Primeira turma de Biomedicina comemora 10 anos de formatura – Faculdades Pequeno Príncipe

Primeira turma de Biomedicina comemora 10 anos de formatura

Comemoração também marca a formação da primeira turma da graduação em Curitiba

Recentemente a graduação de Biomedicina da FPP celebrou um importante marco: dez anos da formatura da primeira turma do curso. A data também é significativa para a profissão na capital paranaense, isso porque o curso de Biomedicina da FPP foi o primeiro de Curitiba.

Mas se hoje a profissão é reconhecida por sua importância, dez anos atrás o cenário era bem diferente. Formado pela FPP o biomédico Wallyd Kalluf Koury lembra que na época em que era apenas um estudante viveu situações desafiadoras. “Algumas vezes fomos perguntados do que se tratava o curso, se era mesmo uma graduação ou ainda porque não havíamos escolhido outro. Tive a oportunidade de ingressar no estágio já no quarto período de faculdade, na empresa onde trabalho até hoje, e tive total respeito e ajuda para fortalecer a profissão”, afirma.

 A área de atuação do profissional biomédico pode trazer algumas dúvidas, mas de forma geral a Biomedicina está voltada principalmente para a pesquisa sobre doenças, exames clínicos, desenvolvimento de tratamentos, novas formas de prevenção e aumento da qualidade de vida da população em geral.

Para o coordenador do Núcleo de Internacionalização da FPP e coordenador de graduação na época, Prof. Dr. Rogério Saad Vaz, a construção de um curso sólido colaborou para que as incertezas dessem espaço para o desenvolvimento da graduação dentro da Instituição.“Desde o início oportunizamos a participação dos nossos alunos em campos de estágio, numa matriz curricular aprimorada e em um corpo docente capacitado. Isso colaborou para que tivéssemos um curso que forma excelentes profissionais”, afirma.

Ao longo desses dez anos o curso de Biomedicina da FPP teve importantes conquistas, além disso ocorreu a valorização da profissão. Para se ter ideia o curso é um dos mais concorridos no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por exemplo. “Nesses últimos anos podemos observar a expansão e a valorização da profissão, como aconteceu recentemente quando uma biomédica liderou a equipe que sequenciou o genoma do Coronavírus no Brasil. Fatos como este reforçam o quanto é importante e relevante a participação do profissional de biomedicina”, afirma Vaz.

A FPP parabeniza os ex-alunos pelos primeiros dez anos dedicados à profissão!