FPP comemora Dia do Enfermeiro na 79ª Semana Brasileira de Enfermagem – Faculdades Pequeno Príncipe

FPP comemora Dia do Enfermeiro na 79ª Semana Brasileira de Enfermagem

O Dia do Enfermeiro é comemorado em 12 de maio e a comemoração na FPP foi no dia 10 (quinta-feira). O evento fez parte da 79ª Semana Brasileira de Enfermagem, com o tema “A centralidade da Enfermagem nas dimensões do cuidar”.

Na abertura, participaram da mesa representantes da FPP Enfª. Dra. Ivete Palmira Sanson Zagonel, Diretora Acadêmica da FPP, Enfª Profª. Karin Rosa Persegona Ogradowski, Coordenadora da Graduação em Enfermagem, Solange Regina Hoffman, Presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem na FPP; a Diretora de Práticas Assistenciais da ABEn-PR (Associação Brasileira de Enfermagem – Paraná) Enfª Aline Pizzolato; a Conselheira do Coren-PR (Conselho Regional de Enfermagem do Paraná) Enfª. Janyne Dayane Ribas e, coordenando a mesa, Profª Me. Débora Maria Vargas Makuch.

Em seguida, os alunos puderam ouvir relatos de experiências de diversos campos da profissão. A Profª Me. Francelise Bridi falou sobre sua atuação em organizações de ajuda humanitária, mais especificamente sobre sua experiência no Médicos Sem Fronteiras. A Enfermeira Hellen Damrat tratou sobre enfermagem forense e a atuação do enfermeiro em perícias criminais. Já a Enfª Michelle Taverna pode relatar mais sobre a carreira profissional de enfermagem na Aeronáutica Brasileira.

Por fim, estudantes da FPP participaram da tradicional cerimônia da lâmpada, uma cerimônia que faz alusão à história da Enfermagem. A Cerimônia da Lâmpada homenageia sua precursora, a enfermeira Florence Nightingale. Durante sua atuação na Guerra da Criméia (1853 – 1856), a enfermeira desenvolveu um olhar científico, crítico e reflexivo sobre o cuidado da profissão.

A cerimônia de Passagem da Lâmpada, representa a responsabilidade que os futuros enfermeiros assumem no início das disciplinas práticas do Curso de Enfermagem, de manterem acesa a “chama” da busca constante pelo conhecimento científico e a responsabilidade de acolher e cuidar o ser humano.