Núcleo de desenvolvimento docente
O Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD) é uma comissão constituída por docentes e discentes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdades Pequeno Príncipe. Atuam na capacitação, treinamento e formação do corpo docente da instituição, considerando as inovações pedagógicas e tecnológicas, promovendo o desenvolvimento dos docentes por meio da aquisição e aprimoramento das competências pedagógicas, relacionais e acadêmicas requeridas pelo processo de ensino e de aprendizagem.
Diante dos inúmeros avanços no Ensino Superior e especialmente na área de saúde, cada vez mais as Instituições de Ensino Superior (IES) necessitam aprimorar, modificar, melhorar, incrementar novas estratégias educacionais que privilegiem o ensino de qualidade, aliadas ao repensar, refletir sobre o ensino na saúde, a partir de suas bases teórico-filosóficas. Na área de saúde são crescentes os novos formatos de oferta dos cursos de graduação, com características curriculares, que permeiam desde modelos tradicionais até modelos de currículos integrados. Os modelos utilizados pelas instituições buscam cumprir requisitos regionais para atender suas especificidades de oferta dos cursos de graduação, considerando a flexibilidade e autonomia descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Assim, há uma interseção entre o local, regional e nacional.
A Faculdades Pequeno Príncipe, instituição que oferta cursos majoritariamente na área de saúde, acompanha o desenvolvimento e evolução do processo de ensino-aprendizagem, bem como busca constantemente inovação metodológica e avaliativa para alcançar níveis de excelência e melhorar a qualidade dos profissionais formados.
A consciência de que a formação tem impacto direto no modo de atuação profissional futura, faz com que a FPP proponha alternativas para envolver docentes, discentes e gestores em um processo de formação, discussão, criação, desenvolvimento conjunto para ativar uma nova maneira de vivenciar o ensinoaprendizagem, tendo em vista a obtenção de resultados que atendam aos requisitos de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação. Estes resultados são avaliados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e pelo Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Porém, cientes de que o processo de ensino-aprendizagem exige a formação docente de forma contínua para o ensino na saúde, o Núcleo de Desenvolvimento Docente visa atender a esta demanda de reflexão, capacitação, discussão, trocas, aprimoramento da prática docente em fina articulação com as necessidades dos estudantes, atendimento ao perfil do profissional a ser formado, às demandas dos serviços, em fina articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
Na trajetória da carreira docente, insere-se o Desenvolvimento Docente, por meio de ações interdisciplinares, que pressupõem atualização constante e aprimoramento dos docentes, a partir de parceria entre os cursos, diálogo, articulação com outros setores, troca de conhecimentos, questionamento, busca da interação e busca de superação dos desafios.
Objetivo geral:
- Propiciar o desenvolvimento docente para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem na saúde, situado em um contexto crítico contemporâneo.
Objetivos específicos:
- Acompanhar criticamente as transformações contemporâneas e seus impactos no ensino na saúde;
- Apropriar-se das concepções teórico-filosóficas que norteiam o ensino superior e o ensino na saúde;
- Discutir as estratégias metodológicas e avaliativas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem na FPP;
- Construir conceitos e conhecimentos referentes à interpretação das realidades contemporâneas, visando contribuir para a elaboração de uma epistemologia da educação;
- Ressignificar os referenciais práticos e teóricos relativos ao conhecimento, habilidades e atitudes no ensino na saúde;
- Promover o desenvolvimento da consciência reflexiva e crítica dos docentes interligado à ética da sustentabilidade e à responsabilidade pelo futuro da vida;
- Engajar-se à concepção de social accountability, refletindo o compromisso social da instituição;
- Desenvolver habilidades para resolução de problemas e tomada de decisão;
- Desenvolver estratégias de relacionamento interpessoal e interprofissional;
- Estabelecer planos de desenvolvimento docente e autoavaliação, tendo em vista o desenvolvimento pessoal e profissional.
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