O mundo está construindo uma nova forma de viver e as pessoas estão se adaptando ao “novo normal”. Afinal, o novo Coronavírus segue entre nós e os cuidados individuais e coletivos devem permanecer. Na FPP, diversas ações foram e estão sendo estabelecidas para que a volta gradativa às atividades seja realizada de forma segura e sem comprometer a saúde e o bem-estar da comunidade acadêmica.
“Do ponto de vista institucional tivemos que nos adaptar à uma nova realidade, mas trabalhamos com planejamento acadêmico sempre em busca de melhorias. Não está sendo fácil para ninguém, podemos dizer que o mundo sofre. De toda forma, com certeza sairemos dessa crise mais empáticos e amorosos, sabendo valorizar aquilo que de fato é importante”, afirma a Diretora Geral, prof.ª Dra. Patricia Forte Rauli.
A FPP adotou o retorno gradativo das atividades, primeiro com os docentes, para transmissão das aulas, e agora acadêmicos dos dois últimos anos de Biomedicina, Enfermagem e Farmácia para aulas práticas presenciais, em pequenos grupos, conforme Resolução número 1.173/2020 da Secretaria da Saúde do Paraná.
Ao chegar na Instituição a primeira mudança já pode ser observada: não é permitida a entrada sem aferição da temperatura e sem a utilização de máscaras. Além disso, por toda a FPP é possível observar cartazes de comunicação com orientações a fim de esclarecer e estabelecer comportamos que sejam seguros para todos. Totens de álcool em gel também foram instalados em todos os blocos, assim todos podem fazer a higienização correta das mãos e, consequentemente, diminuir o risco de transmissão da doença. Nas salas de aula, adesivos informativos também foram incluídos.
Neste momento em que muitas informações são propagadas, ter acesso a orientações realmente eficazes também é fundamental. Por isso, diversas comunicações internas para colaboradores e acadêmicos foram e estão sendo encaminhadas pela equipe de Marketing e Comunicação da FPP, por meio de e-mails marketing informativos. Nas redes sociais a Instituição mantém este comportamento, com a divulgação de postagens informativas sobre a doença e formas de minimizar a propagação do vírus. “As ações de comunicação e marketing são importantes para divulgação, mobilização e participação de toda a comunidade acadêmica. A criação de identidade visual para ações que envolvem a prevenção ao COVID-19, contribui para que estejamos comunicando de forma assertiva de acordo com a identidade e posicionamento da instituição”, afirma a Coordenadora de Marketing e Comunicação, Cristiane Hayashi.
Mas e quanto ao comportamento individual? Para além de ações adotadas pela Instituição a participação e colaboração em seguir as orientações é fundamental para que a FPP seja um local seguro. Pensando nisso, um Manual de Biossegurança para retorno às atividades presenciais e enfrentamento ao COVID-19 foi criado. O documento, disponibilizado para a comunidade acadêmica, tem por objetivo estabelecer medidas de proteção e prevenção. Medidas individuais, coletivas e comportamentos que devem ser adotados nas áreas comuns, são algumas das orientações presentes no Manual. Um vídeo no canal do youtube da FPP também contém orientações seguindo o documento.
A FPP reforça que ações individuais têm relevância e impactam o coletivo. Por tanto, se puder fique em casa, mantenha-se seguro e siga as orientações das autoridades em saúde.




ProUni e Fies: qual é a diferença entre os programas?
Para quem deseja ingressar em instituições particulares de ensino superior, o ProUni e o Fies