Notícias – Faculdades Pequeno Príncipe

Notícias

Acadêmico de Farmácia recebe Bolsa de Estudos Santander Ibero-Americana

Robson Camilotti Slompo, do 8º período, realizará seu estágio na Universidade do Porto, no período de março a junho de 2020

A cerimônia de entrega da Bolsa de Estudos Santander Ibero-Americana foi marcada por muito entusiasmo e alegria. Após a realização de todas as etapas, conforme consta em edital, o acadêmico selecionado foi Robson Camilotti Slompo, do 8º período da graduação em Farmácia.

Robson irá realizar seu estágio (externato /internship) na Universidade de Porto, em Portugal, de março a junho do ano que vem. Além disso, receberá uma quantia para custear despesas como passagem aérea, hospedagem e alimentação durante o período do estágio.

Durante a cerimônia o Coordenador do Programa de Internacionalização da FPP, Prof. Dr. Rogério Saad Vaz, enfatizou a parceria e o auxílio do Santander durante todo o processo. “Gostaria de agradecer a equipe tão competente do Banco Santander que deu assistência em todas as fases, esclarecendo todas as dúvidas que foram surgindo. Esperamos dar continuidade a esta parceria que vem gerando bons frutos para a FPP e nossos acadêmicos”, afirmou.

Participaram da cerimônia a Diretora Geral, Profª Patricia Forte Rauli, o Gestor do Programa Santander Universidade, Sr. Carlos Guilherme Matte, o Coordenador do Curso de Farmácia, Prof. Dr. Christian Boller, e a equipe do Santander.

Sobre o Programa Ibero-Americanas

O programa de Bolsas Santander Ibero-Americanas oportuniza intercâmbios para que acadêmicos estudem por até um semestre em um dos países da Ibero-Americana em que o Banco Santander está presente: Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México e Uruguai.

 

Confira o resultado do Programa de Iniciação Científica

A Faculdades Pequeno Príncipe torna público o resultado do Programa de Iniciação Científica voluntária na área de Farmacologia, voltado aos acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Medicina.

Os alunos selecionados irão acompanhar projetos de pesquisa que estão em andamento no laboratório e terão a possibilidade de auxiliar na elaboração de uma revisão sistemática, com possibilidade de publicação em revista científica internacional a depender o desempenho do aluno.

Confira o resultado.

FPP lança o CIM, iniciativa que reúne informações sobre medicamentos

Idealizado por docentes e acadêmicos da Graduação em Farmácia, projeto já está disponível para colaboradores da FPP

Garantir o acesso à informação é uma das formas de contribuir para o uso racional dos medicamentos. Afinal, o uso indiscriminado pode trazer diversos prejuízos para a saúde da população. Atenta a esta demanda a FPP lançou na última semana o Centro de Informações sobre Medicamentos, idealizado por docentes e acadêmicos da graduação em Farmácia.

O objetivo do CIM FPP, que neste primeiro momento estará disponível apenas para os colaboradores da Instituição por meio da Intranet, é ser uma fonte segura de informações sobre medicamentos. Durante o lançamento da ferramenta a profª Me. Francelise Bridi Cavassin falou sobre as expectativas em torno desta nova ferramenta. “A ideia é promover o uso racional dos medicamentos entre os colaboradores, para isto o CIM será uma fonte segura, com informações claras e objetivas”, explicou.

Presente na abertura do evento a Diretora Acadêmica da FPP, profª Dra. Ivete Palmira Sanzon Zagonel, fez questão de prestigiar a iniciativa. “Essa é uma proposta inovadora e muito útil, já que todos nós precisamos, em algum momento, utilizar medicamentos. É preciso reforçar que este não é um trabalho de substituição de prescrição e orientações médicas, aqui é possível tirar dúvida sobre o medicamento, que é a expertise do farmacêutico”, afirmou.

Modo de uso, interação, reação, avisos importantes e a maneira correta de armazenar o medicamento são alguns dos questionamentos que podem ser feitos pelo CIM. A intenção é que este material se torne, num futuro próximo, uma biblioteca virtual, onde os funcionários tenham acesso às bulas. “O CIM irá beneficiar a todos, tanto os alunos que poderão aprofundar seus conhecimentos quanto os colaboradores que terão acesso a informações precisas e de qualidade”, afirmou Francelise.

Acesse o CIM

Para ter acesso ao Centro de Informações sobre Medicamentos, o colaborador deve acessar a Intranet FPP. Para enviar suas dúvidas, basta preencher um breve questionário, cada formulário permite que sejam esclarecidas dúvidas de até três medicamentos por vez.

Durante o lançamento do CIM a Coordenadora de Comunicação e Marketing da FPP, Cristiane Hayashi fez questão de reforçar a parceria do projeto com a área de comunicação. “Logo que o projeto foi apresentado, identifiquei o grande potencial que iniciativa representava. Junto com a minha equipe desenvolvemos a logo do projeto e vamos continuar contribuindo para que o CIM cresça a auxilie muitas pessoas. Parabéns a todos os envolvidos neste importante projeto”, finalizou.

Confira o resultado da seleção do Mestrado 2020

A FPP torna público o edital com a lista dos selecionados para o  Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino nas Ciências da Saúde, válido para 2020.

Os aprovados têm do dia 28/11/2019 ao dia 09/12/2019 para realizar sua inscrição, através do site da FPP. Confira o EDITAL com todas as orientações e os aprovados.

Programação intensa marca a I Jornada de Saúde e o Dia do Biomédico na FPP

Minicursos de perícia criminal, cosmetologia e segmentação, além de uma palestra com a Presidente do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná marcaram o dia

Na última semana dois corpos foram encontrados na FPP, um na área de fumantes e outro na sala de laboratório. Mas calma! As cenas fizeram parte de uma simulação para o minicurso de perícia criminal realizado com alunos da graduação de Biomedicina em comemoração ao Dia do Biomédico, celebrado no dia 20 de Novembro.

A atividade, que teve a participação da perita toxicologista, Patrícia Cancelier, foi dividia em três momentos: primeiro os estudantes participaram de uma aula teórica, com explicações sobre o processamento de uma cena de crime. Depois, divididos em dois grupos, os acadêmicos periciaram os locais. As cenas eram referentes a um homicídio por estrangulamento e um suicídio. Logo em seguida, reunidos no auditório os estudantes explicaram as cenas e as conclusões que chegaram a partir das evidências encontradas.

“A ideia do minicurso, mostrando a atuação do biomédico nesta área, é muito produtivo no sentido de estimular e mostrar a vivência do profissional fora do ambiente acadêmico”, afirmou a professora de toxicologia da FPP, Viviane Paola Zibe e Piegel.

Para a aluna Gisele de Paula, do 4º período de Biomedicina, a dinâmica trouxe a possibilidade dos acadêmicos conhecerem as outras áreas de atuação do biomédico. “Achei muito interessante, é uma visão diferenciada da nossa futura profissão. Temos a experiência profissional de quem já trabalha nesta área, das coisas que acontecem no dia a dia do profissional. Além de ser uma oportunidade de conhecer outros campos de atuação e quem sabe a partir disso desenvolver uma afinidade maior com isso”, disse.

Programação intensa

Além do minicurso de perícia criminal, o dia foi marcado pela realização da I Jornada de Saúde teve a participação da presidente do Conselho Regional de Biomedicina (CRBM6), Dra Janaina Naumann, que falou sobre as habilitações do profissional e perspectivas futuras para a classe.

Temas como Cosmetologia, Segmentação 3D, Ventosaterapia e Moxabustão também foram abordadas durante a programação do evento, organizado pela Coordenação do curso de Biomedicina e pelo Centro Acadêmico de Biomedicina (CABM-FPP).

“Somos movidos pela paixão de transformar em qualidade de vida a condição da nossa sociedade. O amor a ciência e a vida está em nosso DNA. Parabéns a todos os professores e profissionais Biomédicos, e em especial aos nossos alunos do curso de Biomedicina da FPP, futuros Biomédicos”, disse a Coordenadora da graduação de Biomedicina, Profª Dra. Franciele Bona Verzeletti.

 

Inscrições abertas para os cursos de Pós-Graduação 2020

Inscrições efetivadas até o dia 07 de fevereiro do ano que vem garantem 30% de desconto na primeira mensalidade

Já estão abertas as inscrições para os cursos de Especialização 2020 da Faculdades Pequeno Príncipe. Voltados para a área da saúde os cursos de pós-graduação da FPP são uma oportunidade para os profissionais que desejam se aperfeiçoar em uma área específica.

Os cursos têm duração de 24 meses e carga-horária de 360 horas.  Vale lembrar que o período de inscrição vai até o dia 15 de março do próximo ano, mas as inscrições efetivadas até o dia 07 de fevereiro de 2020 terão desconto de 30% na primeira mensalidade. Já as efetivadas entre os dias 08 e 29 de fevereiro do ano que vem terão 20% de desconto na primeira mensalidade.

Confira as opções de cursos de Pós-Graduação 2020 da FPP e faça a sua escolha:

Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neonatais: Capacitar o enfermeiro para o cuidado integral à criança e ao adolescente nas diferentes especialidades que permeiam a complexidade da enfermagem pediátrica utilizando a sistematização do processo de cuidar em unidades hospitalares. SAIBA MAIS

Psicologia da Saúde e Hospitalar: Preparar o profissional psicólogo para prestar serviços na área da saúde, junto a clientes, familiares e equipes de saúde no âmbito hospitalar no nível de unidades de internação e ambulatorial, desenvolvendo políticas humanizadas. SAIBA MAIS

Auditoria para Hospitais, Serviços, Sistemas e Planos de Saúde: Oferecer subsídios para atender as diferentes demanda a que atualmente o auditor se depara no complexo setor da Saúde. Instrumentalizar o profissional a buscar o equilíbrio entre a qualidade dos serviços prestados e a adequada utilização de recursos disponíveis. SAIBA MAIS

Farmácia Clínica: Capacitar os farmacêuticos para a prática da farmácia clínica no âmbito hospitalar e da farmácia comunitária, de forma a garantir maior eficácia terapêutica com o mínimo de riscos ao paciente, através do aprofundamento em farmacologia clínica, que permitirá o acompanhamento farmacoterapêutico adequado a cada paciente. SAIBA MAIS

Urgência e Emergência: Habilitar o Enfermeiro para realizar o atendimento em situação de Urgência e Emergência com competência técnico-científica e abordagem humanizada. SAIBA MAIS

Gestão e Tecnologia de Alimentos: Este curso promove uma visão completa dos diferentes setores da indústria alimentícia, desde o desenvolvimento de produtos, produção, garantia e controle de qualidade até o produto nos pontos de distribuição. Permitindo uma completa integração dos sistemas envolvidos na cadeia produtiva de alimentos. SAIBA MAIS

Educação Inclusiva e Tecnologias Assistivas: Capacitar profissionais da educação e da saúde para compreenderem as bases teórico-práticas, as aplicações tecnológicas atuais e os recursos didático-pedagógicos para educação inclusiva com tecnologias assistivas, desenvolvendo planos, metodologias e recursos com aplicação prática. SAIBA MAIS

Cuidados Paliativos: Capacitar os profissionais da saúde para atuar de forma interdisciplinar e integral ao paciente em cuidados paliativos, com foco na humanização e na ética profissional. SAIBA MAIS

Seleção para o Programa de Iniciação Científica

Podem participar estudantes de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Medicina

Estão abertas as inscrições para a seleção do Programa de Iniciação Científica voluntária na área de Farmacologia. Podem participar alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Medicina, as inscrições vão até o dia 22 de Novembro, na recepção da FPP.

Os alunos selecionados irão acompanhar projetos de pesquisa que estão em andamento no laboratório e terão a possibilidade de auxiliar na elaboração de uma revisão sistemática, com possibilidade de publicação em revista científica internacional a depender o desempenho do aluno.

CONFIRA O EDITAL COMPLETO

Comunicado: Orientações sobre o sarampo

Estamos enfrentando um surto de Sarampo na Cidade de Curitiba, por isso reforçamos que estudantes e profissionais que atuam na área da saúde devem ter duas doses da vacina tríplice viral registradas na carteirinha de vacinação.

Em caso de febre e manchas vermelhas na pele procure rapidamente uma Unidade de Saúde e interrompa as atividades acadêmicas até a comprovação diagnóstica e liberação médica.

Caso o diagnóstico seja confirmado, é necessário trazer atestado de afastamento e de alta para a liberação de suas atividades.
Para vacinação procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua  casa.

Atenciosamente,
Direção Geral.

Terceira turma do projeto de Extensão com Agentes do BOPE se forma

Projeto tem o objetivo de desenvolver competências profissionais e habilidades sociais em situações de risco

Mais uma cerimônia de conclusão e entrega de certificados do “Projeto de Extensão Interdisciplinar de Desenvolvimento de Habilidades Sociais, Competências Profissionais, Gerenciamento de Estresse e Qualidade de Vida” foi realizada na FPP. Essa foi a terceira formatura do projeto, que tem por objetivo desenvolver competências profissionais e habilidades sociais de enfrentamento e autoafirmação a situações de risco com Agentes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

Ao todo foram 166 horas de atividades, realizadas no período de março a julho deste ano. A Diretora Acadêmica da FPP, profª Dra. Ivete Palmira Sanzon Zagonel, mencionou a importante parceria entre a Instituição e a Corporação. “Ficamos muito felizes em consolidar essa parceria entre a FPP e o BOPE, as portas da nossa Instituição estão sempre de portas abertas”, afirmou.

A cerimônia contou com a participação do Capitão do BOPE Sr. Ilson de Oliveira Júnior, que falou sobre as situações encaradas pelos policiais e como o projeto auxilia neste contexto. “Vivemos situações criticas, negociando com pessoas armadas e reféns. A dissociação deste cenário é fundamental e durante o projeto conseguimos colocar isso em prática”, disse.

Durante a cerimônia o Capitão fez questão de frisar o comprometimento dos policiais ao longo do Projeto. “Fico muito feliz em saber que esse grupo teve excelentes resultados, principalmente por serem muito participativos e questionadores. A partir disso podemos traçar novas metas”, afirmou.

Também participaram a Coordenadora do Projeto, profª Adriana Maria Bigliardi, da Coordenadora da graduação de Psicologia e do Projeto, profª Me. Silva Hey, da Coordenadora de Comunicação e Marketing da FPP, Cristiane Hayashi, e dos acadêmicos de psicologia que integraram o projeto de extensão.

 

 

FPP celebra 100 anos do Pequeno Príncipe com orientações de saúde

Durante evento na Praça Afonso Botelho, mais de 400 orientações de saúde foram realizadas

O clima não poderia ser melhor para a celebração dos 100 anos do Pequeno Príncipe: dia ensolarado, música, animação e muito amor. No sábado, 26, a Praça Afonso Botelho recebeu uma programação intensa, incluindo a participação de alunos e professores da Faculdades Pequeno Príncipe, que realizaram mais de 400 atendimentos entre testes de glicemia, aferição de pressão e orientações sobre alimentação saudável e exercício físico.

“É muito gratificante comemorar os 100 anos do Pequeno Príncipe fazendo o que fazemos de melhor, cuidar da saúde da população. Foram mais de 400 orientações de saúde para o público que se conscientizou sobre a prevenção de doenças”, disse a Coordenadora de Comunicação e Marketing da FPP, Cristiane Hayashi.

A comemoração, que se estendeu durante toda a tarde, ainda incluiu apresentação do coral Vozes do Pequeno Príncipe II, apresentações do Ônibus Palco, que faz parte do programa Artes e Patrimônio, e das bandas Família Costa Gomes e Mandala Folk, que animaram colaboradores, voluntários, famílias e pacientes do HPP.

O evento também teve a participação da Diretora de Extensão da FPP, Profª Me. Luiza Tatiana Forte, da Diretora Executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, do Diretor Corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, e do Secretário da Secretária Municipal do Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura Municipal de Curitiba, Emilio Antonio Trautwein.

100 anos de dedicação à saúde

 Ao longo de um século dedicado ao cuidado da vida de crianças e adolescentes, o HPP se orgulha em ser referência no atendimento de média e alta complexidade, além de ser a maior instituição pediátrica do país.

Desde a fundação, em 1919 pelo grupo feminino Grêmio das Violetas, milhares de vidas foram transformadas. Atualmente o hospital conta com 378 leitos, sendo 68 UTI, com 32 especialidades médicas.