Organize a sua rotina e ganhe mais qualidade de vida – Faculdades Pequeno Príncipe

Organize a sua rotina e ganhe mais qualidade de vida

Conteúdo desenvolvido pela Direção de Extensão reúne dicas que vão melhorar seu dia a dia e bem-estar

Manter uma rotina organizada e ter um tempo de qualidade pode não ser tão simples quanto parece, principalmente em tempos de enfrentamento ao COVID-19. Muita gente precisou aderir ao modelo home office e manter a casa e a rotina organizada, muitas vezes parece ser impossível.

A organização da rotina pode estar diretamente ligada a produtividade. Acumular tarefas, não saber o que precisa de fato ser feito e confundir compromissos são apenas alguns dos problemas causados pela desorganização. E para te ajudar nessa, a Direção de Extensão da FPP desenvolveu algumas dicas para manter uma rotina organizada e mais produtiva, confira:

Organize sua rotina

Para ter uma vida mais organizada o primeiro passo é compreender a sua rotina. Para isso, que tal criar uma tabela com a suas atividades? É simples, descreva suas atividades diárias, classificando-as por prioridade, duração e periodicidade.

Essa simples tarefa vai te ajudar a visualizar os compromissos e a importância de cada um deles na sua rotina. Isso pode auxiliar na diminuição do stress, ativando a retomada de controle das decisões.

Não sabe como fazer isso de forma prática? Confira esse exemplo: 

Aplicativos como Google Agenda, Trello, Wunderlist, Evernote também podem te ajudar a organizar suas atividades do dia a dia.

Pendências

Provavelmente você já deixou para depois a execução de uma tarefa e simplesmente ela nunca saiu do papel. A procrastinação tem sido frequente na vida de muita gente durante a pandemia. É importante não se cobrar, mas algumas atividades simplesmente precisam ser realizadas e deixar sempre para depois pode te deixar ainda mais ansioso.

Por isso, chega de deixar para depois! Crie uma lista com as suas pendências e comece a executá-las. Uma dica é revisar e atualizar sua lista de pendências todos os dias, e se você tem uma grande ação, divida-as por etapas. Assim fica mais fácil de verificar o quanto falta para a conclusão dessa tarefa, além de impedir que o foco fique na dificuldade da atividade.

Organização da casa

Com as medidas de isolamento, para muita gente a casa também virou o escritório. A junção destes dois ambientes pode resultar em muita bagunça, o que consequentemente atrapalha seu desempenho profissional e seu bem-estar.

Coisas fora do lugar, fios para todos os lados, roupas espalhadas e pilhas e mais pilhas de papel. Se você se identificou com este cenário, saiba que está na hora de mudar isso. Sabe aquela sensação de estar dando tudo errado, de não achar absolutamente nada? A desordem pode causar isso. E o pior de tudo, a ansiedade passa a compor um quadro de stress, que surge justamente nas situações em que as pessoas se sentem pressionadas.

A dica aqui é separar, ao menos, 30 minutos do seu dia para se dedicar na arrumação da casa. Poucos minutos podem garantir um lar limpo e organizado. Arrumar a cama logo que levantar, lavar as louças após cada refeição, não deixar roupas acumuladas para lavar ou guardar são hábitos que podem ser incluídos no seu dia a dia. Ao adotar pequenas atitudes como estas você vai perceber que manter um ambiente arrumado pode ser uma tarefa muito mais simples e eficaz.

E não se esqueça: não se cobre tanto! Estamos vivendo um período atípico, é normal se sentir indisposto de vez em quando. O importante é lembrar que a nossa casa é o ambiente onde passamos a maior parte do tempo, por isso investir na organização e limpeza também é pensar no seu próprio bem-estar. 

* Gostou deste conteúdo e quer compartilhar? Clique aqui.