Notícias – Faculdades Pequeno Príncipe

Notícias

Profissionais da Saúde são homenageados pela ONU

Secretário-geral da organização agradeceu o trabalho desenvolvido por médicos, farmacêuticos, enfermeiros e outros no combate ao novo Coronavírus

No Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, a Organização das Nações Unidas homenageou o trabalho de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos, parteiros, motoristas, profissionais de limpeza, administradores e outros profissionais que vem trabalhando arduamente contra o COVID-19.

Durante sua fala o secretário-geral da organização, António Guterres, destacou a importância dos profissionais na atual situação. “Hoje, estamos mais profundamente gratos do que nunca a todos vocês, enquanto trabalham sem parar, colocando-se em risco, para combater os danos dessa pandemia.”

A comemoração da data, criada para trazer à tona questões relacionadas a saúde, também foi lembrada pela Direção de Extensão da FPP, que em uma carta divulgada nas redes sociais da Instituição também agradeceu o belo trabalho exercido pelos profissionais. 

“Esquecemos de agradecer diariamente a você, que está sempre na linha de frente superando ou congelando o próprio medo. Que decide cuidar dos filhos, pais, avós e tantos outros em detrimento dos seus. A sua força nos ensina a ter coragem”, disse a diretora de extensão, profª Me. Tatiana Forte, em um trecho da mensagem.

A FPP, enquanto instituição que forma profissionais da saúde, agradece e parabeniza todos os profissionais envolvidos no combate ao novo Coronavírus.

Confira o vídeo divulgado pela ONU neste ano sobre o Dia Mundial da Saúde:

 

 

 

Mensagem aos acadêmicos e profissionais da saúde

DIA MUNDIAL DA SAÚDE – O MUNDO PRECISA SEMPRE DE VOCÊ!

Você que escolheu ser profissional da saúde, escolheu ensinar o próximo a cuidar da saúde bio-psico-sócio-cultural e espiritual, escolheu dialogar com o outro e acolher sua demanda e a trabalhar com e na diversidade.

Esquecemos de agradecer diariamente a você, que está sempre na linha de frente superando ou congelando o próprio medo. Que decide cuidar dos filhos, pais, avós e tantos outros em detrimento dos seus. A sua força nos ensina a ter coragem!

Você tem a competência técnica e científica para lutar contra o invisível, não desiste do suspiro da vida e luta incansavelmente para mantê-la.

E agora, está na luta por mim, por nós e por todos nós.

O mundo precisa de você, o mundo agradece a você!

Profª Me. Tatiana Forte,
Diretora de Extensão.

COMUNICADO FPP CORONAVÍRUS N.11 | GRADUAÇÃO | 03/04/2020

COMUNICADO FPP CORONAVÍRUS N.11 | GRADUAÇÃO | 03/04/2020 | PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA ADESÃO AO PLANO ALTERNATIVO DE PAGAMENTO DA SEMESTRALIDADE LETIVA

 

Informamos que o prazo para adesão ao Plano Alternativo de Pagamento foi prorrogado até o dia 8 de abril. Esclarecemos que este plano é exclusivo para os cursos de Graduação.

Lembramos que o Plano Alternativo é opcional e está disponível para adesão por meio do webaluno.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o departamento de Cobrança (cobranca@fpp.edu.br).

Atenciosamente,

Direção Administrativo-Financeira

Como manter a saúde mental em tempos de Coronavírus?

Tentar se afastar do tema e manter uma rotina de autocuidado podem ajudar neste período

Uma das principais formas de minimizar a proliferação do novo Coronavírus é o isolamento. Mas isto associado às incertezas trazidas pelo vírus, que ainda é alvo de muita pesquisa por parte dos cientistas, podem desencadear ansiedade e complicando questões emocionais.

Estar atento a essas questões é fundamental para passar por este período. Por isso, reunimos algumas dicas que podem contribuir para a saúde mental. Confira:

Informe-se em fontes confiáveis

Por se tratar de um novo vírus, o COVID-19 ainda traz muitas dúvidas. Até por isso, muitas informações desencontradas estão circulando por aí, o que gera muita ansiedade.

Esteja atento às fontes de informação e não acredite em tudo o que lê no WhatsApp. Aliás, o aplicativo acaba de anunciar a criação de uma ferramenta para saber se uma mensagem é Fake News. De acordo com o site WA Beta Info, a função está sendo testada por alguns usuários para, em breve, ser lançada.

Dê um tempo

O Coronavírus é a principal pauta de discussão em jornais, programas de TV e da internet. É importante estar atento às atualizações relacionadas a doença, mas não é necessário acompanhar absolutamente tudo o que é transmitido.

Se sentir que isso que te faz mal dê um tempo dos jornais e bloqueie determinadas palavras nas redes sociais.

Streamings

Com a recomendação de isolamento social alguns serviços de streamings e canais de TV por assinatura liberaram seus sinais para não assinantes. Essa é uma alternativa de entretenimento para encarar estes dias. Veja:

O GloboPlay liberou acesso para quem não é assinante por 30 dias. Amazon Prime Vídeo e Telecine Play estão oferecendo o período de testes por 30 dias. Os seis canais Telecine (Premium, Action, Fun, Touch, Pipoca e Cult) estão disponíveis em todas as operadoras de TV por assinatura por tempo indeterminado.

Self care

O autocuidado deve ser exercido diariamente e quando se trata de isolamento social não é diferente. Reserve uma parte do seu dia para fazer coisas que te fazem bem.

Que tal colocar aquela série que você gosta em dia? Ler um livro, fazer exercícios e ter uma alimentação saudável também vão ajudar a encarar estes dias.

Mantenha contato com quem ama

Uma das maiores dificuldades do isolamento social é sem dúvidas ficar distante dos familiares, amigos e colegas de trabalho. A recomendação dos especialistas é bem clara, mas não é por isso que você vai ficar sem se comunicar com quem ama. As vídeochamadas são uma opção para amenizar a ansiedade e nestes dias em que é necessário ficar em casa.

O lema é: isolados, mas não sozinhos.

COMUNICADO FPP CORONAVÍRUS N.10 | GRADUAÇÃO | 27/03/2020

 

COMUNICADO FPP CORONAVÍRUS N.10 | GRADUAÇÃO | 27/03/2020 | PLANO ALTERNATIVO DE PAGAMENTO DA SEMESTRALIDADE LETIVA

 

Prezados estudantes e familiares,

 

Neste momento de grave crise, com impacto em distintas dimensões na vida dos estudantes e de seus familiares, a Faculdades Pequeno Príncipe vem por meio deste informar a implantação de Plano Alternativo de Pagamento da Semestralidade para os estudantes dos Cursos de Graduação.

O Plano Alternativo de Pagamento prevê adiar o pagamento de 30% das parcelas a vencer (abril, maio e junho) para o segundo semestre de 2020. Este valor poderá ser parcelado em 3 ou 6  vezes, com vencimentos a partir de julho de 2020. O Plano Alternativo é opcional e estará disponível para adesão através do webaluno no período de 01 a 03 de abril de 2020.

Importa ressaltar que, ainda que muitos estudantes estejam argumentando a favor de uma redução das mensalidades, a adaptação das atividades presenciais na modalidade à distância não significa redução de custos da instituição de ensino superior. Ao contrário, já que, além de manter a estrutura presencial, a faculdade está realizando investimentos importantes para oferecer as atividades à distância com qualidade como alternativa a seus estudantes.

Lembramos, ainda, que os serviços educacionais têm o seu preço e a forma de pagamento estabelecidos na lei federal 9870/99, que determina a cobrança de uma anuidade escolar (quando o regime acadêmico é anual) ou uma semestralidade escolar (quando o regime for semestral), as quais serão pagas, outrossim, em 12 ou em 6 parcelas respectivamente.

Ou seja, aquilo que o contratante paga mensalmente é, em verdade, uma parcela da anuidade ou da semestralidade que contratou, razão pela qual não há uma relação direta entre essa “parcela” ou mensalidade e a efetiva prestação do serviço educacional no mês ao qual ela se refere.

Neste sentido, a própria Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Nota Técnica nº 14/2020/CGEMM/DPDC/SENACON/MJ, em seu item 2.13. afirma não ser cabível a redução de valor das mensalidades, nem a postergação de seu pagamento pois são valores definidos em contrato para a prestação de serviço que será garantido, ainda que de forma alternativa.  

Assim, esperamos que o Plano proposto possa contribuir para a organização financeira das  famílias, em equilíbrio com a sustentabilidade e perenidade da missão da Faculdades Pequeno Príncipe.

Atenciosamente,

Direção Administrativo-Financeira

Vamos conversar?

Como forma de apoio aos seus colaboradores e estudantes nessa fase difícil, a partir do dia 30 de março, três psicólogas da Faculdades Pequeno Príncipe irão mediar encontros por meio de salas de apoio virtuais!

Com 50 minutos de duração, em cada sala virtual podem participar até 12 pessoas simultaneamente. 

Segundo a Diretora de Extensão da FPP e psicóloga, Profª Me. Tatiana Forte, as salas de apoio virtual tem por objetivo acolher, dialogar e compartilhar o dia a dia neste período de Pandemia. “Essa é uma oportunidade para juntos organizarmos rotinas, estimularmos nossa criatividade, trazer técnicas breves de relaxamento, trocar nossas experiências diárias e claro matar um pouco a saudade! Não se trata de psicoterapia e sim de acolhimento para harmonizarmos nosso dia a dia”, conta.

Os acessos às salas virtuais são exclusivos para colaboradores e estudantes da FPP e funcionarão de segunda à sexta-feira, em diversos horários. As instruções foram enviadas por e-mail.

Veja algumas perguntas e respostas sobre o Coronavírus!

Informe-se!

Todas as pessoas devem fazer exame para saber se estão com a doença?

Não!
Apenas quem apresentar algum dos sintomas deve procurar as Unidades de Saúde e, conforme solicitação médica, realizar o exame. Os testes devem ser feitos no mesmo local do atendimento.

 

Retornei de uma viagem internacional, o que devo fazer?

Deve permanecer 14 dias em casa. Caso apresente sintomas, comunique ou procure um serviço de saúde.

 

Como diferenciar a COVID-19 de um resfriado ou gripe?

Os sintomas da COVID-19 lembrar em partes os da gripe e do resfriado. Por isso, é fundamental fazer o teste para confirmar o diagnóstico.

 

A COVID-19 acomete apenas idosos?

Não!
Qualquer pessoa pode ter o Coronavírus, mas o grupo de risco são idosos e portadores de doenças crônicas, como diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares.

 

Posso contrair o Coronavírus pelo ar?

Não!
O vírus fica em superfícies. O contagio se dá pelo contato com pessoas infectadas, por meio da saliva, tosse ou espirro. Por isso, fique a mais de 2 metros de distância das pessoas.

 

Devo usar máscaras?

Apenas se estiver com os sintomas do Coronavírus, para evitar a transmissão do vírus, ou caso seja um profissional de saúde.

Quem não apresenta sintomas deve apenas adotar as medidas de prevenção básicas.

 

É possível estar com a doença mesmo sem apresentar sintomas?

Sim!
Alguns pacientes não apresentam sintomas, mesmo infetados com o vírus.

 

Animais de estimação podem transmitir o novo Coronavírus?

Não há evidência de que animais de estimação contrariam ou transmitam o Coronavírus.

 

Existe algum remédio que previne o COVID-19?

Não!
A eficácia de antibióticos e vitaminas também não é comprovada nesse caso. A melhor maneira de prevenir a doença é adotar as medidas de proteção.

 

Usar o álcool em gel é mais eficiente do que lavar as mãos com medida preventiva?

Não!
A higienização das mãos com água e sabão por cerca de 20 segundos já é o suficiente para prevenir a contaminação pelo Coronavírus. O uso do álcool em gel 70% é uma forma alternativa de manter a higienização. Ele é importante para a limpeza de objetos e superfícies usadas com frequência que podem favorecer o contágio.

 

Como acompanhar o andamento da pandemia?

O Governo do Estado e a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná acompanham os boletins nacionais em tempo real. As equipes de saúde e serviços estão preparadas para atender pacientes com sintomas iguais ou parecido com a doença. Esta rede é composta por Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), SAMU e um monitoramento efetivo dos vírus circulantes chamado serviço sentinela. São 51 pontos de vigilância permanente de vírus de síndromes respiratórias.

 

Como posso contribuir com a sociedade neste momento?

Ajude a divulgar as dicas de prevenção. Converse sobre o conteúdo deste site com seus colegas, amigos, vizinhos e familiares.

Fake News e WhatsApp

Vinagre é mais eficiente que álcool? Água quente mata o coronavírus? Mutação do coronavírus no Brasil?! Óleo “consagrado” é a cura?!?!

Calma lá!

Sabemos que a situação tem deixado muita gente preocupada, mas temos que tomar muito cuidado com as informações que recebemos e mais ainda com as que repassamos. Muito do que corre por grupos de WhatsApp não passa de boatos ou simplesmente não possui qualquer comprovação científica de sua eficácia.
Vale lembrar que estamos tratando de um novo tipo de vírus, cujos efeitos estão sendo estudados no mundo inteiro por pesquisadores sérios e comprometidos com a ciência.

Vá atrás de fontes confiáveis de informação e não espalhe notícias que você não sabe a procedência. A responsabilidade é de todos nós!

Estou com os sintomas do Coronavírus. E agora?

Saiba o que fazer!

Se os seus sintomas de gripe ou resfriado estão leves, não procure as Unidades de Saúde e UPAs. Fique em casa por 14 dias para evitar a contaminação de outras pessoas. Faça repouso e siga as medidas de higiene para reduzir o risco aos seus familiares.

Já se os seus sintomas são respiratórios agudos (falta de ar ou febre por mais de 24 horas), ligue para (41) 3350-9000 ou procure uma Unidade de Saúde.

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, 19/03/2020

Proteja a sua casa do Coronavírus!

A Faculdades Pequeno Príncipe deliberou pela suspensão das atividades acadêmicas por conta do Coronavírus. Além disso, a equipe administrativa da FPP começou a trabalhar via home office. Essas medidas foram tomadas para reduzir ao máximo o contato social e interromper a transmissão da doença. Mas e se você precisar sair, a limpeza dentro de casa também deve seguir algumas recomendações básicas.

Confira:

  • Ao voltar para casa, não toque em nada, antes de se higienizar;
  • Evite entrar em casa com os calçados, lave o capacho toda semana;
  • Reforce a limpeza nas mãos, lavando com água e sabão por pelo menos 20 segundos;
  • Higienize seu celular, óculos, carteira, chaves, bolsa ou mochila. Use sabão e água ou álcool 70%;
  • Limpe as embalagens que trouxe de fora antes de guardar;
  • Faça a limpeza da sua casa normalmente. Nas superfícies como maçaneta, interruptor, torneiras e controles remotos use álcool 70% ;
  • Desinfete as patas do seu pet após passear com ele;
  • Certifique-se que outros membros da família façam o mesmo e se mantenha seguro!

Fonte: Greenpeace e G1