Notícias – Faculdades Pequeno Príncipe

Notícias

Edital do Processo Seletivo ProUni 2018/2

A FPP torna público o Edital do Processo Seletivo ProUni para ingresso no segundo semestre de 2018. O edital pode ser acessado aqui.

As inscrições vão do período de 26 de junho a 29 de junho e são efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do site do ProUni.

Confira as vagas oferecidas pela FPP:

Curso Integral Parcial
Biomedicina 6 2
Enfermagem 6 2
Farmácia 7 2
Medicina 9 0
Psicologia 8 2

Estudantes de Biomedicina fazem Cartilha sobre Vitamina D

As estudantes Fernanda da Silva Platner, Gabriela de Oliveira, Julia Priscila Ferraz Pepes, Mariana Lopes Scuciato, Taoana Marques Chaves, do 2º período de Biomedicina, com a orientação da Prof. Me. Janaina Lopes Camara, organizaram uma Cartilha sobre Vitamina D.

A Cartilha traz informações sobre a importância da Vitamina D para a saúde, assim como dicas de onde conseguir a vitamina e como detectar a falta da mesma. Você pode acessá-la aqui.

A atividade, promovida pela matéria Momento Integrador II é ofertada pela Prof. Luiza Souza Rodrigues e procura integrar todas as matérias que os estudantes tiveram no período em questão, desenvolvendo o pensamento crítico.

Prof. Franciele Verzeletti, coordenadora do curso de Biomedicina, explica o destaque das estudantes. “Foram as acadêmicas que tiveram a iniciativa da cartilha, apresentando seu tema de uma nova forma”, diz. “A cada semestre, surgem novas ideias, problemas e aprimoramos o pensamento crítico. É importante desenvolver a atuação interdisciplinar na promoção da saúde, no sentido científico e também ético”, completa.

Edital do Processo Seletivo aqui

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Transferência Externa para o Curso de Medicina. O processo é para ingresso no 2º semestre de 2018 e oferece vagas para o 2º, 3º e 4º período do curso.

As inscrições irão até o dia 16 de julho de 2018, até às 23h59 (inscrição e impressão boleto bancário) pelo site da FPP e tem uma taxa de R$280,00.

A seleção é feita em duas partes, sendo a primeira fase uma prova objetiva, de caráter classificatório, e a segunda fase, um análise do histórico escolar e planos de ensino da instituição onde está matriculado o candidato.

Todas as informações sobre o processo seletivo você encontra no Edital, aqui.

Inscreva-se aqui.

Estudantes de Medicina organizam Mostra da Diversidade

No dia 13 de junho, os estudantes do 1º período de Medicina organizaram a “Mostra da Diversidade”, atividade resultado da disciplina Ensino-Serviço-Comunidade. Esta mostra é realizada a partir da observação em campo de Unidades de Saúde e discussões em sala de aula. Nesta edição foram apresentados os temas: Inclusão de pessoa com deficiência auditiva; Violência contra a mulher; Diversidade e preconceito; Violência sexual infantil e Sexo e drogas: educação em saúde em escola de ensino fundamental.

Esta é uma atividade já tradicional para os ingressantes do curso de Medicina. “Com esta atividade, procuramos articular teoria e prática, com vistas ao desenvolvimento do vínculo ensino, com serviço e a comunidade”, explica a Profa. Karin Persegona, coordenadora do curso de Enfermagem.

Confira todas as fotos na nossa página no Facebook!

FPP certifica participantes do PET GraduaSUS 2016-2017

No dia 11 de junho, segunda-feira, a FPP realizou a cerimônia de Conclusão e Certificação do Programa PET GraduaSUS, iniciativa do Governo Federal em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.

O PET-Saúde é uma iniciativa voltada para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade por meio de atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e extensão universitária, com a participação social.

O programa tratou algumas temáticas: mudanças Curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para todos os cursos de graduação na área da saúde, qualificação dos processos da integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde e as Instituições de Ensino e a articulação dos projetos do Ministério da Saúde e Ministério da Educação.

Na mesa do evento, estavam presentes Prof.ª Dra. Ivete Palmira Sanson Zagonel, Diretora Acadêmica da Faculdades Pequeno Príncipe; Dra. Tania Maria Pires, Superintendente de Gestão da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, representando a Secretária Municipal de Saúde de Curitiba, Sra. Márcia Huçulak; Sra. Claudia Schneck de Jesus, representando o Centro de Educação em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba e Coordenação desta edição PET GraduaSUS; Prof.ª Dra. Izabel Cristina Martins Meister Coelho, Tutora Coordenadora do PET GraduaSUS pelo Curso de Medicina e Prof.ª Mestre Karin Rosa Persegona Ogradovisck, Tutora Coordenadora do PET GraduaSUS pelo Curso de Enfermagem.

Dra. Tania Pires, representante da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, agradeceu a participação dos acadêmicos. “É uma alegria receber a FPP dentro do SUS, pois os estudantes, desde cedo, devem saber e lembrar que a saúde pública é nossa – de todos os profissionais da saúde do Brasil”, disse.

Já a FPP se orgulha do reconhecimento a nível nacional desta participação. “Foram dois anos de reuniões, debates e principalmente, discussões sobre educação em saúde com profissionais multidisciplinares. Essa integração do ensino-serviço-comunidade traz grandes inovações e foi uma experiência enriquecedora para ambos os lados” destacou a Prof.ª Dra. Ivete Zagonel.

Por fim, Sra. Claudia Schneck de Jesus, Coordenadora da edição, reforçou o proveito do programa “O PET proporciona a relação da  academia com o serviço na área da saúde. Os estudantes tem uma visão de futuro mais realista e nós, do serviço, vamos ter futuros profissionais mais qualificados” conclui.

Liga Acadêmica de Atendimento Pré-Hospitalar da FPP realiza curso e prova de admissão

A Liga Acadêmica de Atendimento Pré-Hospitalar da FPP realizou seu primeiro curso e prova de admissão no último domingo, dia 10 de junho. No total, participaram 73 estudantes de todas as faculdades de Medicina de Curitiba – FPP, UFPR, Fepar, UP e PUC.

Os estudantes aprovados na primeira fase terão que participar da prova prática, que irá selecionar 16 acadêmicos. Fique atento na página da LIAPH para mais informações.

Parabéns aos estudantes aprovados nesta primeira etapa!

Professoras da FPP participam de 16º Senaden

A coordenadora de Enfermagem, Prof. Karin Persegona Ogradowski e a professora do curso, Adriana Franco, participaram do 16º Senaden – Seminário de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e 13º Sinaden – Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem, em Florianópolis. O evento aconteceu entre 5 e 8 de junho e contou com mais de 1200 inscritos para discutir os tema: “Novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem”.

As professoras apresentaram três trabalhos no total, que envolveram a Graduação em Enfermagem, projeto de extensão e a Pós Stricto Sensu. Um deles, inovador, foi a utilização do paciente híbrido no OSCE da Enfermagem, na temática saúde da mulher.

“O evento contribuiu para acompanharmos as discussões sobre as atuais mudanças lideradas pela Aben Nacional, Conselho Nacional de Saúde e Conselho Nacional de Educação para a formação de profissionais da Enfermagem” comenta Prof. Karin. “Participamos ativamente de várias discussões e voltamos muito satisfeitas e energizadas para continuar trabalhando firmemente por um processo ensino aprendizagem ativo, inovador e transformador” conclui.

 

PRAZO PRORROGADO: Semana de Avaliação Institucional

Os estudantes de graduação da FPP deverão participar da Semana de Avaliação Institucional. O prazo para responder a pesquisa foi prorrogado até o dia 23 de junho.

A Avaliação é online e será realizada via Sistema Acadêmico. Os estudantes participantes irão receber 4 (quatro) horas de atividades complementares por avaliação.

Participem da avaliação institucional e colaborem para uma FPP cada vez melhor!

Confira as especializações oferecidas para o 2º semestre!

A FPP irá oferecer sete pós-graduações para o 2º semestre de 2018, com previsão para início das aulas em agosto.

Para as inscrições efetivadas até o dia 04 de julho de 2018, será concedido desconto de 30% na primeira mensalidade. Para as inscrições efetivadas entre os dias 05 de julho a 06 de agosto de 2018, será concedido desconto de 20% na primeira mensalidade.

O período de inscrição vai até 15 de agosto de 2018 e as inscrições podem ser feitas nos respectivos links:

 

Metodologias Ativas no Ensino Superior

Saúde do Trabalhador

Urgência e Emergência na Enfermagem

Atuação Interdisciplinar e Intersetorial na Prevenção de Violência contra a Criança e Adolescente

Gestão e Tecnologia dos Alimentos

Educação Inclusiva e Tecnologias Assistivas

Hematologia