Notícias – Faculdades Pequeno Príncipe

Notícias

Veja a lista de cursos para o 1° semestre

Início de ano é o período perfeito para colocar em prática as metas planejadas para os próximos 12 meses, não é mesmo? E se uma das suas resoluções para 2019 é investir nos estudos e na carreira, a Faculdades Pequeno Príncipe pode te ajudar a concretizar os seus planos.

Estão abertas as inscrições para os cursos de extensão da FPP. Ao todo,  18 cursos estão sendo ofertados nesse primeiro semestre de 2019, todos com carga horária de 16 horas, com exceção do curso  de Competências Comunicativas em Inglês na área da saúde, que possuí carga horária de 24 horas.

Confira a lista dos cursos de extensão para o 1º semestre/2019:

  • Feridas em pediatria e cuidados intensivos neonatais

Data: 16 e 17 de fevereiro/2019

Total de vagas: 05

INSCREVA-SE AQUI

 

  • Farmácia clínica nos distúrbios do sistema nervoso central

Data: 16 e 17 de fevereiro/2019

Total de vagas: 05

INSCREVA-SE AQUI

 

  • Unidade de terapia intensiva (psicologia)

Data: 16 e 17 de fevereiro/2019

Total de vagas: 10

INSCREVA-SE AQUI

 

  • Teoria e prática de síndromes mielodisplásicas na hematologia

Data: 23 e 24 de fevereiro/2019

Total de vagas: 03

INSCREVA-SE AQUI

 

  • Ambulatório e grupo operativo

Data: 23 e 24 de fevereiro/2019

Total de vagas: 05

INSCREVA-SE AQUI

 

  • Competências Comunicativas em inglês na área da saúde

Data: 12 de março a 18 de junho/2019

INSCREVA-SE AQUI

 

  • Catástrofes e desastres (psicologia)

Data: 16 e 17 de março/2019

Total de vagas: 10

INSCREVA-SE AQUI

 

  • Clínica de hamato-oncologia e transplante de medula óssea

Data: 16 e 17 de março/2019

Total de vagas: 10

 

  • Farmácia clínica em hamatologia/oncologia

Data: 16 e 17 de março/2019

Total de vagas: 05

INSCREVA-SE AQUI

 

  • Prática de anemias- métodos laboratoriais na hematologia

Data: 30 e 31 de março/2019

Total de vagas: 03

INSCREVA-SE AQUI

 

  • Cuidados de enfermagem em dor em pediatria e cuidados intensivos neonatais

Data: 13 e 14 de abril/2019

Total de vagas: 05

INSCREVA-SE AQUI

 

  • Farmácia clínica nos distúrbios cardiológicos

Data: 13 e 14 de abril/2019

Total de vagas: 05

INSCREVA-SE AQUI

 

  • Hemostasia e seminários de lâminas na hematologia

Data: 27 28 de abril/2019

Total de vagas: 03

INSCREVA-SE AQUI

 

  • Psicologia na saúde mental NASF e ferramentas

Data: 13 e 14 de abril/2019

Total de vagas: 05

INSCREVA-SE AQUI

 

  • Biossegurança e controle de qualidade nos laboratórios de análises clínicas

Data: 18 e 19 de maio/2019

Total de vagas: 05

INSCREVA-SE AQUI

 

  • Cuidados paliativos em psicologia

Data: 18 e 19 de maio/2019

Total de vagas: 05

INSCREVA-SE AQUI

 

  • Distúrbios hematológicos em pediatria e cuidados intensivos neonatais

Data: 18 e 19 de maio/2019

Total de vagas: 05

INSCREVA-SE AQUI

 

  • Farmácia Clínica no acompanhamento farmacoterapêutico de doenças crônicas

Data: 08 e 09 de junho

Total de vagas: 05

INSCREVA-SE AQUI

 

Inscrições abertas até o dia 25/02

Com início das aulas no dia 12 de março, curso terá carga horária de 24 horas

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão em Competências Comunicativas em inglês na área da saúde, no total  serão disponibilizadas 30 vagas.  Com inscrições abertas até o dia 25/02, as aulas têm   início  no dia 12/03 e ocorrerão semanalmente.

O curso, com foco no vocabulário da saúde, é voltado para os estudantes das graduações de Medicina, Biomedicina, Farmácia, Enfermagem e Psicologia. Uma vez que os cursos livres de inglês não abordam o idioma por esse viés, já que se trata de uma linguagem restrita as classes profissionais. A carga horária do curso é de 24 horas, com investimento de R$390,00 (à vista, boleto bancário). Além disso, haverá certificado de participação para os alunos que frequentarem 100% das aulas.

O único pré-requisito para cursar a disciplina é que o interessado tenha o certificado de inglês nível B1. Os interessados deverão encaminhar para o email: tatiana.forte@fpp.edu.br a cópia do certificado para que sua inscrição seja validada.

INSCRIÇÕES: CLIQUE AQUI

Janeiro Roxo: campanha alerta para o tratamento precoce da hanseníase

Brasil é o segundo país com maior incidência da doença no mundo

Conscientizar a população para o tratamento de uma das enfermidades mais antigas da humanidade. Este é o objeto da campanha Janeiro Roxo, que aborda questões relativas à hanseníase.

A lepra, como é popularmente conhecida, é uma doença crônica e transmissível que se manifesta, principalmente, por meio de lesões na pele e sintomas neurológicos como dormência e diminuição de força nas mãos e pés. Sua evolução depende muito do sistema imunológico da pessoa infectada, após a infecção os primeiros sinais e sintomas levam, em média, de 2 a 7 anos para se manifestar           .

O paciente infectado pode apresentar manchas claras, róseas ou avermelhadas no corpo e, na maioria dos casos, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio ou tato. Além disso, febre, edemas e dor nas juntas, ressecamento dos olhos, caroços na pele, dormência, diminuição de força e inchaço nas mãos e pés são alguns dos sintomas da doença.

Números no Brasil

O último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde sobre a doença revela que o Brasil ocupa a 2ª posição do mundo entre os países que registram casos da doença. Em 2016 foram identificados 25,2 mil novos casos da patologia, o que presenta 11,6% do total global de novas ocorrências.

A hanseníase é transmitida pelas vias áreas superiores (tosse ou espirro), por meio do convívio próximo e prolongado com uma pessoa doente sem tratamento.

O tratamento é feito com associação de antibióticos, sendo a primeira dose mensal supervisionada pelo profissional de saúde e as demais realizadas pelo próprio paciente.

Informações: Sociedade Brasileira de Dermatologia e site Minha Vida

Confira o edital do processo seletivo

Inscrições vão do dia 5 ao dia 12 de fevereiro e serão realizadas pela internet

Já está disponível o edital com o cronograma de preenchimento de vagas pelo Fundo de Financiamento Estudantil – Fies referente ao primeiro semestre de 2019. Neste ano, as inscrições, que serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do Fies – FiesSeleção,  têm início no dia 5 de fevereiro e vão até o dia 12 de fevereiro, às 23 horas e 59 minutos (horário oficial de Brasília – DF).

O processo seletivo ocorrerá em chamada única e o resultado da pré-seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro. Os candidatos não pré-selecionados na modalidade Fies constarão na lista de espera a ser utilizada para fins de preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas, observada a ordem de classificação nos termos do disposto no item 2 do edital.

A pré-seleção dos candidatos participantes na lista de espera ocorrerá no período de 20 de fevereiro até dia 31 de março.

Clique aqui para acessar o Edital do Processo Seletivo Fies 2019/1.

Confira o Edital do processo seletivo ProUNI 2019

As inscrições começam no dia 29 de janeiro e vão até o dia 1º de fevereiro

Neste ano, as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos – ProUni referente ao primeiro semestre de 2019 serão efetuadas em etapa única, exclusivamente pela internet, no site do Programa. O período de inscrição vai do dia 29 de janeiro até 1º de fevereiro, às 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília – DF).

O resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados, nos termos do art. 12 da Portaria Normativa MEC nº1, de 2015, estarão disponíveis na página do ProUni na internet, nas seguintes datas:

Primeira chamada: 4 de fevereiro de 2019.

Segunda chamada: 18 de fevereiro de 2019.

É importante lembrar que o candidato pré-selecionado deverá comparecer à respectiva IES para comprovação das informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, nas seguintes datas:

Primeira chamada: de 4 a 12 de fevereiro de 2019.

Segunda chamada: de 18 a 25 de fevereiro de 2019.

Clique aqui para acessar o Edital do Processo Seletivo ProUni 2019/1.

Confira a última Edição!

O Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe divulgam o Volume 19, nº 2, da REpS,  Revista Espaço para Saúde.
Confira AQUI a última Edição!

Orientações sobre o preparo e o envio dos manuscritos, processo de julgamento pelo corpo editorial e outros detalhes sobre a submissão de artigos para o Volume 20,  serão divulgadas em nova chamada pública. Aguardem!

Inscrições abertas para o curso de Formação Docente!

As inscrições para a pré-seleção para cargos futuros de professor no Curso de Medicina, com ingresso no segundo semestre de 2019,estão abertas!
Para conferir o edital integral e as datas do Curso de Formação Docente, clique AQUI (errata 09/02/2019).
A pré-seleção conta com três fases:
1ª fase – inscrição dos interessados, incluindo carta de intenção para atuar na docência nesta instituição, documentação comprobatória de formação, aperfeiçoamento e outros conforme relação no Anexo 1.
2ª fase – seleção dos currículos para inscrição ao Curso de Formação Docente e Preceptor com ênfase em Metodologias Ativas voltado às necessidades da instituição.
3ª fase – participação no Curso de Formação Docente e Preceptor com ênfase em Metodologias Ativas, com duração de 56 horas, a ser realizado a partir do mês de abril/2019 com periodicidade quinzenal (às sextas feiras de 18:00 às 22:00 e sábados de 8:00 às 12:00). Frequência mínima de 75% para obtenção do certificado, sendo este, um dos critérios de seleção à Docência.As inscrições serão realizadas no período de 10/01/2019 a 11/03/2019 e devem ser protocoladas na recepção da FPP.
Informações importante:
– Não haverá nenhum custo aos candidatos.
– O Curso disponibiliza 60 vagas.
– Datas do Curso de Formação Docente e Preceptor com ênfase em Metodologias Ativas:

FASE 1 (Temas de Metodologias Ativas)05 e 06 de abril/19
12 e 13 de abril/19
17 e 18 de maio/19
24 e 25 de maio/19

OBS: Para os docentes que já realizaram o curso de metodologias ativas na FPP podem optar em não fazer esta etapa.

 

FASE 2 (Temas de Preceptoria)

 07 e 08 de junho/19
28 e 29 de junho/19
05 e 06 de julho/19

OBS:
1) Para os docentes que já realizaram o Curso de Preceptoria na FPP podem optar em não fazer esta etapa.
2)Os candidatos que não realizaram alguma das etapas anteriores na FPP devem participar da totalidade da programação.

Mais informações pelo telefone 3310-1500.

TURMA FAG – CONFIRA AQUI O RESULTADO!

O Programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ensino nas Ciências da Saúde divulga o resultado do processo seletivo Turma FAG 2019.

Para acessar a lista de aprovados, CLIQUE AQUI.

Os candidatos aprovados deverão fazer suas matrículas através do link que será enviado de 11/12/2018 à 20/12/2018.
No ato da matrícula o candidato deverá ler e aceitar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
Após o aceite on-line, deverá gerar o boleto referente à primeira parcela do Contrato e fazer a quitação até a data do vencimento em horário de expediente bancário.
A efetivação da matrícula está condicionada ao pagamento da primeira parcela e entrega ou postagem nos Correios dos documentos abaixo até o dia 21/01/2019:

● Duas fotos 3×4;
● Fotocópia auten7cada do Diploma de Graduação ou documento
comprobatório de conclusão de Curso;
● Fotocópia auten7cada do Histórico Escolar da Graduação;
● Curriculum Vitae no formato la;es;
● Fotocópia auten7cada de RG e CPF;
● Fotocópia do Comprovante de Residência;
● Fotocópia auten7cada do Título de Eleitor;
● Fotocópia auten7cada da Cer7dão de Nascimento ou Casamento;
● Fotocópia auten7cada do Cer7ficado de Reservista (quando couber).