino-aprendizagem e como elas diferem dos modelos tradicionais. Mas quais são os benefícios desse novo modo de ensinar e aprender?
- Engajamento: a participação dos estudantes é vital para a metodologia. Com isso, os discentes se sentem mais valorizados ao trabalharem em diferentes áreas do conhecimento.
- Autonomia: uma vez que os alunos são protagonistas, eles desenvolvem autonomia sobre o seu aprendizado, e esse processo será utilizado por toda a sua vida.
- Inovação: a instituição de ensino que investe em metodologias ativas possui um diferencial no mercado em relação aos seus concorrentes e estimula o espírito inovador e empreendedor em seus estudantes.
Conheça 5 exemplos de metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Esse conceito de ensino-aprendizagem pode ser aplicado por meio de vários métodos nas instituições de ensino superior. Venha conhecer alguns destes!
1. Aprendizagem Baseada em Problemas
A Aprendizagem Baseada em Problemas baseia-se nos conhecimentos da psicologia sobre o aprendizado do adulto que demonstram a importância de sua participação ativa na incorporação do conhecimento, a importância de sua experiência prévia e do uso desta experiência como elemento motivador para o aprendizado.
Assim, o estudante, exposto a situações motivadoras nos grupos tutoriais através das situações-problema, é levado a definir objetivos de aprendizado cognitivo e de reflexão psicossocial sobre o contexto dos temas do currículo.
A abordagem a cada situação- problema é feita seguindo a metodologia dos sete passos: 1) clarificar termos e conceitos não imediatamente compreensíveis; 2) definir o problema; 3) analisar o problema; 4) elaborar um inventário sistematizado das explicações inferidas a partir do passo 3 e proceder à divisão de tarefas que cada elemento deve desempenhar; 5) formular metas de aprendizagem; 6) coligir informação adicional fora do grupo e 7) sintetizar e testar a nova informação adquirida. Atividades laboratoriais e práticas em cenários pré-estabelecidos completam sua formação e ampliam a relação entre a teoria e a prática.
Um dos fundamentos principais do método é ensinar o estudante a aprender, permitindo que ele busque o conhecimento nos inúmeros meios de difusão hoje disponíveis e que aprenda a utilizar e a pesquisar estes meios. A diversidade, ao contrário da unicidade do conhecimento do professor, é o objetivo.
Esta postura faz sentido no mundo atual, pois, raramente, os assuntos aprendidos nos primeiros anos permanecerão intocados quando o estudante estiver se formando. Só a postura de estudo e aprimoramento permanente torna possível o desenvolvimento do perfil profissional em um mundo de economia e conhecimentos globalizados. A criatividade é outro elemento que o estudante precisa aprender ainda na escola média, assim como a de explorar novos métodos de organização profissional.
2. Aprendizagem Baseada em Casos
É uma metodologia que se caracteriza pela abordagem baseada em casos que promove o engajamento dos estudantes na discussão de cenários específicos que se assemelham ou são tipicamente exemplos do mundo real.
Os casos apresentam um problema disciplinar ou problemas para os quais os estudantes elaboram soluções sob a orientação do professor, que tem papel de facilitador do processo.
Sua implementação se mostrou bem-sucedida nas escolas de saúde e vem sendo cada vez mais utilizada no ensino de graduação. No CBL os estudantes formam novos significados ao interagir com seus conhecimentos e o ambiente, facilitando a integração do aprendizado, incentiva a autorreflexão e a reflexão crítica, permite a investigação científica, integra o conhecimento e a prática e dá suporte para o desenvolvimento de várias habilidades.
As metodologias ativas são centradas no estudante, com intensa interação entre os participantes enquanto eles constroem os conhecimentos e trabalham juntos como um grupo para examinar o caso.
Na área da saúde, os estudos de casos são uma forma de os estudantes entrarem em contato com problemas da vida real, de modo a estarem preparados para agir quando chegam as primeiras experiências profissionais.
3. Aprendizagem Baseada em Projetos
De modo geral, a aprendizagem baseada em projetos se trata de uma metodologia inovadora que estimula o envolvimento dos estudantes em desafios e tarefas com o intuito de elaborar um produto ou projeto que aponte uma solução para um problema específico, propõe a atividade prática como ferramenta.
Ao invés de explicar todos os detalhes de uma atividade, o estudante é convidado a participar de ações reais para o desenvolvimento da competência a ser trabalhada. Proporciona o desenvolvimento de competências para o empreendedorismo e o mercado de trabalho.
4. Sala de aula invertida
O conceito de sala de aula invertida consiste em transformar qualquer ambiente em um espaço onde se pode aprender. Em síntese, significa transferir eventos que tradicionalmente eram feitos em aula para fora da sala de aula. Com o auxílio da tecnologia, a instituição de ensino pode disponibilizar conteúdos para o estudo onde o estudante estiver.
A sala de aula invertida prevê o acesso ao conteúdo antes da aula pelos alunos e o uso dos primeiros minutos em sala para esclarecimento de dúvidas, de modo a sanar equívocos antes dos conceitos serem aplicados nas atividades práticas mais extensas no tempo da aula.
Diante disso, o tempo de atividades é melhor aproveitado, pois os estudantes têm um contato prévio com os conteúdos antes de chegarem à sala de aula. Em sala de aula o estudante é estimulado a trabalhar com a aplicação dos conceitos estudados. A instituição de ensino se torna um espaço para debates, atividades e orientações com o professor.
5. Simulação Clínica
Uma metodologia que tem o objetivo de apresentar os problemas da vida profissional por meio da simulação de casos reais. Os laboratórios de simulação representam cenários protegidos para que o estudante vivencie as situações de aprendizagem e desenvolva habilidades técnicas, emocionais e de trabalho em equipe.
Nestas simulações os cenários contam com manequins ou atores, representando os pacientes a serem atendidos, assim o estudante se sente no campo clínico e já é preparado para a prática clínica em ambientes de saúde.
Após o desenvolvimento do cenário de simulação, ocorre um momento de discussão com o docente, denominado de debriefing. Este é o ponto alto da aprendizagem, pois permite uma ampla discussão da situação vivenciada e as tomadas de decisão e suas consequências.
Metodologias ativas na Faculdades Pequeno Príncipe
A Faculdades Pequeno Príncipe é referência em ensino superior nos cursos de graduação, pós-graduação e residência nas mais diversas áreas da saúde. A instituição prioriza a formação integral e humanizada para profissionais comprometidos com o cuidado humano.
Outro diferencial da FPP são as metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Na faculdade, o estudante é protagonista do seu processo de aprendizado, desenvolvendo a capacidade de ter autonomia, capacidade de observação e análise crítica. Isso porque os alunos enfrentam desafios semelhantes àqueles que vão encontrar no dia a dia profissional, desenvolvendo a competência de solucionar problemas.
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