Projetos de extensão
Os Projetos de Extensão (PE) se caracterizam pela interação interprofissional e interdisciplinar da comunidade acadêmica com a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as situações presentes no contexto social. Conforme a Resolução do MEC nº 7/2018, tem por objetivo a formação profissional cidadã, crítica e responsável por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e pesquisa.
De acordo com a Resolução nº 008/11 – CA da FPP em seu Artigo 3º, estabelece que “as atividades de extensão desenvolvem-se por meio de política de contínuo aperfeiçoamento técnico-científico e envolve diferentes ações entre o ensino, a pesquisa e a inter-relação solidária destas atividades, priorizando atender às necessidades da sociedade, fomentando o exercício da cidadania”.
A FPP por meio do PESC propõe ações em diferentes contextos de atuação, envolvendo distintas áreas de conhecimento, sendo que as propostas são multidisciplinares, tendo como eixos de atuação a Educação em Saúde e Cultura, o Cuidado em Saúde, a Sustentabilidade Social e Planetária.
Os projetos de extensão que compõem o PESC contribuem para a análise crítica dos problemas de saúde/sociais da comunidade e de estratégias de ensino e pesquisa, que possam modificar a atenção às demandas de natureza profissional e educacional. Favorece a construção compartilhada de planos de ação, aplicação de ferramentas de acompanhamento e avaliação, bem como a criação de espaço de diálogo entre os envolvidos.
Entre os objetivos do PESC tem-se, desenvolver e aprimorar ações em todas as instâncias, criando projetos inovadores; realizar intervenções solidárias capazes de estabelecer vínculos entre as necessidades da sociedade e o conhecimento acadêmico; favorecer a reflexão crítica da realidade por meio da problematização. Ainda, reafirma o compromisso de trabalhar em parceria com outros atores da área da saúde para contribuir com a melhoria do sistema de saúde e da saúde das pessoas através da sua missão de educação e pesquisa.
Possibilita aos acadêmicos descobrir as necessidades sociais, buscando mecanismos que inter-relacionem a academia e a sociedade, com vistas ao desenvolvimento da consciência social e política na formação de profissionais-cidadãos.
Nesta perspectiva, fomenta-se o espírito crítico e solidário, incitando docentes e discentes a problematizar diferentes realidades em busca da ampliação de conhecimentos e práticas que possam contribuir para a transformação e melhoria das mesmas.


