Psicologia: qual é o tempo de curso?
Para quem ama pessoas e se fascina pelo comportamento humano, a Psicologia é uma excelente escolha de graduação. O tempo necessário para se formar no curso de Psicologia é de 5 anos, de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC).
Afinal, a formação possui diversas disciplinas teóricas e atividades práticas para formar profissionais capazes de auxiliar pacientes a alcançarem uma melhor qualidade de vida. Sendo assim, vamos contar um pouco mais sobre a duração do curso e o que se espera dos estudantes em cada etapa. Confira!
Qual é o tempo certo para fazer a graduação em Psicologia?
As carreiras em Psicologia estão aquecidas no mercado e exigem formação superior para o exercício da profissão. No Brasil, todos os cursos precisam seguir as diretrizes curriculares estabelecidas pelo MEC. Por isso, cada graduação possui um conteúdo específico a ser estudado e uma carga horária mínima para garantir a qualidade do ensino.
No caso da Psicologia, a carga horária mínima da graduação é de 4 mil horas que podem ser desenvolvidas ao longo de 5 anos. Além disso, é necessário cumprir o estágio obrigatório, que representa 20% do tempo total da graduação. Todas essas horas podem ser distribuídas em vários turnos, como em cursos matutinos, noturnos ou até integrais. Quando fizer a inscrição, lembre-se de conferir em quais horários você pode realizar a sua graduação!
Sendo assim, as graduações também podem ser voltadas ao bacharelado ou à licenciatura. Cada uma possui um enfoque e matérias específicas, o que influencia no tempo do curso. Por isso, conheça as diferenças entre cada uma delas e saiba qual combina mais com os seus objetivos:
- Bacharelado: o Bacharelado é a formação mais comum em Psicologia. Com isso, você pode atuar como psicólogo ou como pesquisador. Ao longo do curso, são realizadas disciplinas teóricas e atividades práticas supervisionadas.
- Licenciatura: a Licenciatura possui enfoque na formação de professores. Desse modo, o egresso pode atuar em instituições de ensino, além de trabalhar no desenvolvimento de metodologias educacionais para o ensino básico e profissionalizante.



Como é a estrutura do curso de Psicologia?
Tanto o Bacharelado como a Licenciatura possuem disciplinas semelhantes. O curso começa com matérias teóricas para aprender a base da profissão e, a partir do meio da graduação, começam os conteúdos de prática supervisionada. O que diferencia a Licenciatura é a presença de disciplinas da Educação, como a Didática e a Metodologia do Ensino, entre outras.
Por isso, conheça as principais etapas da formação tanto para o Bacharelado quanto para a Licenciatura:
1º e 2º ano
Nos primeiros anos de graduação, os alunos têm matérias teóricas que fazem parte da base da profissão. Desse modo, algumas delas são:
- Anatomia.
- Filosofia.
- Processos Psicológicos Básicos.
- Promoção e Prevenção em Saúde.
- Psicologia da Personalidade.
- Análise do Comportamento.
- Entre outras.
3º e 4º ano
No meio do curso, muitas faculdades mesclam disciplinas teóricas com atividades práticas supervisionadas. Logo, vale citar matérias mais específicas, como:
- Psicologia Jurídica.
- Avaliação Psicológica.
- Cognitivo Comportamental.
- Psicologia do Trabalho.
- Gestalt.
- Entre outras.
5º ano
Na reta final do curso, os graduandos estão ocupados com a realização de estágios obrigatórios e o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC). Portanto, alguns exemplos são:
- Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica.
- Estágio Supervisionado em Psicologia Hospital.
- Estágio Supervisionado em Psicologia na Atenção Básica.
A distribuição das atividades vai depender de cada instituição de ensino. Assim, nas Faculdades Pequeno Príncipe, o curso de Bacharelado em Psicologia tem duração de 5 anos e dá oportunidades de inserção na comunidade desde o 2º período, educando para o cuidado solidário desde o início da graduação.
Além disso, usa metodologias ativas para o processo de ensino aprendizagem e conta com a estrutura do Hospital Pequeno Príncipe, que há mais de 30 anos presta assistência psicológica a famílias e equipes de saúde.