Evento em comemoração a Semana de Enfermagem debate os rumos da profissão – Faculdades Pequeno Príncipe

Evento em comemoração a Semana de Enfermagem debate os rumos da profissão

Secretária Municipal de Saúde e presidentes do Coren-Pr e Aben-Pr participaram do evento que teve na programação a realização de diversas conferências

Em comemoração ao Dia do Enfermeiro, celebrado no dia 12 de maio, a Faculdades Pequeno Príncipe realizou a 80ª Semana de Enfermagem e a II Semana Acadêmica de Enfermagem. A iniciativa, voltada aos acadêmicos do curso, trouxe discussões relevantes abordadas por profissionais da área, incluindo autoridades como a Secretária Municipal de Saúde, Enfermeira Márcia Cecília Huçulak, e as presidentes do Coren-Pr e ABEn Pr, Enfermeira Simone Aparecida Peruzzo e Enfermeira Denise Faucz Kletemberg.

Durante a abertura a Diretora Acadêmica, Profª Dra. Ivete Palmira Sanzon Zagonel, falou aos acadêmicos sobre o papel da FPP enquanto instituição. “Nosso compromisso é fortalecer o conceito, os preceitos, as implicações e desafios para que os futuros profissionais de enfermagem vivenciem no cotidiano acadêmico, possibilidades de diminuição das desigualdades sociais diante da heterogeneidade da população”.

Neste ano, a Semana de Enfermagem teve como tema “Os desafios da Enfermagem para a prática com equidade”, tópico que foi abordado durante conferência com a Secretária Municipal de Saúde. Márcia Cecília Huçulak também abordou a ampla possiblidade do trabalho do enfermeiro. “Nós, enfermeiros, já estamos em várias áreas de atuação na saúde. O profissional do futuro é ainda mais multi-função”, afirmou.

O empreendedorismo na enfermagem e a atuação da enfermagem em home care também foram abordados pelas convidadas Marly Gervásio Marton da Silva e Keity Althaus. Já a campanha mundial da Organização Mundial da Saúde (OMS): “Nursing Now: onde há enfermeiro, há vida” foi apresentada pela presidente do Coren-Pr, Simone Aparecida Peruzzo.  A campanha é uma grande ação internacional de empoderamento dos enfermeiros e tem como objetivo principal apresentar os profissionais da categoria como os verdadeiros protagonistas da saúde.

Entrega do primeiro jaleco

A 80ª Semana de Enfermagem, além de discutir temas relevantes, reservou um momento especial aos calouros da graduação de enfermagem da FPP. Alguns alunos do 1º período foram sorteados e receberem das mãos dos docentes seu primeiro jaleco branco.

Durante o discurso que encerrou o evento, a Profª Ivete Sanson Zagonel falou sobre o momento. “A todos os calouros que receberam seu primeiro jaleco simbolicamente, desejamos que ele represente a entrada na profissão de enfermagem com profissionalismo e que nunca descuidem de seguir os preceitos para alcançar a equidade no cuidado às pessoas”.

Também participaram do evento a Diretora Geral da FPP, Profª Dra. Patrícia Maria Forte Rauli, a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Profª Me. Karin Ogradowski, a Coordenadora de Residência Multiprofissional, Profª Me. Noeli Hack, a Diretora de Enfermagem do Hospital Pequeno Príncipe, Junia Selma de Freitas e a banda da Polícia Militar do Paraná.