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INTERNACIONALIZAÇÃO

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O Núcleo de Internacionalização foi criado em fevereiro de 2012 (Nomeação oficial junto CAPES/CNPq). O Núcleo abrange a Graduação, Pós-Graduação – Lato & Stricto Sensu  e treinamentos Técnico-Científicos.

Conceitos de Internacionalização: entende-se que o conceito de internacionalização do ensino superior deva estar integrado na cultura organizacional da universidade, reafirmando sua natureza internacional decorrente da universalidade intrínseca ao processo de geração e difusão do conhecimento. Em termos mais amplos, pode ser entendida como o processo que integra diferentes atividades tais como todas as formas de mobilidade acadêmica, técnica/profissional, colaboração em pesquisa, projetos internacionais de desenvolvimento em educação superior (graduação/pós-graduação Lato e Stricto sensu ), aspectos curriculares referentes ao escopo ou mudanças de programas e cursos gerais ou de disciplinas/atividades específicas. Para Organizações como o Complexo Pequeno Príncipe (FPP/IPPPP/HPP) – de caráter privado e filantrópico – os processos de mobilidade interinstitucionais para o exterior trazem potenciais perspectivas que vão além de mobilidade extramuros, mas também, a exemplo de outros países emergentes (China e Índia), o estabelecimento de parcerias estratégicas, a captação de recursos e a ampliação de resultados, sejam na forma de: melhoria nos indicadores de ensino-aprendizagem oficiais, número de artigos publicados em periódicos de alto impacto, assim como em registros de patentes. Instituições internacionalizadas apresentam índices de produtividade e sustentabilidade superiores as instituições não-internacionalizadas. O fluxo de transferência de tecnologias/conhecimentos deve(m) ser bi/multilateral(ais), e assim estudantes, profissionais, pesquisadores, docentes de IES estrangeiras para IES nacionais podem potencializar o aumento de resultados desejados, e assim ampliar o leque de possibilidades para captação de recursos junto aos Órgãos de Fomento Nacionais e Internacionais.

Benefícios e importância para a FPP/CPP

  • Possibilidade do estabelecimento de troca entre estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais (Ciências Biológicas, Biomédicas e da Saúde) em diferentes contextos;
  • Promovendo melhor compreensão de valores universais, novas perspectivas nas respectivas áreas de estudo e respeito à(s) diversidade(s) sócio-cultural(ais);
  • Aprimoramento de habilidades cognitivas dos alunos/docentes/pesquisadores/profissionais envolvidos em programas internacionais, tais como pensamento crítico, busca de informação, resolução de problemas, tomada de decisão e capacidade de lidar com mudanças;
  • Colaboração no ensino e pesquisa na área de Ciências da Saúde, com incorporação de uma perspectiva ou foco internacional e potencializar novas parcerias didático-científicas;
  • Possibilidade de elevação dos padrões acadêmicos e da qualidade dos programas e currículos;
  • Qualificação dos recursos humanos (docentes e funcionários – CPP) e provimento de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho por meio da formação diferenciada (Technology/Knowledge Transfer);
  • Fortalecimento e promoção da imagem institucional (inúmeros benefícios em diversos níveis);
  • Diversificação nas fontes de geração/captação de recursos;
  • Estabelecimento de parcerias estratégicas para ampliação do horizonte acadêmico/científico/profissional e produção do conhecimento e inovação tecnológica.

Missão e Visão

A formulação de uma Política e implementação de atividades de Internacionalização na/para o CPP alinha-se com os preceitos e orientações estabelecidos nas declarações relativas à missão e visão:

Missão: oferecer processos de ensino-aprendizagem de qualidade e produzir conhecimento inovador nas áreas de Ciência Biológicas, Biomédicas e da Saúde de maneira interdisciplinar, interagindo com a sociedade e suas demandas.

Visão: promover e direcionar uma nova capacitação de formação profissional, acadêmica/científica orientada(s) aos desafios da sociedade contemporânea, desenvolvendo pesquisa e produzindo conhecimento com inserção internacional.

Objetivos

Objetivo geral

  • Promover uma cultura de internacionalização entre toda a comunidade do CPP com vistas ao fortalecimento da imagem e inserção institucional no cenário mundial.

Objetivos específicos

  • Ampliação das oportunidades de mobilidade bilateral de alunos de graduação, pós-graduação e capacitação profissional garantindo a provisão de ensino/conhecimento com padrão de excelência internacional;
  • Aprimoramento das atividades de pesquisa e pós-graduação por meio do estabelecimento de parcerias e redes internacionais nas áreas de Ciências Biológicas, Biomédicas e da Saúde;
  • Consolidação de acordos de cooperação com setores da sociedade em nível internacional, colaborando com demandas sócio-econômicas e técnico-científicas e, promoção da saúde;

**Estabelecimento e/ou aprimoramento de infraestrutura para sustentabilidade do processo de internacionalização, incluindo formulação de procedimentos e fluxos operacionais para planejamento, execução, comunicação, divulgação e monitoramento destes processos.

Estratégias

  • Estabelecer mecanismos de monitoramento e prospecção de áreas, instituições e oportunidades para expansão de atividades de internacionalização;
  • Apoiar e expandir os programas de intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação, profissionais;
  • Estabelecer programas de mobilidade bilateral de alunos de graduação e pós-graduação (quando viável: de profissionais);
  • Apoiar e incentivar docentes a participar de visitas e estágios em instituições estrangeiras;
  • Incentivar a vinda de pesquisadores e docentes estrangeiros para colaboração científica (interação entre a Coordenação Institucional do PCsF/Internacionalização – IPPPP/HPP);
  • Incentivar a elaboração conjunta de pesquisa com instituições e/ou pesquisadores estrangeiros, bem como a busca por recursos de financiamento conjunto;
  • Implementar programas internacionais conjuntos de pós-graduação;
  • Maximizar o uso de tecnologias de informação e ensino a distância para desenvolvimento de cursos e outras atividades acadêmicas;
  • Aumentar o número de publicações em periódicos internacionais com relevante fator de impacto;
  • Promover participação em eventos internacionais.

Estruturação

  • Propõe-se a formalização de uma infraestrutura administrativa para coordenação e operacionalização do Processo de Internacionalização , aprimorando procedimentos já vigentes adotando novos mecanismos de gestão das atividades.
  • Responsáveis: Comissão Interna de Cooperação Internacional – FPP (CPP-CCinter) e Assessoria de Relações Institucionais (CPP-ARInt)

 

Para garantir a eficácia das diretrizes adotadas, torna-se necessário estabelecer instrumentos e procedimentos para avaliação dos efeitos das iniciativas de internacionalização na qualidade do ensino, pesquisa e serviços de extensão. Assim, recomendam-se estudos posteriores para definição de metas e indicadores de desempenho, destacando-se a seguir alguns pontos como subsídios para discussão:

  • Convênios / parcerias / intercâmbios estudantis estabelecidos;
  • Visitas e/ou estágios no exterior;
  • Visitantes acolhidos pelo CPP (FPP/IPPPP/HP
  • Alunos/Profissionais/Pesquisadores/Docentes envolvidos em programas de intercâmbio;
  • Captação de recursos para organização de eventos internacionais, intercâmbio acadêmico docente / estudantil / profissional e projetos que envolvam parcerias internacionais;
  • Bolsas de estudo para fins de intercâmbio acadêmico docente / estudantil/profissional;
  • Participações em eventos ( com ou sem apresentação de trabalhos);
  • Trabalhos publicados em veículos internacionais;
  • Projetos de pesquisa conjuntos e financiamentos recebidos em projetos conjuntos.

Atribuições

Estabelecer fluxos de comunicação contínua com docentes, funcionários e alunos, assim como com a FPP-CCInter

Proceder à identificação das oportunidades de desenvolvimento e estabelecimento de iniciativas de intercâmbio, visitas, estágios e cooperação científica

Promover ações de aprimoramento das condições de recepção e acomodação de docentes, pesquisadores e estudantes estrangeiros

Estabelecer mecanismos de coleta, sistematização e divulgação de informações sobre as atividades de internacionalização

 

Desenvolver mecanismos e indicadores para conhecimento, monitoramento e divulgação das iniciativas em andamento

Elaborar e divulgar relatórios de avaliação das iniciativas em andamento

Definição de indicadores

Coordenador

Prof. Rogério Saad Vaz

Resultados

2020

2019

Relatórios

Relatório de 2018
Relatório de 2019

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