Ligas acadêmicas
As Ligas da FPP constituem-se como espaço de vivência de um grupo de estudantes com orientação docente, que organiza atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão em determinada área do conhecimento da saúde, permitindo que os estudantes participem de atividades junto a serviços de saúde e contribuam para o desenvolvimento de pesquisas.
O processo de criação e desenvolvimento das atividades da Liga caracteriza-se como uma oportunidade de aprender a buscar o conhecimento, desenvolver raciocínio clínico, científico e estimular sua interação com a comunidade. As Ligas estão subordinadas à Comissão de Ligas (COLIGAS), órgão de caráter consultor e/ou deliberativo que reúne todas as Ligas e regulamenta as atividades das mesmas, legitimando-as.
Proporcionar e aprimorar o ensino prático e teórico na área de Radiologia, para acadêmicos a partir do 6 º período do curso de Medicina das Universidades e Faculdades da cidade de Curitiba em no setor de radiologia do Hospital São Vicente.
Enaltecer aos acadêmicos de medicina as habilidades e reconhecimento da importância do rim para a homeostase humana por via dos três pilares de conhecimentos propostos pela liga (aulas teóricas, iniciação científica e estágios).
Proporcionar discussões multidisciplinares de casos clínicos e laboratoriais nas diferentes vertentes da Imunologia: Câncer; Autoimunidade e Autoinflamação; Alergias; Infecções; Parasitologia; Imunologia básica; Imunopatologia; Métodos laboratoriais em Imunologia; Imunologia Médica. Promover aos alunos o contato clínico com o ambulatório e enfermaria de doenças imunomediadas e imunológicas no Hospital Pequeno Príncipe – com a equipe de Imunologia Pediátrica Clínica. Promover aos alunos o contato bioquímico com o laboratório voltado à imunologia clínica.
Possibilitar aos acadêmicos de Medicina o desenvolvimento do raciocínio clínico voltados para área de endocrinologia e metabologia por meio de três pilares essenciais: ensino teórico, práticas voluntárias e iniciação científica.
Desenvolver habilidades essenciais aos estudantes de Medicina, para sua formação, aprendizado e aprofundamento do conhecimento acadêmico acerca do paciente cirúrgico, técnicas operatórias e na área de atendimento de urgência e emergência no atendimento cirúrgico em pronto-socorro.
Oferecer a todos estudantes dos cursos da saúde, aporte teórico-prático-científico no atendimento pré-hospitalar, dando a oportunidade de acompanhar o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) através do acompanhamento de plantões, aulas quinzenais sobre o tema e elaboração de trabalhos científicos.