Prêmio Jovem Pesquisador: TCC de acadêmicas da FPP é classificado como finalista – Faculdades Pequeno Príncipe

Prêmio Jovem Pesquisador: TCC de acadêmicas da FPP é classificado como finalista

Trabalho aborda comparação de métodos de medição da filtração glomerular em pacientes idosos com idade acima de 70 anos

No próximo dia 14 acontece a premiação do prêmio Jovem Pesquisador, durante o XXX Congresso Brasileiro de Nefrologia, as acadêmicas da FPP Sofia Santos Lima Figueiredo e Amanda Berhorst, do curso de medicina, concorrem ao prêmio. 

O trabalho em questão foi concebido inicialmente como Trabalho de Conclusão de Curso das alunas e aborda questões sobre a comparação de métodos de medição da filtração glomerular em pacientes idosos com idade acima de 70 anos. Foram utilizadas três fórmulas de estimativa da filtração glomerular e analisadas a performance de cada uma delas em uma população assistida em ambulatório especializado.

“O processo de orientação é uma tarefa que cabe a nós profissionais  da educação e serve para dar um norte, orientar a direção correta a esses jovens pesquisadores, respeitando os procedimentos científicos. Nesse caso, chamou atenção a vivacidade e a capacidade das alunas na trilha desse processo. Além de um tema de pesquisa extremamente relevante para aplicação clínica, a condução do estudo foi sempre pautado dentro do rigor metodológico e com excelência por parte delas. Assim, ficou muito prazeroso orientá-las e observar essa trajetória. São merecedoras dessa indicação sem dúvida!”, afirma a docente Andressa Miguel Leitão, orientadora do trabalho. 

Entre os achados relevantes do trabalho está a verificação de que uma das fórmulas apresenta uma performance que permite redução dos custos de solicitação de exames laboratoriais, o que pode impactar nos custos de tratamento, bem como no manejo e desfecho dos pacientes portadores de doença renal crônica.

Para o coorientador, prof. René Santos Neto,  a classificação em uma premiação relevante como o Prêmio Jovem Cientista reforça o trabalho que vem sendo desenvolvido na FPP. “Mostra que estamos produzindo trabalhos científicos de qualidade, com impacto no cenário nacional e internacional (o Congresso também abarca trabalhos realizados em Portugal), além de demonstrar que a FPP, apesar de jovem, está se estabelecendo no cenário da pesquisa científica em condições de igualdade aos grandes centros de pesquisa do país”, afirma.

Sobre a premiação

O Prêmio Jovem Pesquisador faz parte da programação do Congresso Brasileiro de Nefrologia, realizado pela SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia).  A iniciativa é um incentivo para que alunos de graduação e pós-graduação publiquem trabalhos de qualidade e de alto impacto científico na área de nefrologia.