INICIAÇÃO CIENTÍFICA






A Iniciação Científica é um programa de inserção do graduando em atividades de pesquisa científica visando a construção de interações com o ambiente científico por meio do desenvolvimento de projeto de pesquisa, de acordo com seu aproveitamento acadêmico e sob a orientação de um professor-pesquisador. A Iniciação Científica pode ser realizada no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente e no Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde.
Editais Vigentes
Retificação de edital
Edital 11/2023 → Na vaga E PIBIS (projeto Desenvolvimento e validação de produtos inovadores para o ensino (Projeto Maker): serão aceitos estudantes de Medicina, Biomedicina, Farmácia e Psicologia.
Edital 12/2023 → Na vaga K PIBIC (projeto Bioética aplicada a Reprodução Assistida): serão aceitos estudantes de Medicina, Biomedicina e Enfermagem. → Na vaga L PIBIC (Desenvolvimento de jogos digitais, aplicativos e tecnologias de informação e comunicação (TICs) para o ensino na saúde): serão aceitos estudantes de Medicina, Farmácia e Psicologia.
Editais Inativos
Por que participar da Iniciação Científica
A Iniciação Científica consiste em uma ferramenta de investigação onde o estudante tem uma experiência de ensino mais aprofundada em determinado assunto científico no qual apresente interesse. O trabalho é realizado em conjunto com um ou mais professores-orientadores que auxiliam o estudante a buscar soluções para os problemas estudados.
Com isso, o indivíduo tem a chance de aperfeiçoar seus conhecimentos teóricos e técnicos dentro de sua área de atuação, além de avaliar se a carreira escolhida é adequada para suas habilidades e pretensões acadêmicas e pode servir para produzir conteúdo relevante tanto em artigos científicos e revistas quanto para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
A Iniciação Científica também é fundamental para o desenvolvimento da sociedade como um todo, uma vez que ela incentiva o desenvolvimento da pesquisa no país e contribui para criar conhecimentos para uma série de setores.
Iniciação Científica remunerada e não remunerada
Existem duas modalidades de bolsas para pesquisa: remunerada e não remunerada. A quantidade de bolsas de auxílio irá depender, sobretudo, de convênios e parcerias com Fundações e Órgãos Governamentais.
Vantagens
Participar de grupos de Iniciação Científica pode ser bastante vantajoso para os graduandos, sobretudo para quem deseja seguir na carreira acadêmica. Além disso, a pesquisa também pode ser utilizada como um ótimo embasamento para o TCC, devido à proposta e aos objetivos de ambos os trabalhos serem similares.
Além disso, poderá inúmeros benefícios:
– Desenvolvimento de senso crítico;
– Maior chance de ser aprovado em pós-graduações;
– Mais chances de ser aprovado em uma entrevista de emprego;
– Possibilidade de bolsas de estudo;
– Networking com professores e pesquisadores de referência em sua área de atuação.






Como participar
Para participar da Iniciação Científica, o estudante precisa estar cursando a graduação na FPP e, então, procurar um professor que tenha uma pesquisa em sua área de interesse. O docente, que irá orientá-lo durante o programa, deve submeter um projeto de pesquisa e um plano de trabalho para o futuro participante do programa, que deverá se inscrever quando o edital for lançado.
Você pode ser contemplado com uma bolsa ou participar com um projeto de Iniciação Científica Voluntária, A Iniciação Científica Voluntária (ICV) consiste na implementação de projetos avaliados segundo os editais da Instituição mas que, por restrição de recursos, não puderam ser contemplados com as bolsas disponíveis. Neste caso, o estudante não receberá bolsa, mas sua participação será equivalente à do bolsista, em todos os seus direitos e deveres.
OBSERVAÇÃO AOS PESQUISADORES DA FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE











