Para quem deseja ingressar em instituições particulares de ensino superior, o ProUni e o Fies são boas opções para conseguir bolsas durante o curso. Esses dois programas do governo foram criados para ampliar o acesso à educação superior entre pessoas que não possuem condição de pagar o valor integral das mensalidades. Dessa forma, várias pessoas puderam conquistar o diploma de graduação.
Os dois programas utilizam como critério a nota do Enem. Contudo, vale mencionar que, em cada um, ela funciona de um modo diferente.
Explicaremos o que é cada programa e as suas diferenças, para que você entenda aquele que se adequa melhor à sua realidade. Vamos lá?
O que é o ProUni?
O ProUni é uma abreviação que significa Programa Universidade para Todos. Ele foi criado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Sendo assim, a sua finalidade é ofertar bolsas de estudo integrais ou parciais (de 50% da mensalidade), nas faculdades particulares, para estudantes de baixa renda. Para se inscrever no ProUni, você precisa:
- Ter realizado ao menos a última edição do Enem.
- Alcançar, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do Enem.
- Obter nota maior que zero na redação.
- Não ter participado do Enem como “treineiro”.
Além disso, ao ser aprovado no programa, você precisa preencher uma das condições exigidas, que pode estar relacionada à conclusão do Ensino Médio ou à renda familiar. Saiba mais sobre cada uma delas:
- É necessário ter cursado o Ensino Médio:
- Integralmente em escola pública.
- Integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral.
- Parcialmente em escola pública e parcialmente em particular, na condição de bolsista integral.
- Integralmente em instituição de ensino particular, na condição de bolsista parcial ou sem bolsa.
- É necessário comprovar a renda familiar, por pessoa, de:
- Até 1,5 salário mínimo para ter a bolsa integral.
- Até 3 salários mínimos para obter a bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade.
O que é o Fies?
O Fies é um programa de financiamento estudantil criado em 1999, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Dessa forma, não concede bolsas de estudo. Trata de um fundo de financiamento do governo federal, que proporciona um empréstimo ao longo do curso superior. Após a graduação, o beneficiário precisa devolver o valor investido em parcelas e com juros (dependendo da modalidade).
Para participar do programa, o estudante precisa obter um desempenho mínimo de 450 pontos no Enem e nota maior que zero na prova de redação. Quanto mais alta a nota, maiores as chances de conquistar uma vaga.
Se você preenche os pré-requisitos, pode se inscrever pelo Sistema de Seleção do Fies, preenchendo o cadastro com suas informações pessoais, curso e instituição de interesse. Em seguida, caso tenha alcançado o número de vagas, precisa efetivar a inscrição em até 5 dias corridos, informando os dados de financiamento. Depois, é preciso validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), na instituição de ensino. Por fim, basta autenticar os dados e formalizar a contratação do financiamento estudantil junto ao agente financeiro.
Ademais, estudantes que foram contemplados com uma bolsa parcial do ProUni e não podem pagar a metade das mensalidades também podem solicitar um financiamento estudantil.
Qual é a diferença entre o ProUni e o Fies?



Como já mencionamos, a grande diferença entre o ProUni e o Fies é que o primeiro programa oferece bolsas de estudo e o segundo a possibilidade de financiamento estudantil.
Em resumo, para participar do ProUni, é necessário ter participado do último Enem com nota superior a 450 nas provas e não zerar a redação. Além disso, é necessário corresponder a aos critérios de conclusão do Ensino Médio e de renda familiar.
Já no Fies, você pode utilizar a nota das provas do Enem a partir da edição de 2010. Além disso, precisa ter média acima de 450 pontos e não zerar a redação.
Enquanto o ProUni oferece bolsas gratuitas, o Fies permite financiamentos com juros baixos ou até zero, de acordo com a renda do estudante.
A Faculdades Pequeno Príncipe participa tanto do ProUni como do Fies, proporcionando bolsas e descontos para estudantes que desejam ingressar na área da saúde. Quer conhecer toda a política de descontos da faculdade?