FPP faz parte da campanha “Juntos por um mundo livre” – Faculdades Pequeno Príncipe

FPP faz parte da campanha “Juntos por um mundo livre”

Idealizada pela Rádio Mundo Livre campanha realiza ações que promovem a conscientização da população para a mudança de hábitos, redução do lixo e combate a poluição

Sabe aquele copo plástico que usamos para tomar um cafezinho entre um intervalo e outro durante o dia? Ele pode até parecer inofensivo, mas os cinco minutos que você leva para consumir seu café deixará vestígios pelos próximos 400 anos. É isso mesmo, quatro séculos é o tempo que o plástico pode levar para se decompor na natureza.

Embora a reciclagem seja uma das soluções para este problema, na prática não é bem isso o que acontece, já que pouco mais de 1% deste material é reciclado. Os dados são de um estudo realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês), o relatório “Solucionar a Poluição Plástica – Transparência e Responsabilização”, apresentado no ano passado, ainda mostrou que o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, cerca de 11.355.220 milhões de toneladas são produzidos por ano no país.

Devido à alta produção e ao descarte incorreto, boa parte destes resíduos vão parar nos oceanos. O relatório ainda aponta que o volume de plástico que chaga aos oceanos todos os anos é de, aproximadamente, 10 milhões de toneladas.

Diante deste cenário o projeto “Juntos por um Mundo Livre”, idealizado pela Rádio Mundo Livre, surgiu em 2018 com o objetivo de conscientizar os banhistas que frequentam o litoral paranaense. Neste ano, o projeto ganhou um reforço e conta com o apoio da FPP, que tem justamente como um de seus valores a sustentabilidade.

“Participar junto com um grande veículo de comunicação do Paraná e contribuir para a conscientização da população, sobre este tema tão importante para o planeta, é muito gratificante e recompensador”, afirma a Coordenadora de Comunicação e Marketing da FPP, Cristiane Hayashi.

Cristiane ainda reforça que o conceito abordado durante a campanha vem de encontro ao trabalho desenvolvido pela Instituição.  “Este projeto está extremamente em sinergia com a FPP, pois a sustentabilidade é um dos nossos valores. Desta forma estamos contribuindo para uma sociedade mais saudável e também sustentável, pois reconhecemos que precisamos cuidar do nosso meio ambiente para poder cuidar da saúde das pessoas, pois não existe vida sem um ambiente saudável”, conclui.

A Campanha           

Atuação em mutirões de limpeza com coleta, conscientização da população, destinação correta dos resíduos e transformação daqueles que não podem ser reciclados fazem parte das ações desenvolvidas pelo projeto. Além da FPP, a iniciativa conta com a participação da Beegreen, Mares Limpos, WWF e Impact Hub, Parceiros do Mar, Eco Local Brasil e Carbo Brasil.

Quatro das sete ações que fazem parte do cronograma do projeto já foram realizadas. As ações já passaram pelas praias de Guaratuba, Caiobá, Praia de Leste e Balneário de Ipanema. Os dois próximos encontros acontecem em Curitiba, nas Ruínas de São Francisco, nos dias 09 e 16 de fevereiro. Na oportunidade serão promovidos mutirões de limpeza e oficinas de compostagem para resíduos orgânicos. Já o encerramento acontece no dia 25 de fevereiro durante mais um mutirão de limpeza e atividades de conscientização, na Praia Central de Guaratuba.

Vale ressaltar que todo o lixo recolhido durante os mutirões de limpeza são descartados de forma correta e certificada, priorizando a sobrevida e reuso de todos os resíduos coletados, que posteriormente são transformados em mesas, vasos de plantas, bancos de praça, placas de trânsito, entre outros objetos.

 

Imagens: Divulgação Rádio Mundo Livre.