Notícias – Faculdades Pequeno Príncipe

Notícias

Processo seletivo irá selecionar acadêmicos para o 3º e 4º períodos

Vagas são para ingresso no primeiro semestre de 2020

A Faculdades Pequeno Príncipe torna público o Processo Seletivo para Transferência Externa para o curso de Medicina, com o ingresso no 1º semestre de 2020. As vagas são destinadas para o 3º e 4º período.

Conforme consta em edital, as inscrições vão até o dia 30 de janeiro de 2020. A seleção será realizada em duas etapas: prova objetiva e análise do histórico escolar com os planos de ensino da instituição onde o estudante está matriculado.

Para mais informações sobre o processo seletivo, confira o EDITAL- CLIQUE AQUI.

INSCRIÇÕES – TRANSFERÊNCIA EXTERNA CLIQUE AQUI.

Confira o Edital do processo seletivo

Já está disponível o Edital do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) referente ao primeiro semestre de 2020. Conforme consta em edital, as inscrições serão realizadas em única etapa exclusivamente pela internet, no site http://prouniportal.mec.gov.br/, no período de 28 de janeiro até 31 de janeiro de 2020.

Lembrando que para se inscrever é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referente a edição de 2019. O processo seletivo será constituído de duas chamadas, sendo que a divulgação dos resultados acontece nos dias 4 de fevereiro 2020 e 18 de fevereiro de 2020, primeira e segunda chamada respectivamente.

Para ter acesso a lista completa dos critérios para participar do processo seletivo e demais informações confira o edital completo – CLIQUE AQUI.

 

 

Período de inscrição: de 08 de janeiro a 04 de fevereiro de 2020

A Faculdades Pequeno Príncipe torna público o Edital do processo seletivo destinado a selecionar candidatos ao preenchimento das vagas remanescentes no curso de Enfermagem da FPP, para ingresso no primeiro semestre de 2020.

As inscrições para o Vestibular Agendado 2020 vão do dia 08 de janeiro a 04 de fevereiro de 2020. INSCREVA-SE AQUI 

As provas serão realizadas na FPP, conforme o cronograma abaixo:

Mais detalhes sobre o processo seletivo, confira o EDITAL COMPLETO.

 

Docente da FPP participa do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Resgate

Competição serviu como seletiva para o Desafio Mundial de Resgate (World Rescue Challenge) 2020

Entre os dias 04 a 07 de dezembro Brasília foi palco do 4ª Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Resgate, organizado pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (Abres) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. O Desafio reuniu profissionais experientes da área, incluindo o docente da FPP e diretor médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Dr. João Cláudio Campos Pereira, participou da iniciativa representado o litoral paranaense.

Durante o Desafio, Pereira integrou a equipe de avaliadores.  “Este evento é extremamente importante para o desenvolvimento das equipes de atendimento pré-hospitalar de todo o Brasil. Desde a primeira edição, em 2016, pudemos observar o crescimento exponencial das equipes de todos os locais. Com a melhora das técnicas e trocas de conhecimentos e uma forma sistematizada, o tratamento que prestamos nas ruas, será muito mais criterioso, efetivo e rápido”, avalia.

Esta etapa nacional serviu como seletiva para o Desafio Mundial de Resgate (World Rescue Challenge), que será realizado em Miami, na Flórida, em 2020. As equipes foram divididas em duas modalidades: Salvamento Veicular e Trauma. Ao todo, seis equipes se classificaram para o Desafio Mundial, sendo três por modalidade.

Durante as provas os participantes foram avaliados em cenários que simularam acidentes automobilísticos e situações diversas que culminam em traumas. Sendo necessário aos competidores a demonstração técnicas e procedimentos utilizados em ocorrências reais de salvamento veicular e atendimento pré-hospitalar.

“Os pontos altos são as avaliações que se baseiam em cheklists e que obrigam as equipes a seguirem um atendimento sistematizado e a troca de experiências com equipes de diversos estados, com discussões de protocolos e técnicas de resgate”, conta Pereira.

Além de Workshop para os avaliadores, o evento contou ainda com provas de salvamento veicular e trauma, exposição de viaturas, ferramentas, equipamentos e acessórios do CBMDF e outros órgãos públicos, estandes de empresas com exposição e venda de equipamentos e serviços de salvamento e atendimento pré-hospitalar, entre outras atividades.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá.

 

 

Nova edição da Revista Espaço Para a Saúde já está disponível

O volume 20, nº 2, da Revista Espaço Para a Saúde já está disponível. A publicação, criada nos anos 80 por pesquisadores e docentes do Paraná, reúne diversos artigos relevantes na área da saúde coletiva.

Nesta publicação, a revista traz cinco artigos inéditos: Processo de humanização na graduação: percepção do acadêmico do curso de medicina; Educação farmacêutica: a percepção de estudantes de especialização em farmácia clínica; Prontuário eletrônico como ferramenta de elaboração da SAE no serviço de urgência/emergência: Opinião dos enfermeiros; Determinantes da violência sexual infantil no estado do Paraná – Brasil; Falem bem ou falem mal: relação entre trabalho e qualidade de vida do agente comunitário de saúde.

A revista também traz três revisões: “Estratégias de coping e estresse ocupacional em profissionais de enfermagem: revisão integrativa; Atuação dos profissionais da equipe de enfermagem na farmacovigilância: revisão integrativa da literatura; A segurança no transporte do paciente crítico em ambiente intra-hospitalar: uma revisão integrativa.

REVISTA ESPAÇO PARA A SAÚDE – CLIQUE AQUI

Chamada Pública

A data para submissão de artigos para a próxima edição da Revista Espaço para a Saúde já está definida, será entre os dias 06 de janeiro a 06 de abril de 2020. Professores, profissionais da saúde, pesquisadores e alunos dos cursos (graduação e pós-graduação) da área da saúde podem participar e publicar pesquisas científicas de interesse da área de ensino e da saúde.

 

 

Processo seletivo para os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Psicologia

Período de inscrição será do dia 09/12/2019 a 24/01/2020, com taxa de inscrição no valor de R$100,00

A Faculdades Pequeno Príncipe torna público o processo para transferência externa e de reaproveitamento de curso. Os interessados têm do dia 09/12/2019 ao dia 24/01/2020 para realizar as inscrições, o presente processo irá selecionar acadêmicos para os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Psicologia para o primeiro semestre do ano que vem.

O processo de transferência externa é destinado aos alunos que estão em curso de graduação em outra Instituição. Já para o reaproveitamento de curso é necessário que o candidato já tenha concluído um curso de graduação em uma Instituição de Ensino no Brasil e seja portador de diploma, devidamente registrado.

Confira o Edital completo e tenha acesso a todos os detalhes do processo seletivo.

TRANSFERÊNCIA EXTERNA – INSCREVA-SE AQUI

REAPROVEITAMENTO DE CURSO – INSCREVA-SE AQUI

 

Acadêmico de Farmácia recebe Bolsa de Estudos Santander Ibero-Americana

Robson Camilotti Slompo, do 8º período, realizará seu estágio na Universidade do Porto, no período de março a junho de 2020

A cerimônia de entrega da Bolsa de Estudos Santander Ibero-Americana foi marcada por muito entusiasmo e alegria. Após a realização de todas as etapas, conforme consta em edital, o acadêmico selecionado foi Robson Camilotti Slompo, do 8º período da graduação em Farmácia.

Robson irá realizar seu estágio (externato /internship) na Universidade de Porto, em Portugal, de março a junho do ano que vem. Além disso, receberá uma quantia para custear despesas como passagem aérea, hospedagem e alimentação durante o período do estágio.

Durante a cerimônia o Coordenador do Programa de Internacionalização da FPP, Prof. Dr. Rogério Saad Vaz, enfatizou a parceria e o auxílio do Santander durante todo o processo. “Gostaria de agradecer a equipe tão competente do Banco Santander que deu assistência em todas as fases, esclarecendo todas as dúvidas que foram surgindo. Esperamos dar continuidade a esta parceria que vem gerando bons frutos para a FPP e nossos acadêmicos”, afirmou.

Participaram da cerimônia a Diretora Geral, Profª Patricia Forte Rauli, o Gestor do Programa Santander Universidade, Sr. Carlos Guilherme Matte, o Coordenador do Curso de Farmácia, Prof. Dr. Christian Boller, e a equipe do Santander.

Sobre o Programa Ibero-Americanas

O programa de Bolsas Santander Ibero-Americanas oportuniza intercâmbios para que acadêmicos estudem por até um semestre em um dos países da Ibero-Americana em que o Banco Santander está presente: Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México e Uruguai.

 

Confira o resultado do Programa de Iniciação Científica

A Faculdades Pequeno Príncipe torna público o resultado do Programa de Iniciação Científica voluntária na área de Farmacologia, voltado aos acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Medicina.

Os alunos selecionados irão acompanhar projetos de pesquisa que estão em andamento no laboratório e terão a possibilidade de auxiliar na elaboração de uma revisão sistemática, com possibilidade de publicação em revista científica internacional a depender o desempenho do aluno.

Confira o resultado.

FPP lança o CIM, iniciativa que reúne informações sobre medicamentos

Idealizado por docentes e acadêmicos da Graduação em Farmácia, projeto já está disponível para colaboradores da FPP

Garantir o acesso à informação é uma das formas de contribuir para o uso racional dos medicamentos. Afinal, o uso indiscriminado pode trazer diversos prejuízos para a saúde da população. Atenta a esta demanda a FPP lançou na última semana o Centro de Informações sobre Medicamentos, idealizado por docentes e acadêmicos da graduação em Farmácia.

O objetivo do CIM FPP, que neste primeiro momento estará disponível apenas para os colaboradores da Instituição por meio da Intranet, é ser uma fonte segura de informações sobre medicamentos. Durante o lançamento da ferramenta a profª Me. Francelise Bridi Cavassin falou sobre as expectativas em torno desta nova ferramenta. “A ideia é promover o uso racional dos medicamentos entre os colaboradores, para isto o CIM será uma fonte segura, com informações claras e objetivas”, explicou.

Presente na abertura do evento a Diretora Acadêmica da FPP, profª Dra. Ivete Palmira Sanzon Zagonel, fez questão de prestigiar a iniciativa. “Essa é uma proposta inovadora e muito útil, já que todos nós precisamos, em algum momento, utilizar medicamentos. É preciso reforçar que este não é um trabalho de substituição de prescrição e orientações médicas, aqui é possível tirar dúvida sobre o medicamento, que é a expertise do farmacêutico”, afirmou.

Modo de uso, interação, reação, avisos importantes e a maneira correta de armazenar o medicamento são alguns dos questionamentos que podem ser feitos pelo CIM. A intenção é que este material se torne, num futuro próximo, uma biblioteca virtual, onde os funcionários tenham acesso às bulas. “O CIM irá beneficiar a todos, tanto os alunos que poderão aprofundar seus conhecimentos quanto os colaboradores que terão acesso a informações precisas e de qualidade”, afirmou Francelise.

Acesse o CIM

Para ter acesso ao Centro de Informações sobre Medicamentos, o colaborador deve acessar a Intranet FPP. Para enviar suas dúvidas, basta preencher um breve questionário, cada formulário permite que sejam esclarecidas dúvidas de até três medicamentos por vez.

Durante o lançamento do CIM a Coordenadora de Comunicação e Marketing da FPP, Cristiane Hayashi fez questão de reforçar a parceria do projeto com a área de comunicação. “Logo que o projeto foi apresentado, identifiquei o grande potencial que iniciativa representava. Junto com a minha equipe desenvolvemos a logo do projeto e vamos continuar contribuindo para que o CIM cresça a auxilie muitas pessoas. Parabéns a todos os envolvidos neste importante projeto”, finalizou.