Linhas de Pesquisa

O
Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente se dedica a estudos nas seguintes áreas:

• Doenças Complexas e Oncogenética
    Estudo de doenças causadas pela combinação de fatores genéticos, ambientais e estilo de vida. Também se dedica ao aconselhamento e estimativas de risco genético oncológico.

Pesquisadores: Dr. Adam Campbell Smith, Dr. Luiz Fernando Bleggi Torres, Dr. Bonald Cavalcante de Figueiredo, Dra. Carolina Cardoso de Mello Prando, Dr. Roberto Rosati e Dr. Raul C. Ribeiro.

• Estudos Epidemiológicos, Clínicos e Educacionais
    Estudos relacionados aos determinantes dos processos de saúde/doença e avaliações de intervenções preventivas, terapêuticas e reabilitadoras em determinadas doenças. Contempla ainda estudos sobre o ensino da área da saúde com destaque às dimensões metodológicas e de desenvolvimento curricular dos cursos de graduação e pós-graduação.

Pesquisadores: Dr. Bonald Cavalcante de Figueiredo, , Dra. Libera Maria Dalla Costa, Dra. Mara Lúcia Cordeiro, Dr. Roberto Rosati, Dra. Rosiane Guetter Mello e Dr. Sergio Monteiro de Almeida.

• Imaginologia, Proteção Radiológica e Radioterapia
    Estudos de diagnósticos por imagens, equipamentos de radioproteção e radiofármacos.

Pesquisadores: Dr. Hugo Reuters Schelin e Dr. Valeriy Denyaky.

• Medicina Molecular e Bioinformática
    Estudos envolvendo biologia molecular e genômica para investigar anormalidades moleculares com o objetivo de caracterizar e quantificar processos biológicos, normais ou não.

Pesquisadores: Dr. Adam Campbell Smith, Dra. Carolina Cardoso de Mello Prando, Dra. Katherine Athayde Teixeira de Carvalho, Dra. Libera Maria Dalla Costa e Dr. Roberto Rosati.

• Microbiologia e Doenças Infecciosas
    Estudos envolvendo o diagnóstico, epidemiologia e pesquisas aplicadas às doenças relacionadas a microrganismos (vírus, bactérias, fungos e protozoários).

Pesquisadores: Dra. Carolina Cardoso de Mello Prando, Dra. Libera Maria Dalla Costa e Dr. Sergio Monteiro de Almeida.

• Neurociências
    Estudos relacionados à neurociência, neurologia, saúde mental e psiquiatria.

Pesquisadores: Dr. Adam Campbell Smith , Dr. Luiz Fernando Bleggi Torres, Dra. Katherine Athayde Teixeira de Carvalho, Dra. Mara Lúcia Cordeiro e Dr. Sergio Monteiro de Almeida.

• Terapia Celular e Farmacológica
    Pesquisas relacionadas com terapia celular e avaliação dos efeitos de fármacos e novos agentes terapêuticos, associados ou não à nanobiotecnologia, para o tratamento de doenças.

Pesquisadores: Dr. Bonald Cavalcante de Figueiredo, Dra. Katherine Athayde Teixeira de Carvalho, Dra. Mara Lúcia Cordeiro, Dra. Rosiane Guetter Mello , Dr. Sandro José Ribeiro Bonatto e Dr. Lauro Mera de Souza