Audiência Pública debate os rumos da Biomedicina – Faculdades Pequeno Príncipe

Audiência Pública debate os rumos da Biomedicina

Realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), audiência teve a participação da coordenadora do curso de Biomedicina da FPP

Mais um importante passo em direção à valorização dos profissionais de biomedicina no Paraná foi dado. Durante Audiência Pública, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), foi debatida a inclusão do cargo de biomédico no quadro de profissionais do estado.

Para a Coordenadora do curso de Biomedicina da Faculdades Pequeno Príncipe, Dra. Franciele Bona Vezeletti, a inclusão do biomédico é um momento histórico para a profissão. “Este é um importante marco para os Biomédicos do estado e para os futuros Biomédicos da FPP. Concorrer a cargos públicos é uma oportunidade aos profissionais”.

Alunos da FPP também participaram da discussão e tiveram um papel de destaque, como relata Franciele. “Tivemos uma importante participação dos alunos da FPP, estou muito orgulhosa dos profissionais biomédicos que iremos formar”, afirma.

A Audiência Pública ainda contou com a participação da presidente do Conselho Regional de Biomedicina (CRBM6), Dra. Janaína Naumann, de diversos profissionais da área, professores, acadêmicos e representantes de importantes universidades de Curitiba. Também participou o Deputado Ricardo Arruda (PSL), autor do projeto de lei que visa a alteração legislativa para a inclusão da função no funcionalismo estadual.

Hoje, 10 mil profissionais atuam no Paraná nas mais diversas áreas da saúde e 23 Instituições de Ensino possuem o curso de graduação. Vale ressaltar que a profissão trabalha essencialmente no apoio do diagnóstico, principalmente no diagnóstico laboratorial. Portanto a inclusão dos profissionais no quadro do funcionalismo estadual representa não apenas um avanço para a profissão, mas também a certeza de uma melhora significativa na saúde pública.