Notícias – Faculdades Pequeno Príncipe

Notícias

Confira o Edital de Residências – SMS de São José dos Pinhais

Confira AQUI o Edital do Processo Seletivo de Residências Multiprofissionais da Secretaria Municipal da Saúde de São José dos Pinhais.

A FPP traz o conhecimento tecnológico, científico e humano já consolidados nos anos de experiência do Hospital Pequeno Príncipe, para a formação profissional no campo da saúde.

Fies divulga Edital de vagas remanescentes

Já está disponível o edital com o cronograma de preenchimento das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2017.

Confira AQUI as informações referentes ao calendário e regras para participar do processo seletivo.

Professora de Medicina da FPP apresenta trabalho em Helsinki

A Professora de Medicina da FPP Dra. Andrea Novelino, apresentou seu trabalho feito com a estudante de Medicina Bruna Leite Moreira Alves na Conferência da Association for Medical Education in Europe, em Helsinki, Finlândia.

O evento aconteceu entre os dias 26 e 30 de agosto e o trabalho apresentado tratou sobre o uso de modelos em massa de biscuit para a aprendizagem da técnica de coleta de amostra para o exame Papanicolau.

Estudantes de Medicina da FPP participam de Congresso no Peru

Os estudantes da primeira turma de Medicina da FPP, Gabriela de Araújo e Marcelo Tsuyoshi Yamane, apresentaram seus trabalhos no 5º Congreso Iberoamericano de Medicina Familiar y Comunitaria.

O evento aconteceu em Lima, Peru, nos dias 16, 17, 18 e 19 de agosto.

Gabriela apresentou o trabalho “Integração Ensino e Comunidade: Vivência e Práticas de Estudantes de Medicina” em formato pôster. Marcelo apresentou o trabalho “Projeto Viversus Paraná: Vivência no Sistema Único de Saúde Brasileiro”, também em formato pôster.

A FPP estimula a produção de pesquisas científicas e acadêmicas e parabeniza os estudantes pela apresentação de seus trabalhos!

Programas de Residência FPP: confira as datas dos processos seletivos

As residências da Faculdades Pequeno Príncipe irão abrir os processos seletivos nos meses de setembro a dezembro, para ingresso em 2018.

A FPP traz o conhecimento tecnológico, científico e humano já consolidados nos anos de experiência do Hospital Pequeno Príncipe, para a formação profissional no campo da saúde.

Residências Multiprofissionais da Secretaria Municipal da Saúde de São José dos Pinhais

 

 

 

 

 

Residências Multiprofissionais da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba

 

 

 

 

 

 

Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente

 

 

 

 

 

Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente

 

 

 

 

A FPP também é formadora dos Residentes do Hospital Pequeno Príncipe. São mais de 30 especialidades oferecidas, focadas na pediatria e o processo seletivo está previsto para o final do ano.

Para mais informações, é necessário que os respectivos editais sejam liberados.

 

Observação: as datas acima são passíveis de mudança. A informação definitiva será disponibilizada nos editais de cada residência.

 

Estudante da FPP apresenta trabalho em Tóquio

A egressa de Enfermagem e pós graduanda da FPP, Milena da Costa apresentou seu trabalho Epidemiological investigation of intentional exogenous intoxication among adolescents in the city of Curitiba Brazil no 21st International Epidemiological Association (IEA) World Congress of Epidemiology, em Tóquio, no Japão.

O evento sobre epidemiologia aconteceu entre os dias 19 e 22 de agosto.

 

FPP recebe Ônibus Lilás, da Casa da Mulher Brasileira

No dia 17 de agosto, a FPP recebeu o Ônibus Lilás, da Casa da Mulher Brasileira. O Ônibus Lilás procura divulgar e informar a população sobre a Casa da Mulher Brasileira, espaço humanizado que integra no mesmo ambiente serviços especializados no atendimento a todos os tipos de violência contra as mulheres, como acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, Juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, cuidado das crianças e central de transportes.

A Professora Dra. Ivete Zagonel, Diretora Acadêmica da Faculdades Pequeno Príncipe, comenta a importância da vinda do ônibus para a instituição. “A Casa da Mulher Brasileira é parceira da FPP e o Ônibus Lilás veio conscientizar, instruir e informar nossos estudantes, professores e equipe técnico-administrativo sobre os riscos da violência doméstica, intrafamiliar da mulher e como nós podemos agir diante do atendimento em uma circunstancia de violência”, explica. “Somos uma instituição da área da saúde, é importante a formação dos estudantes para que possam atuar de forma correta, respeitosa e com o encaminhamento certo desta vítima”, conclui.

Para mais informações, acesse o site da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres aqui ou da Prefeitura de Curitiba aqui.

 

Violência contra a mulher no Brasil

Os números sobre violência contra a mulher no país são alarmantes. Uma pesquisa feita pelo Datafolha em 2016 aponta que 503 mulheres sofrem algum tipo de violência por hora no país. Das mulheres que participaram da pesquisa, 61% das vítimas sofreram agressões por conhecidos, sendo 32% companheiros ou ex-companheiros.

Só em São Paulo, de janeiro a junho de 2017, um terço das mulheres assassinadas no estado foram vítimas de maridos e companheiros, o chamado feminicídio.

Em caso de dúvida ou denúncia, ligue 180.

Fonte: Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Inscreva-se para a III Oficina de Empregabilidade

III Oficina de Empregabilidade oferecida pelo Núcleo de Empregabilidade da FPP será desenvolvida ao longo de cinco encontros no segundo semestre de 2017.

O primeiro encontro será no dia 30 de agosto, das 15h às 17h na sala 8, bloco 4. Neste dia, os alunos terão a oportunidade de elaborar seu currículo e participar de um processo seletivo simulado.

Nos dias 06/09, 13/09, 20/09 e 26/09  novos encontros da oficina irão acontecer das 15h às 17h com as seguintes atividades: entrevistas simuladas, testes de empregabilidade, rodas de competências e coaching profissional.

São 25 vagas. As inscrições podem ser realizadas de 21/08 até o dia 25/08 na secretaria.

 

Inscrições: 21/08/2017 à 25/08/2017

25 vagas com lista de espera

Recepção – Bloco 1

Datas: 30 de agosto, 06, 13, 20 e 26 de setembro

Público Alvo: Alunos de graduação.

 

Será fornecido certificado de horas de extensão.

Estudantes participam de atividade de Roda de Competências na última Oficina de Empregabilidade

Docente e estudantes da FPP participam de XI Simpósio Brasileiro de Farmacognosia e XVI Simpósio Latino-americano de Farmacobotânica

Estudantes do curso de Farmácia e Biomedicina, do mestrado da FPP e a Professora Me. Graziele Mancarz participaram do evento XI Simpósio Brasileiro de Farmacognosia e XVI Simpósio Latino-americano de Farmacobotânica, que aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de agosto na UFPR.

A Professora Graziele apresentou um pôster com parte da sua pesquisa de doutorado da FPP. As alunas de graduação Laressa C. Laba e Elaine C. P. Silva também apresentaram pôsteres, referentes a seus trabalhos de conclusão de curso orientados pela Profa Graziele. Além disso, participaram, com as alunas Rafaela G. Pozzobon e Melina de Santi Pazzim, de uma oficina sobre desenho micrografico para reconhecimento de drogas vegetais com professoras da Universidade de Rosalio, na Argentina.

Professora Graziele comenta a importância do evento para as graduandas, pesquisadores e docentes. “É um momento único de aprendizagem, que nos possibilita conhecer o que os pesquisadores do mundo inteiro estão trabalhando, ter acesso às mais novas tecnologias, além do networking”, diz. “Para as alunas é muito enriquecedor, pois trouxe outra visão da pesquisa, do mundo científico, fora a possibilidade de apresentar um trabalho de suas próprias autorias em um evento internacional. O evento também me proporcionou um aprendizado como docente, pois participei de discussões e mesas redondas, sobre o ensino em Farmacognosia, uma das disciplinas que leciono na FPP para o curso de Farmácia”, conclui.