GRADUAÇÃO
ENFERMAGEM
Sobre o Curso
O curso de Enfermagem da Faculdades Pequeno Príncipe forma o profissional generalista, proporcionando o aprimoramento técnico-científico e o desenvolvimento de competências para o cuidado solidário. Para isso, a instituição conta com professores altamente qualificados, laboratórios de última geração, aulas práticas e estágios, que garantem aos futuros enfermeiros condições de trabalho nos diferentes campos de atuação da Enfermagem: assistencial, gerencial, educacional e pesquisa.
Informações gerais
- Aulas teóricas: turmas com 40 estudantes.
- Aulas práticas em laboratório: turmas com 20 ou 10 estudantes, dependendo da especificidade dos conteúdos ministrados.
- Ensino clínico: grupos com oito estudantes, dependendo do local em que estarão desenvolvendo as atividades, sejam hospitais ou Unidades de Saúde.
- Estágio Curricular Supervisionado: individual, em diferentes contextos de atuação da Enfermagem, sob supervisão de professor especialista.
- Total de vagas: 40 por semestre.
- O curso de bacharelado em Enfermagem da Faculdades Pequeno Príncipe foi autorizado pelo Ministério da Educação através da portaria nº 3.695, publicada no Diário Oficial da União do dia 10 de dezembro de 2003, assinada pelo então Ministro da Educação, Cristovam Buarque. Conceito: 5.
Objetivos do Curso
Formar enfermeiros generalistas numa perspectiva humanista, com capacidade reflexiva, que sejam críticos e criativos, com competência para cuidar do ser humano de forma solidária.
Diferenciais do Curso
- O cuidado solidário como essência da formação do enfermeiro;
- Experiência de 100 anos do Hospital Pequeno Príncipe, que sempre valorizou o papel do enfermeiro no cuidado à criança e adolescente;
- Aulas práticas ofertadas desde o 1.º período e desenvolvidas em laboratórios específicos;
- A disciplina Projeto Solidariedade como compromisso social com a comunidade e atenção pela formação de cidadãos;
- Professores altamente qualificados;
- Dez laboratórios;
- Uso de metodologias ativas para o processo de ensino-aprendizagem;
- Disciplina Momento Integrador: articulação dos diferentes saberes e formação em pesquisa;
- Estágios curriculares desenvolvidos em ambiente hospitalar e saúde coletiva, em diversas especialidades da área.
Áreas de Atuação
- Assistencial e Gerencial: Saúde Coletiva – Unidades de Saúde, Distritos Sanitários, Serviços Especializados de Assistência à comunidade
Empresas – na assistência e/ou na gerência de serviço de saúde nas mais variadas áreas, incluindo auditoria, home care, entre outros; hospitais – incluindo diferentes especialidades como: UTI Adulto, UTI Pediátrica, UTI Neonatal, Urgência e Emergência, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, CCIH, Oncologia, Cuidados Paliativos, além de ambulatórios e unidades de internação; clínicas (tratamento de câncer, queimados, reabilitação, cirurgia plástica, transplantes, entre outros) e ONGs
Educacional: atua como docente ou gestor em instituições de ensino superior de Enfermagem ou cursos técnicos da área.
- Pesquisa: atua no desenvolvimento de projetos de pesquisa em saúde.
Para saber mais, conheça os projetos de Extensão da FPP
Contato: enfermagem@fpp.edu.br
Local
Câmpus Curitiba
Turno
Matutino
Duração
4 anos
Investimento
R$ 1.440,00* *Mensalidade para o 1° período para ingressantes 2021
Formas de Ingresso
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes do Ensino Superior (Graduação).
A partir do segundo semestre de 2015, a seleção de alunos interessados em utilizar este financiamento passou a ser realizada exclusivamente pelo Sistema de Seleção do Fies. Assim sendo, o estudante deve fazer a inscrição no site http://fies.mec.gov.br e participar do processo seletivo.
A pré-seleção do estudante assegura apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu, estando a contratação do financiamento condicionada à conclusão de sua inscrição no Sistema Informatizado do Fies – Sisfies e ao cumprimento das demais regras e procedimentos constantes da Portaria Normativa MEC nº 10, de 2010.
Clique aqui e saiba mais informações para o primeiro semestre de 2021*
*Válido para cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Psicologia
– Inscreva-se aqui para: Reaproveitamento Demais Cursos 2021/1
Portador de diploma
Forma de ingresso em que o portador de diploma de curso superior devidamente registrado pode, independentemente de processo de seleção e admissão, solicitar ingresso em curso de área afim*, sempre que houver vagas remanescentes**.
O candidato deverá protocolar a solicitação de aproveitamento de curso na secretaria da Faculdades Pequeno Príncipe nos meses de dezembro, janeiro e julho.
*Área afim: entende-se por área afim, para os cursos oferecidos pela Faculdades Pequeno Príncipe, qualquer curso da área da saúde. Candidatos que tenham feito cursos de outras áreas devem, necessariamente, participar do vestibular para entrar na instituição.
**Para o curso de Medicina, especificamente, a Faculdades Pequeno Príncipe não recebe portadores de diploma.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Fotocópia autenticada de diploma registrado de curso superior;
Histórico escolar referente ao diploma;
Conteúdo programático das disciplinas cursadas na instituição de origem.
Inscreva-se: Transferência Demais Cursos 2021/1
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
- Declaração de matrícula da instituição de origem – original
- Histórico escolar – original
- Conteúdo programático das disciplinas já cursadas – original
- Sistema de avaliação da instituição de origem – original
- Ato oficial de reconhecimento ou autorização do curso da instituição de origem – original
- Declaração de regularidade da situação do ENADE. A avaliação do pedido está vinculada à apresentação dos documentos e critérios da IES.
Para mais informações, entre em contato pelo fone (41) 3310-1500 ou e-mail secretaria@fpp.edu.br
TRANSFERÊNCIA DA FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE PARA OUTRA INSTITUIÇÃO
Acadêmicos da Faculdades Pequeno Príncipe interessados em transferência de curso para outras instituições devem procurar a secretaria para protocolar o pedido.
Carga horária total do curso: 4.000 horas
O corpo docente da Faculdades Pequeno Príncipe é formado por profissionais atualizados com o que existe de mais moderno na área da saúde e de suas competências específicas. São nomes de expressivo reconhecimento junto à comunidade acadêmica.
Coordenação: Profª. Me. Karin Rosa Persegona Ogradowski.
Notícias


Profissionais da saúde participam de capacitação da vacinação contra o COVID-19 na FPP
O auditório da FPP recebeu, hoje, 19, profissionais de enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, para capacitação da vacinação da população contra a


Residência: inscrições abertas para vagas remanescentes
Processo seletivo em Área Profissional Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente Estão abertas as inscrições para vagas remanescentes referente ao processo seletivo de


Horário de funcionamento de final de ano
A Faculdades Pequeno Príncipe informa os horários de funcionamento da instituição neste fim de ano: Recesso: de 24/12/2020 a 06/01/2021 Retorno das atividades: 07/01/2021 |


XVII Enepe: Confira como foi a premiação e conheça os trabalhos vencedores
Trabalho de alunos de Biomedicina e Farmácia sobre o “Panorama da violência obstetrícia no Brasil” é premiado como o melhor trabalho da edição. Na última
Seleção de candidatos às vagas remanescentes do curso de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde
A Comissão de Seleção do Programa de Mestrado Acadêmico torna público o edital para o processo seletivo para o preenchimento das vagas remanescentes do Mestrado


COMUNICADO FPP CORONAVÍRUS N.18 | GRADUAÇÃO | 15/12/2020
Prezados estudantes dos cursos de graduação da FPP, Esperamos encontrá-los bem. Estamos finalizando o ano de 2020, o qual exigiu grandes adaptações para viabilizar as
Confira o calendário acadêmico de 2021
Clique aqui e confira o calendário acadêmico de 2021!
Confira a programação de apresentações de TCC de Biomedicina
Começa nesta segunda-feira, 14, a banca de apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso dos acadêmicos de Biomedicina da FPP. Por conta das medidas de