Docente da FPP participa do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Resgate – Faculdades Pequeno Príncipe

Docente da FPP participa do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Resgate

Competição serviu como seletiva para o Desafio Mundial de Resgate (World Rescue Challenge) 2020

Entre os dias 04 a 07 de dezembro Brasília foi palco do 4ª Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Resgate, organizado pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (Abres) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. O Desafio reuniu profissionais experientes da área, incluindo o docente da FPP e diretor médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Dr. João Cláudio Campos Pereira, participou da iniciativa representado o litoral paranaense.

Durante o Desafio, Pereira integrou a equipe de avaliadores.  “Este evento é extremamente importante para o desenvolvimento das equipes de atendimento pré-hospitalar de todo o Brasil. Desde a primeira edição, em 2016, pudemos observar o crescimento exponencial das equipes de todos os locais. Com a melhora das técnicas e trocas de conhecimentos e uma forma sistematizada, o tratamento que prestamos nas ruas, será muito mais criterioso, efetivo e rápido”, avalia.

Esta etapa nacional serviu como seletiva para o Desafio Mundial de Resgate (World Rescue Challenge), que será realizado em Miami, na Flórida, em 2020. As equipes foram divididas em duas modalidades: Salvamento Veicular e Trauma. Ao todo, seis equipes se classificaram para o Desafio Mundial, sendo três por modalidade.

Durante as provas os participantes foram avaliados em cenários que simularam acidentes automobilísticos e situações diversas que culminam em traumas. Sendo necessário aos competidores a demonstração técnicas e procedimentos utilizados em ocorrências reais de salvamento veicular e atendimento pré-hospitalar.

“Os pontos altos são as avaliações que se baseiam em cheklists e que obrigam as equipes a seguirem um atendimento sistematizado e a troca de experiências com equipes de diversos estados, com discussões de protocolos e técnicas de resgate”, conta Pereira.

Além de Workshop para os avaliadores, o evento contou ainda com provas de salvamento veicular e trauma, exposição de viaturas, ferramentas, equipamentos e acessórios do CBMDF e outros órgãos públicos, estandes de empresas com exposição e venda de equipamentos e serviços de salvamento e atendimento pré-hospitalar, entre outras atividades.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá.