Notícias – Faculdades Pequeno Príncipe

Notícias

Inscrições até 06 de março

Já estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão de Competências Comunicativas em Inglês na Área da Saúde. O objetivo do curso é trabalhar o uso da língua inglesa com foco no vocabulário de saúde por meio de aulas expositivas/dialogadas e simulações em estações práticas em laboratório.

As aulas começam no dia 17 de março e vão até o dia 09 de junho, sempre as terças-feiras das 19h às 21h. O cronograma inclui aulas sobre anamnese, exame físico, saúde pública, saúde mental, cirurgia, entre outros. Participantes com 75% de frequência, das 24 horas de carga-horária, receberão certificado. INSCREVA-SE AQUI

O investimento é de R$387,00 à vista no boleto ou três parcelas de R$129,00 no cartão de crédito, neste valor já está incluído o material didático composto por apostilas de exercícios. Lembrando que o único pré-requisito para participar das aulas é ter compreensão, comunicação e leitura básica na língua inglesa.

 

FPP e Corpo de Bombeiros se unem no combate ao afogamento

Junto com o verão e as altas temperaturas chega também a preocupação com os casos de afogamentos. Afinal, o calorão é um convite para que os banhistas se refresquem no mar e em rios, mas também em locais impróprios para o banho como as cavas.

Atenta a este cenário e, principalmente, à importância de alertar a população com relação a este perigo, a Faculdades Pequeno Príncipe patrocinou a produção de alguns materiais que estão sendo utilizados pelo Corpo de Bombeiros do Paraná durante a Operação Verão deste ano. Painéis com orientações claras e objetivas sobre as principais demandas dos oficiais foram instalados em pontos estratégicos do nosso litoral: Hospital de Matinhos, Hospital de Paranaguá, Pronto Socorro de Shagrilá, Base do Samu em Paranaguá e Pronto Socorro de Guaratuba. Além do Quartel do Corpo de Bombeiros, base da Operação Verão do Paraná, em Matinhos.

Os painéis contêm informações sobre: Classificação e Tratamento do Afogado, Ressuscitação Dentro da Água, Incidente com Água-Viva e Caravela, Protocolos de Mau Tempo, Comunicação Via Rádio e Pouso de Helicóptero na Areia. Os oficiais também podem ter acesso a essas informações por meio dos cards que foram entregues no início da Operação.

Para Cristiane Hayashi, coordenadora de Marketing da FPP, a iniciativa contribui para um verão mais seguro para todos. “O objetivo da FPP é ajudar a diminuir os índices de afogamento através de ações de prevenção, com informações a sociedade, aliadas a ações com a equipe do Corpo de Bombeiros, que está a frente nestes salvamentos.Nosso papel é ajudar a corporação a cumprir o seu tão importante papel que é o de salvar vidas, e que está em consonância a nossa missão”, disse.

“A iniciativa de apoiar o corpo de bombeiros na operação verão surgiu de uma conversa com o Prof. João Claudio Campos Pereira, Professor de Medicina da FPP e Diretor Médico do SAMU Litoral, que nos contou sobre o intenso trabalho de todas as equipes envolvidas na operação para salvar vidas de vítimas de afogamento. Um trabalho importantíssimo, pois os números são alarmantes, um exemplo é que a segunda maior causa de morte de crianças de 1 a 4 anos de idade por trauma, é o afogamento”, complementa Cristiane.

Além dos materiais visuais também foram entregues 60 lycras para o projeto Surf Salva, que capacita surfistas para que possam auxiliar os Guarda-Vidas no atendimento de vítimas. “A Operação Verão termina oficialmente no dia 1°de março, então boa parte dos postos de guarda-vidas serão fechados, consequentemente reduzindo o número do nosso efetivo. Por tanto, a presença destes surfistas é fundamental”, afirma o Major Jonas Benghi Pinto.

Operação Verão 2020

Desde o início da Operação foram registrados quatro afogamentos no nosso litoral. Os números mostram uma queda nas ocorrências deste tipo em relação ao mesmo período de 2019, num comparativo houve uma queda de 70% no número de mortes por afogamento no primeiro mês de operação. O estado vem na contramão do restante do país, os números de afogamentos em estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, por exemplo,  já são três vezes maior do que a média de todo o ano passado.

Menor tempo de exposição e maior conscientização por parte da população estão entre os fatores que, segundo o Major, justificam essa redução. Além disso, neste ano o Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas promoveu algumas novidades operacionais visando a redução no número de ocorrências, como heliponto próprio e rampa de acesso ao Pronto Socorro de Matinhos.

Neste ano também foram realizadas operações noturnas, as ações estão sendo realizadas de sexta-feira a domingo em eventos com grande concentração de pessoas. As decolagens partem de três locais pré-estabelecidos nos municípios de Matinhos, Guaratuba e Paranaguá. “O voo noturno é essencial para o serviço de emergência, visto que não existe hora certa para a ocorrência que necessite de intervenção de equipe especializada”, afirma Tenente e Relações Públicas da Operação, Maikon Correa.

Para o diretor médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do litoral e docente da FPP, João Cláudio Campos, neste primeiro momento os voos noturnos estão funcionando como um “teste” para as próximas operações. “Esse serviço é relevante, pois existe a necessidade de darmos suporte à população, também neste período. Durante a noite o trabalho exige mais atenção pelas diferenças operacionais. Nosso primeiro plantão noturno foi bem sucedido e estudaremos a possibilidade de realizar esse trabalho noturno no próximo ano”, explica.

 

FPP faz parte da campanha “Juntos por um mundo livre”

Idealizada pela Rádio Mundo Livre campanha realiza ações que promovem a conscientização da população para a mudança de hábitos, redução do lixo e combate a poluição

Sabe aquele copo plástico que usamos para tomar um cafezinho entre um intervalo e outro durante o dia? Ele pode até parecer inofensivo, mas os cinco minutos que você leva para consumir seu café deixará vestígios pelos próximos 400 anos. É isso mesmo, quatro séculos é o tempo que o plástico pode levar para se decompor na natureza.

Embora a reciclagem seja uma das soluções para este problema, na prática não é bem isso o que acontece, já que pouco mais de 1% deste material é reciclado. Os dados são de um estudo realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês), o relatório “Solucionar a Poluição Plástica – Transparência e Responsabilização”, apresentado no ano passado, ainda mostrou que o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, cerca de 11.355.220 milhões de toneladas são produzidos por ano no país.

Devido à alta produção e ao descarte incorreto, boa parte destes resíduos vão parar nos oceanos. O relatório ainda aponta que o volume de plástico que chaga aos oceanos todos os anos é de, aproximadamente, 10 milhões de toneladas.

Diante deste cenário o projeto “Juntos por um Mundo Livre”, idealizado pela Rádio Mundo Livre, surgiu em 2018 com o objetivo de conscientizar os banhistas que frequentam o litoral paranaense. Neste ano, o projeto ganhou um reforço e conta com o apoio da FPP, que tem justamente como um de seus valores a sustentabilidade.

“Participar junto com um grande veículo de comunicação do Paraná e contribuir para a conscientização da população, sobre este tema tão importante para o planeta, é muito gratificante e recompensador”, afirma a Coordenadora de Comunicação e Marketing da FPP, Cristiane Hayashi.

Cristiane ainda reforça que o conceito abordado durante a campanha vem de encontro ao trabalho desenvolvido pela Instituição.  “Este projeto está extremamente em sinergia com a FPP, pois a sustentabilidade é um dos nossos valores. Desta forma estamos contribuindo para uma sociedade mais saudável e também sustentável, pois reconhecemos que precisamos cuidar do nosso meio ambiente para poder cuidar da saúde das pessoas, pois não existe vida sem um ambiente saudável”, conclui.

A Campanha           

Atuação em mutirões de limpeza com coleta, conscientização da população, destinação correta dos resíduos e transformação daqueles que não podem ser reciclados fazem parte das ações desenvolvidas pelo projeto. Além da FPP, a iniciativa conta com a participação da Beegreen, Mares Limpos, WWF e Impact Hub, Parceiros do Mar, Eco Local Brasil e Carbo Brasil.

Quatro das sete ações que fazem parte do cronograma do projeto já foram realizadas. As ações já passaram pelas praias de Guaratuba, Caiobá, Praia de Leste e Balneário de Ipanema. Os dois próximos encontros acontecem em Curitiba, nas Ruínas de São Francisco, nos dias 09 e 16 de fevereiro. Na oportunidade serão promovidos mutirões de limpeza e oficinas de compostagem para resíduos orgânicos. Já o encerramento acontece no dia 25 de fevereiro durante mais um mutirão de limpeza e atividades de conscientização, na Praia Central de Guaratuba.

Vale ressaltar que todo o lixo recolhido durante os mutirões de limpeza são descartados de forma correta e certificada, priorizando a sobrevida e reuso de todos os resíduos coletados, que posteriormente são transformados em mesas, vasos de plantas, bancos de praça, placas de trânsito, entre outros objetos.

 

Imagens: Divulgação Rádio Mundo Livre.

Confira o resultado da 1ª fase

Vagas são para ingresso no primeiro semestre de 2020 para 3º e 4º períodos

O edital com o resultado da primeira fase do Processo Seletivo de Transferência para o curso de Medicina já está disponível, para acessá-lo CLIQUE AQUI.

As vagas deste processo seletivo são destinadas para 3º e 4º períodos, com início ainda neste primeiro semestre. Lembrando que os candidatos aprovados nesta primeira fase devem incluir no “Ambiente do Candidato” a documentação especificada no Edital até  o dia 21 de fevereiro de 2020.

Além da prova objetiva, o processo de seleção de transferência externa também inclui a análise do histórico escolar com os planos de ensino da instituição onde o estudante está matriculado.

GABARITO – CLIQUE AQUI.

AMBIENTE DO CANDIDATO – CLIQUE AQUI.

 

 

Confira o Edital do processo seletivo

Já está disponível o Edital do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) referente ao primeiro semestre de 2020. Conforme consta em edital, as inscrições serão realizadas em única etapa exclusivamente pela internet, no site http://prouniportal.mec.gov.br/, no período de 28 de janeiro até 31 de janeiro de 2020.

Lembrando que para se inscrever é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referente a edição de 2019. O processo seletivo será constituído de duas chamadas, sendo que a divulgação dos resultados acontece nos dias 4 de fevereiro 2020 e 18 de fevereiro de 2020, primeira e segunda chamada respectivamente.

Para ter acesso a lista completa dos critérios para participar do processo seletivo e demais informações confira o edital completo – CLIQUE AQUI.

 

 

Período de inscrição: de 08 de janeiro a 04 de fevereiro de 2020

A Faculdades Pequeno Príncipe torna público o Edital do processo seletivo destinado a selecionar candidatos ao preenchimento das vagas remanescentes no curso de Enfermagem da FPP, para ingresso no primeiro semestre de 2020.

As inscrições para o Vestibular Agendado 2020 vão do dia 08 de janeiro a 04 de fevereiro de 2020. INSCREVA-SE AQUI 

As provas serão realizadas na FPP, conforme o cronograma abaixo:

Mais detalhes sobre o processo seletivo, confira o EDITAL COMPLETO.

 

Docente da FPP participa do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Resgate

Competição serviu como seletiva para o Desafio Mundial de Resgate (World Rescue Challenge) 2020

Entre os dias 04 a 07 de dezembro Brasília foi palco do 4ª Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Resgate, organizado pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (Abres) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. O Desafio reuniu profissionais experientes da área, incluindo o docente da FPP e diretor médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Dr. João Cláudio Campos Pereira, participou da iniciativa representado o litoral paranaense.

Durante o Desafio, Pereira integrou a equipe de avaliadores.  “Este evento é extremamente importante para o desenvolvimento das equipes de atendimento pré-hospitalar de todo o Brasil. Desde a primeira edição, em 2016, pudemos observar o crescimento exponencial das equipes de todos os locais. Com a melhora das técnicas e trocas de conhecimentos e uma forma sistematizada, o tratamento que prestamos nas ruas, será muito mais criterioso, efetivo e rápido”, avalia.

Esta etapa nacional serviu como seletiva para o Desafio Mundial de Resgate (World Rescue Challenge), que será realizado em Miami, na Flórida, em 2020. As equipes foram divididas em duas modalidades: Salvamento Veicular e Trauma. Ao todo, seis equipes se classificaram para o Desafio Mundial, sendo três por modalidade.

Durante as provas os participantes foram avaliados em cenários que simularam acidentes automobilísticos e situações diversas que culminam em traumas. Sendo necessário aos competidores a demonstração técnicas e procedimentos utilizados em ocorrências reais de salvamento veicular e atendimento pré-hospitalar.

“Os pontos altos são as avaliações que se baseiam em cheklists e que obrigam as equipes a seguirem um atendimento sistematizado e a troca de experiências com equipes de diversos estados, com discussões de protocolos e técnicas de resgate”, conta Pereira.

Além de Workshop para os avaliadores, o evento contou ainda com provas de salvamento veicular e trauma, exposição de viaturas, ferramentas, equipamentos e acessórios do CBMDF e outros órgãos públicos, estandes de empresas com exposição e venda de equipamentos e serviços de salvamento e atendimento pré-hospitalar, entre outras atividades.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá.

 

 

Nova edição da Revista Espaço Para a Saúde já está disponível

O volume 20, nº 2, da Revista Espaço Para a Saúde já está disponível. A publicação, criada nos anos 80 por pesquisadores e docentes do Paraná, reúne diversos artigos relevantes na área da saúde coletiva.

Nesta publicação, a revista traz cinco artigos inéditos: Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina; Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em farmácia clínica; Prontuário eletrônico como ferramenta de elaboração da SAE no serviço de urgência/emergência: Opinião dos enfermeiros; Determinantes da violência sexual infantil no estado do Paraná – Brasil; Falem bem ou falem mal: relação entre trabalho e qualidade de vida do agente comunitário de saúde.

A revista também traz três revisões: “Estratégias de coping e estresse ocupacional em profissionais de enfermagem: revisão integrativa; Atuação dos profissionais da equipe de enfermagem na farmacovigilância: revisão integrativa da literatura; A segurança no transporte do paciente crítico em ambiente intra-hospitalar: uma revisão integrativa.

REVISTA ESPAÇO PARA A SAÚDE – CLIQUE AQUI

Chamada Pública

A data para submissão de artigos para a próxima edição da Revista Espaço para a Saúde já está definida, será entre os dias 06 de janeiro a 06 de abril de 2020. Professores, profissionais da saúde, pesquisadores e alunos dos cursos (graduação e pós-graduação) da área da saúde podem participar e publicar pesquisas científicas de interesse da área de ensino e da saúde.

 

 

Processo seletivo para os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Psicologia

Período de inscrição será do dia 09/12/2019 a 24/01/2020, com taxa de inscrição no valor de R$100,00

A Faculdades Pequeno Príncipe torna público o processo para transferência externa e de reaproveitamento de curso. Os interessados têm do dia 09/12/2019 ao dia 24/01/2020 para realizar as inscrições, o presente processo irá selecionar acadêmicos para os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Psicologia para o primeiro semestre do ano que vem.

O processo de transferência externa é destinado aos alunos que estão em curso de graduação em outra Instituição. Já para o reaproveitamento de curso é necessário que o candidato já tenha concluído um curso de graduação em uma Instituição de Ensino no Brasil e seja portador de diploma, devidamente registrado.

Confira o Edital completo e tenha acesso a todos os detalhes do processo seletivo.

TRANSFERÊNCIA EXTERNA – INSCREVA-SE AQUI

REAPROVEITAMENTO DE CURSO – INSCREVA-SE AQUI