Notícias – Faculdades Pequeno Príncipe

Notícias

FPP participa de audiência sobre autismo na Assembleia Legislativa do Paraná

A FPP foi convidada para participar de uma audiência sobre o autismo, realizada em função do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, no dia 02 de Abril, na Assembleia Legislativa do Paraná, com a intenção de debater “Políticas Públicas sobre o Autismo no Paraná”.  Representando a FPP, estiveram presentes na audiência a Profs Me. Silvia Hey, coordenadora do curso de Psicologia, e a Prof. Me. Ana Cláudia Giaxa, psicóloga no Núcleo Núcleo de Apoio Didático-Pedagógico, Psicossocial, Inclusão e Acessibilidade (NADIA).

“O evento foi esclarecedor sobre o Transtorno de Espectro Autista. Foi um dia de mobilização estadual para a sensibilização das demandas dos pais e crianças autistas, sobre a avaliação precoce e as possibilidades de intervenção”, comenta a Prof. Ana Cláudia. “A participação das instituições de ensino foi importante para que nos sensibilizemos e possamos incluir o tema no ensino, na pesquisa e na extensão”, diz.

Prof. Silvia corrobora “A FPP tem acompanhado a dificuldade no país, principalmente em relação ao diagnóstico precoce e inclusão escolar. É de grande importância que nós entendamos o cenário e possamos colaborar formando profissionais da saúde capacitados”, finaliza.

Participaram do mesa, além do proponente e deputado Péricles de Mello, o vereador Pier Petruzziello, representando a Câmara Municipal de Curitiba; a presidente da União de Pais pelo Autismo, Thielen Gutierrez Roth; a procuradora de Justiça Rosana Beraldi Bevervanço, coordenadora do Núcleo da Pessoa com Deficiência do Ministério Público do Paraná; o coordenador do Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria Pública, Marcelo Lucena Diniz; a chefe do Departamento de Atenção às Condições Crônicas da Secretaria de Estado da Saúde, Marcia Terezinha Steil; a coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação, Denise Mattos; a professora Maria de Fátima Joaquim Minetto, coordenadora do Programa de Atenção à Criança com Risco Estabelecido ao Desenvolvimento (PRACRIANÇA), representando a Universidade Federal do Paraná; a jornalista Adriana Czelusniak e a médica neuropediatra, mestre em Autismo e Genética, Mariane Welmuth, que fez um histórico sobre a síndrome e as possibilidades de terapia existentes.

FPP convida para palestra internacional com Dr. Ricardo Parolin Schnekenberg

A FPP convida para a palestra internacional com o pesquisador da Universidade de Oxford, Dr. Ricardo Parolin Schnekenberg, no dia 19 de abril, às 19h30. O evento é organizado pelo Núcleo de Internacionalização, em parceria com o curso de Medicina e com o Grupo de Estudos – CRISPR/FPP.

 

Confira a programação:

19h30 – 19h40 – Abertura – Prof. Dr. Rogério Saad Vaz – Gestor do Núcleo de Internacionalização / Coord. Grupo CRISPR-FPP / Docente

19h40 – 20h00 – Profa. Dra. Adriana Moro – Neurologista e Docente de Medicina

20h00 – 21h00 –  Dr. Ricardo Parolin Schnekenberg – Médico, Doutorando – Univ. de Oxford – UK

Primeiro encontro do ano do Grupo de Estudos CRISPR FPP/PUCPR

No dia 12 de abril, a FPP recebeu o primeiro encontro do ano do Grupo de Estudos CRISPR FPP/PUCPR, com o tema Bioética e Biotecnologia. O grupo surgiu no curso de Biomedicina e atualmente e é mantido por acadêmicos de diversos cursos, principalmente por conta da interdisciplinaridade do assunto.

“O evento permitiu a participação mútua dos estudantes, tendo em vista que eles são o foco principal do aprendizado”, comenta Lisley Stephani Macedo Vieira, acadêmica de Biomedicina responsável pelo grupo. “Todos os questionamentos levantados durante o evento foram respondidos pelos próprios estudantes e é fundamental a participação de cada um em debates e discussões saudáveis que têm o objetivo de disseminar conhecimento, experiência e de incentivar a pesquisa”, completa.

O grupo é coordenado pelos Professores Dr. Rogerio Saad Vaz e Dra. Leide Sanches e se reúne mensalmente, com um calendário a ser estabelecido. Cada encontro abordará um tema um diferente e os interessados em fazer parte do grupo podem entrar em contato com Lisley no e-mail lisleysmacedo@gmail.com.

Confira os estudantes aprovados!

Confira aqui os estudantes aprovados no Projeto de Extensão “Paciente Simulado”.

 

O treinamento para o projeto acontecerá aos sábados e as atividades serão desenvolvidas em contraturno, de acordo com o cronograma a ser estabelecido no início do projeto.

Estudantes da FPP apresentam trabalhos em simpósio internacional

As estudantes Giovanna C. Fontoura, Maria Elis Meneguetti, Erica Pedri, Vitória Mallmann Fedeger e Luiza Lovatto, acompanhadas da Prof.ª Mariana Xavier, apresentaram trabalhos no 7º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal.

O evento aconteceu em Foz do Iguaçu, entre os dias 5 e 7 de abril. As estudantes apresentaram seis trabalhos, com os temas “Simulação de reanimação neonatal”, “Relação dos marcadores cardíacos na reanimação neonatal”, “Simulação de sala de parto”, “Comunicação de más notícias em reanimação neonatal” e “Construção de checklist na reanimação neonatal”.

A participação da FPP se estende também à organização do evento: a professora de Medicina Gislayne de Nieto, é a presidente do Congresso e participou de mesas redondas e apresentação de trabalhos.

A FPP parabeniza as estudantes e professoras e estimula a participação em eventos internacionais como este!

 

Resultado da Seleção do Programa de Iniciação Científica

Confira aqui o resultado do Programa de Iniciação Científica:

RESULTADO DO EDITAL No 03/2018 – PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIC

RESULTADO DO EDITAL No 04/2018 – PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIC

A Iniciação Científica é um programa de inserção do aluno de graduação em atividades de pesquisa científica visando a construção de interações com o ambiente científico, por meio do desenvolvimento de projeto de pesquisa, de acordo com seu aproveitamento acadêmico e sob a orientação de um professor. Procura despertar a vocação científica e desenvolver talentos para a pesquisa, incentivando a consolidação de uma política de pesquisa para iniciação científica nos cursos de graduação da FPP, reforçando a integração entre graduação e pós-graduação, por meio da qualificação dos alunos para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

17ª Chamada de Medicina do Vestibular de Verão da FPP

Candidatos, confiram aqui a 17ª chamada de Medicina do Vestibular de Verão da FPP.

Matrícula presencial no período de 06/04/2018 (até às 19h00) e 09/04/2018 (9h00 às 16h00), devendo entregar os documentos relacionados abaixo:

a) Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente (original e fotocópia autenticada);
b) Certidão de Nascimento ou de Casamento passada por Oficial de Registro Civil (original e fotocópia autenticada);
c) Carteira de Identidade (original e fotocópia autenticada);
d) CPF (original e fotocópia autenticada);
e) Prova de estar em dia com o Serviço Militar (original e fotocópia autenticada), para os candidatos do sexo masculino;
f) Título de Eleitor (original e fotocópia autenticada);
g) 01 (uma) fotografia 3×4 recente;
h) Comprovante de endereço atualizado (original e fotocópia simples).

Confira aqui os cursos ofertados!

No mês de abril, a FPP irá oferecer dez cursos de extensão. Mais informações e inscrições aqui:

Estão abertas as inscrições!

Estudantes de todas as graduações da FPP podem se inscrever no processo seletivo que escolherá a equipe de atuação do Projeto de Extensão “Paciente Simulado”. As inscrições podem ser feitas na secretaria da FPP até o dia 10 de abril.

São 35 vagas e é necessário ser acadêmico do 2º período, com disponibilidade de horário no contra turno para as atividades.

O processo seletivo será dividido por curso:

Enfermagem, Farmácia, Biomedicina e Medicina: 12 de abril de 2018, às 13h

Psicologia: 12 de abril de 2018 às 17h

Local: Laboratório Multidisciplinar 2 (em frente a Biblioteca)

O treinamento para o projeto acontecerá aos sábados e as atividades serão desenvolvidas em contraturno, de acordo com o cronograma a ser estabelecido no início do projeto.

Cronograma do treinamento