Notícias – Faculdades Pequeno Príncipe

Notícias

COMUNICADO FPP CORONAVÍRUS N.12 | GRADUAÇÃO | 28/05/2020

COMUNICADO FPP CORONAVÍRUS N.12

COMUNICADO FPP CORONAVÍRUS N.12 | GRADUAÇÃO | 28/05/2020

 

Prezados Estudantes e Familiares,

 

Em boletim enviado aos estudantes em meados do mês de abril, a FPP havia comunicado a previsão de retorno às atividades presenciais para o dia 15 de junho de 2020.

Não obstante os esforços empreendidos para tanto, no dia 25 do mês corrente a Secretaria Estadual Saúde emitiu a Resolução nº 743/2020, a qual prorroga os prazos estabelecidos na Resolução SESA n.°338/2020 enquanto subsistirem as medidas de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da COVID-19.

Em respeito às recomendações, a FPP decidiu manter as atividades remotas até o dia 26/06, com recesso entre os dias 29/06 a 18/07.

No dia 20/07, adiantando em uma semana a previsão do Calendário 2020, os estudantes retornarão para reposição de aulas práticas, estágios ou ensino clínico, a depender de deliberação das autoridades legais, e/ou para reinício das atividades acadêmicas.

Para que o retorno às atividades se dê de forma tranquila e segura, a FPP está organizando medidas de proteção e segurança, de acordo com as orientações dos órgãos oficiais.

Ainda que a situação presente esteja demandando grandes esforços e adequações, seguimos confiantes de que a sociedade brasileira conseguirá superar este momento com resiliência e esperança!

Patricia Forte Rauli,
Diretora Geral FPP

 

Datas importantes:

26/06/2020: finalização primeiro semestre/2020

29/06/2020 a 18/07/2020: recesso

20/07/2020: reinício das atividades acadêmicas

Avaliação disponível até o dia 5 de junho

Participação de acadêmicos e docentes é essencial para a construção de uma Instituição cada vez melhor

Acadêmicos e docentes já podem responder a “Avaliação de Aulas Remotas”, disponível no Prime até o dia 05 de junho, disponível no  WebAluno e WebProfessor.

A avaliação faz parte do processo de melhoria contínua proposto pela FPP e a participação da comunidade acadêmica é fundamental para isto. Neste semestre a avaliação é voltada para as aulas remotas postadas via AVA e Collaborate, que permite a interação entre estudantes e professores. 

Participe para uma FPP cada vez melhor!

Seleção para Programa de Iniciação Científica Voluntária

Vagas são direcionadas aos acadêmicos da graduação de Medicina

A Faculdades Pequeno Príncipe torna público o processo de seleção para o Programa de Iniciação Científica Voluntária para o projeto que envolve “A produção científica em Cirurgia Torácica como ferramenta do processo Ensino-Aprendizagem” sob orientação do Prof. Dr. Juliano Mendes de Souza, com duração de 12 meses.

São duas vagas direcionadas aos acadêmicos da graduação de Medicina. As inscrições deverão ser efetuadas pelo e-mail luciane.favareto@fpp.edu.br entre os dias 01/06 a 05/06 mediante o preenchimento de ficha de inscrição (anexo 1).

Podem se inscrever no processo seletivo alunos que estejam regularmente matriculados do 4º ao 7º período e que tenham disponibilidade para atividades online com o professor no período da tarde em pelo menos um dia da semana.

EDITAL COMPLETO AQUI.

Transmissão ao vivo no Instagram acontece amanhã, 27

Com participação da Direção Geral da FPP e representantes do Banco Santander iniciativa vai tirar dúvidas dos estudantes sobre o processo seletivo da bolsa de intercâmbio

As inscrições do processo que irá selecionar um acadêmico de graduação da Faculdades Pequeno Príncipe para o Programa de Bolsas Santander Ibero-Americanas já estão abertas e para tirar as dúvidas com relação ao processo acontece amanhã, 27, às 18h uma transmissão ao vivo no Instagram da FPP.

 A ideia da live é, além de divulgar a seleção, abrir espaço para que os estudantes possam conhecer mais sobre a iniciativa. Para tanto, participam da transmissão a Diretora Geral da FPP, Patrícia Forte Rauli, representantes do Banco Santander, João Dutra – superintendente da Regional Curitiba, Juliana Pugsley Monteiro – gerente geral da agência localizada no HPP e Carlos Matte – Gestor do Programa Santander Universidades, o Coordenador do Núcleo de Internacionalização, Prof. Dr. Rogério Saad Vaz, e os acadêmicos Marjorie Mezzaroba e Robson Slompo, selecionados nas últimas edições. O ao vivo será mediado pela Coordenadora de Comunicação e Marketing da FPP, Cristiane Hayashi.

Inscrições abertas!

Processo seletivo será 100% online com aproveitamento da nota do Enem ou Histórico Escolar

A Faculdades Pequeno Príncipe torna público os editais dos processos seletivos para o preenchimento de vagas para os cursos de graduação em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Psicologia, referente ao segundo semestre de 2020.

Conforme consta em edital, as inscrições para o Vestibular de Inverno 2020 da FPP começam nesta sexta-feira, 22, e vão até o dia 30/06. Neste ano, devido ao enfrentamento à pandemia Covid-19, o processo seletivo será 100% online, com classificação pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou Histórico Escolar.

Vale lembrar que a seleção para o curso de medicina levará em conta apenas o desempenho no ENEM (EDITAL)

Já para os demais cursos o candidato poderá utilizar a nota do ENEM (EDITAL) ou histórico escolar com apresentação de uma carta de motivação (EDITAL)

Inscrições pelo site: www.fpp.edu.br/vestibular.

A FPP

Uma das principais instituições dedicadas exclusivamente ao ensino da saúde no país, a FPP é referência na formação integral e humanizada de profissionais comprometidos com a excelência de ensino e com a investigação científica.

A Instituição é a unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe, que compreende também o Hospital Pequeno Príncipe, referência há quase um século no atendimento de crianças e adolescentes de todo o país, e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

 

Inscrições abertas para o programa Santander Ibero-Americanas

Processo selecionará um acadêmico para intercâmbio em universidades parceiras; prazo para inscrição é até o dia 28 de agosto

Já estão abertas as inscrições para o processo que irá selecionar um acadêmico da Faculdades Pequeno Príncipe para o Programa de Bolsas Santander Ibero-Americanas. Podem participar alunos dos cursos de graduação da FPP (medicina, farmácia, enfermagem, biomedicina e psicologia).

Os interessados têm até o dia 28 de agosto para realizar a inscrição. Todos os detalhes do processo seletivo estão descritos em edital. Clique aqui.

Excelência acadêmica e frequência na Instituição de Ensino Superior estão entre os requisitos do processo de seleção. Lembrando que podem participar todos os alunos que se enquadram nos critérios estabelecidos em edital, inclusive os beneficiados em programas de auxílio financeiro, como Fies e ProUni.

Vale ressaltar que devido a pandemia Covid-19 o acadêmico premiado só poderá ir ao país de destino a partir de 2021 (observando as normas/regras sanitárias vigentes).

Sobre o Programa

O programa investe em alunos de universidades de todo o Brasil para vivenciarem uma experiência internacional de até um semestre em um dos nove países da Ibero-América em que o Santander está presente: Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México e Uruguai.

A bolsa de estudos contempla o equivalente a 3 mil euros para apoiar o aluno nos gastos com o intercâmbio. Todos os inscritos terão acesso a um curso online gratuito de Experiência Internacional, que consiste em conteúdos práticos e simuladores interativos para ajudar a concretizar a sonhada experiência internacional. Os alunos que tiverem o melhor desempenho no curso, serão contemplados com uma bolsa de estudos Santander Ibero-Americanas.

Homenagem aos profissionais, professores, pesquisadores e estudantes da saúde

Em meio ao caos e colapso que uma pandemia pode trazer, profissionais da saúde estão na linha de frente lutando pela vida de desconhecidos. Vivem e sentem todos os dias a dor de uma doença que causa a perda de pais, mães, amigos e conhecidos de alguém.

Como instituição de ensino da área da saúde nos dedicamos ao exercício de aprender, ensinar e pesquisar. Acreditamos na humanização como aliada no processo técnico-científico, pois só assim conseguimos enxergar o próximo.

Aos profissionais, professores, pesquisadores e estudantes da área da saúde nossa singela homenagem e agradecimento. Vocês nos inspiram!

Clique aqui e assista ao vídeo!

Encerramento da lista de espera do PROUNI – Processo seletivo 1/2020

O prazo para envio da documentação, pelos estudantes, referente à etapa de Lista de Espera do PROUNI, se encerrará no dia 21 de maio

Após o recebimento do comunicado da Diretoria de Políticas e Programas de Graduação da Educação Superior do Ministério da Educação, do dia 12 de maio, informamos que, dadas as condições causadas pelo Covid-19, disponibilizamos o e-mail secretaria@fpp.edu.br como oficial e exclusivo da instituição, por onde receberemos a documentação comprobatória referente à etapa de Lista de Espera do Processo Seletivo do PROUNI, do primeiro semestre de 2020.

Atenção: os candidatos deverão encaminhar a documentação até o dia 21 de maio de 2020.

Clique aqui e confira o comunicado completo

Clique aqui e confira a relação dos documentos solicitados

Um ato seguro e necessário, mesmo em meio a pandemia

Hemocentros e serviços de hemoterapia adotam novas medidas de segurança para evitar queda nas doações

Em meio ao enfrentamento de uma pandemia e com medidas de distanciamento social para diminuir a propagação do novo coronavírus, os bancos de sangue veem seus estoques diminuir. Mas doar sangue continua sendo necessário e seguro.

A FPP, como instituição de ensino da área da saúde, reforça a importância deste ato. De acordo com o Ministério da Saúde, para receber os doadores, hemocentros e serviços de hemoterapia – onde também são feitas coletas e uso do sangue – estão preparados. Os locais têm redobrado a atenção com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies, além de disponibilizarem condições de lavagem de mãos, uso de antissépticos e acolhimento que minimizem a aglomeração.

Em Curitiba, por exemplo, os locais estão fazendo a coleta com horário agendado. No Hemepar o agendamento pode ser feito pelo site www.saude.pr.gov.br ou www.pia.pr.gov.br. O local ainda realiza o atendimento espontâneo, limitado a 30 senhas  entregues a partir das 7h30. No Hemobanco os atendimentos também estão sendo realizados por agendamento, pelo site www.hemobanco.com.br.

Vale lembrar que o uso de máscara em locais públicos se tornou obrigatório na capital paranaense desde o dia 16 de abril, após resolução publicada no Diário Oficial.

 

Salvando Vidas

O processo de coleta de sangue começa com o cadastro do doador e leva pouco mais de 1 hora. Em média, são coletados 450 ml de sangue, que só é liberado para transfusão após o resultado negativo dos testes sorológicos.

Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, por isso este ato simples e rápido é tão importante. Já pensou em ajudar alguém hoje? Confira as condições para doar sangue:

  •         Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam do consentimento dos responsáveis)
  •         Pesar, no mínimo, 50 quilos
  •         Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e não estar de jejum
  •         Grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente
  •         Esperar pelo menos 12 meses após a última tatuagem

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde com relação à Covid-19, são considerados inaptos para doação de sangue por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou ter tido contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados da doença.

A percepção de estudantes de medicina sobre a pandemia do COVID-19

A live será transmitida no dia 23 de maio, às 14h, no canal do YouTube IFMSA BRAZIL FPP

O Núcleo de Internacionalização da Faculdades Pequeno Príncipe, em conjunto com a IFMSA Brazil FPP, comitê local da organização estudantil, promovem o evento “Medical Students Perception during COVID-19 Pandemic”, ou traduzindo, Percepção de estudantes de Medicina durante a pandemia do COVID-19.

No dia 23 de maio, às 14h (horário de Brasília), estudantes de Medicina da França, Itália, Suíça e Brasil vão compartilhar suas realidades durante este período de pandemia. A transmissão será ao vivo no canal do YouTube da IFMSA BRAZIL FPP (https://www.youtube.com/channel/UCFjijTu8XRoJ_CcgpKClN8w) e o professor Rogerio Saad Vaz fará a abertura do evento.

A presidente da IFMSA Brazil FPP gestão 2020, Ariela Borgmann, fala como surgiu a ideia de realizar o evento. “A iniciativa partiu da vontade de compartilhar experiências de estudantes de medicina de diferentes países sobre o período de isolamento social e a pandemia de COVID-19 de forma geral. Assim, entrei em contato com estudantes de medicina da Itália, França e Suíça para que houvesse esse compartilhamento sobre quais são as medidas governamentais e das faculdades tomadas por cada país, bem como o que cada palestrante/estudante está fazendo para manter sua saúde mental salubre”, comenta.

Para assistir à live, inscreva-se: https://bit.ly/IFMSAFPPLive .“O evento será por meio de live, na língua inglesa. Espero ver vocês lá!”, convida Ariela.